2021 || TOP20 Filmes


Dá para pensar que este TOP20 quase não aconteceu? Ao fazer o rescaldo de todos os filmes assistidos este ano, o resultado final foi pouco superior a 20 filmes, o que me facilitou um pouco a ordem dos filmes mas deixou a sensação agridoce de que alguns vão estar num TOP sem, de facto, o merecerem (a certeza de que, se tivesse visto mais filmes, alguns dos que estão aqui não chegariam sequer ao TOP25). 

O cinema continua a ser uma arte que eu consumo superficialmente. Ainda não consigo tirar o mesmo prazer e inspiração que muitos entusiastas do cinema têm. E talvez não tenha de o ter, na verdade. Mas adoro a forma apaixonada com que as pessoas falam sobre cinema e corre o desejo de transportar isso para mim, de falar sobre filmes da mesma forma que falo sobre música e literatura. Isto tudo para dizer que, como sempre, peço-vos (entusiastas do cinema desse lado) que vejam este TOP20 com gentileza e que me recomendem filmes incríveis para eu começar (devagar, devagarinho) a apaixonar-me pelo cinema.



20 | UM DIA
2011
"A história é muito original: conhecemos Emma e Dexter, dois grandes amigos que orbitam num amor platónico e cuja vida vamos acompanhando durante 20 anos. O twist mais interessante é que acompanhamos a evolução da história ano a ano e sempre na mesma data: 15 de julho, a data em que se conheceram."


2010
"Como em quase todos os filmes deste estúdio, tem uma história envolvente e que fala de uma forma muito subtil, mas especial, sobre a morte e a amizade, e a importância de seguirmos em frente de cabeça erguida. É um filme incrível."


2017
"O filme procura contar a história — numa versão muito amigável e floreada — de P. T. Barnum, fundador do Barnum’s American Museum — um museu de curiosidades — e, acredita-se, do conceito de um circo. Embora não sejam temas que me atraiam, toda a narrativa do filme é muito rica e carismática, fazendo com que fiquemos presos à história e entretidos. No final, aquilo que mais gostei foi da banda sonora, com algumas músicas que já conhecia e gostava e outras que saltaram rapidamente para as playlists diárias."


2018
"A Favorita conta a história da intrigante relação entre a rainha Anne e a duquesa de Marlborough que se vê abalada com a chegada de uma nova aia que parece ganhar a preferência da rainha. Além da prestação sublime das atrizes, da fotografia e do guarda-roupa de sonho, gostei imenso de conhecer esta interpretação da história porque, de facto, estas três mulheres são figuras muito interessantes na História do Reino Unido e cada uma tem um percurso e legado individual muito rico. É curioso vê-las, assim, reunidas e interligadas, quase que oferecendo um paralelismo à sua história principal."


2019
"Sinto que estarei a remar contra a corrente nesta observação (...), mas confesso que gostei mais do filme do que do livro (rara exceção) por um conjunto de fatores, entre eles, a junção das duas histórias, o jogo de cores, música e luzes que nos ajuda a identificar temporalmente onde é que a história e os diálogos estão a decorrer (e também a observar a suave perda de inocência e o amadurecimento das irmãs) mas também pelo sentido de justiça que Greta Gerwig tentou dar à autora, que foi coagida a dar um rumo diferente do planeado à anti-heroína Jo, restando-lhe apenas a opção de matar ou casar Jo para que o livro, na altura, fosse editado."


15 | CRUELLA
2021
"Com as fórmulas de live-action antigas no caixote do lixo que merecem, Cruella é a abordagem que realmente esperávamos, contando todo o passado da vilã-génio da moda. Há sempre um certo fascínio em tentarmos compreender como é que uma personagem se torna má, e entre um enredo bem executado, um elenco de sonho, referências incríveis à Era punk de Londres e uma banda sonora inesperada (mas que encaixa na perfeição), Emma Stone vai dando vida a Cruella e nós vamos sentido a culpa a crescer dentro de nós por sentirmos alguma empatia por alguém que, nos filmes da nossa infância, queria tornar dálmatas em casacos."


2020
"Esta curta de animação para adultos é um soco no estômago. Não subestimem os 10 minutos de duração. Aborda, essencialmente o luto e o processo duro, muitas vezes cruel, que envolve a perda de uma pessoa que amamos — principalmente quando nos deixa inesperadamente e de uma forma tão desconcertante. É um tema muito sensível e melancólico, mas está representado com muito tato e é inevitável sentirmos empatia pelas personagens."


2020
"(...) 90% do filme decorre no interior de um tribunal, ou seja, num só cenário. Este tipo de dinâmica, normalmente, necessita de uma fotografia excelente e de bons diálogos, que nos distraiam do facto de que estamos a assistir a um filme com pouca mudança de ambiente. E The Trial of the Chicago 7 consegue cumpri-lo com mestria. Tem uma narrativa muito simpática de acompanhar e realmente envolve os espetadores, deixando-nos investidos na história. Tem um foco essencial no racismo e na opressão velada pelo sistema, dois aspetos retratados no filme de uma forma desconcertante e que nos deixa inconformados. Por outro lado, tem um toque de humor muito sofisticado, que traz uma frescura à história e uma nova dinâmica."


2018
"(...) conta uma história totalmente verídica e surreal: três adolescentes descobrem, de forma inesperada, que são trigémeos separados à nascença.

O que começa por ser uma história completamente atípica e curiosa de descoberta, rapidamente começa a revelar um fundo macabro e arrepiante. É uma produção fascinante e que me prendeu ao ecrã sem eu prever."


2020
"Buracos Negros: No Limite do Conhecimento, é um documentário que acompanha este processo e ainda explora o conceito tão paradoxal do buraco negro. São fenómenos que mexem com todo o conhecimento físico que temos até à data e deixa algumas perguntas sem resposta (por enquanto). Não admira o nosso fascínio por eles! De destacar, ainda, a sublime imagem gráfica que acompanha de forma dinâmica todo o documentário."


10 | DUNE
2021
"Já existem várias adaptações de Dune, a maioria, segundo a crítica, sem grande sucesso em cumprir estes dois touchpoints

Dune, na versão de 2021 (...), parece ter finalmente conseguido. Não foi uma produção ambiciosa: o filme apenas apresenta uma parte da história (...). Mas a introdução é orgânica e toda a história é, aparentemente, fiel ao livro. Este é um filme que tem como objetivo deixar que o espectador seja meramente uma testemunha e que não integre a história."


2020
"Conta a história de Bart, um jovem-adulto com Síndrome de Asperger que trabalha como rececionista num hotel. Com ele, traz um segredo: Bart filma as pessoas com o propósito de conseguir estudar os seus comportamentos — a forma como interagem com outras pessoas — e imitá-los, na esperança de se tornar mais funcional e socialmente aceite. E é através deste método questionável que testemunha um crime."


2021
"Esta é uma história contada sob três pontos de vista, e o interessante desta produção é que, ao vermos a mesma cena desenrolar três vezes, também nos apercebemos de pequenas subtilezas e mudanças na forma como as personagens interagem (e a forma como as nossas idiossincrasias e vaidades filtram aquilo que acontece na realidade). Sinto que conseguiu transmitir uma ideia muito difícil de concretizar quando se fala em assédio e violação: a ideia de que o agressor pensa não ter feito nada de errado. Observar a forma como interpreta os sinais e comportamentos é um reflexo de algo que não ficou no passado."


2021
"The French Dispatch é o retrato das peças de uma revista de nome homónimo onde, em vez de lermos cada artigo, vemo-lo contado à frente dos nossos olhos no ecrã. (...). Tudo com um dinamismo, fotografia e cor muito próprios do realizador, que sabe contar uma história cativante em que conseguimos acompanhar a narrativa e ser surpreendidos com alguns elementos fora da caixa."


06 | CHERRY
2021
"Cherry conta a história de um jovem que (...) segue a carreira militar e, depois de experiências verdadeiramente traumáticas no Iraque, regressa para uma vida praticamente destruída e à mercê da droga. Não é uma premissa original (...). No entanto, acho que é precisamente a prestação do elenco e o próprio script do filme que demonstram que às vezes não precisamos de histórias inusitadas, apenas de contá-las através de novos ângulos. Todo o filme está dividido por partes e essa estrutura, combinada com a fotografia sublime, o jogo de luzes e a quebra da terceira barreira pelo protagonista, fazem de Cherry um filme muito interessante, muito artístico, mas também muito acessível. É um soco no estômago e o final — que me surpreendeu bastante pela positiva — deixa o público confortável para retirar desta produção interpretações diferentes."


2018
"Beautiful Boy não é uma história de tristeza gratuita, mas não existem dúvidas de que é um testemunho comovente (e verídico) de um pai que observa o filho entregar-se à toxicodependência. (...) o filme faz um retrato muito fiel da angústia do pai em querer salvar o filho de um ponto de não retorno na sua adição. O que começa por ser uma ligeira preocupação (com confiança na sensatez do filho em tomar as decisões certas), rapidamente escala para um pesadelo."


04 | ATONEMENT
2007
"Atonement é uma história de inocência, culpa e redenção. Tem uma fotografia lindíssima, uma banda sonora incrível e desperta em nós muita empatia pelas personagens. Irei dar um pouco mais de detalhes sobre a história no artigo sobre o livro, mas recomendo totalmente o filme — é muito fiel ao livro."



2016
"Ethel & Ernest não é uma história de amor intensa, com reviravoltas, términos e reconciliações. Na verdade, é bastante real e monótona, mas talvez seja por isso que eu adorei tanto este filme (ao ponto de se tornar num dos meus preferidos): o filme retrata a história de amor cheia de cumplicidade, tolerância e ternura de Ethel e Ernest, tal como ela foi e tal como eu acredito que o amor deva ser."


1995
"Durante um Interrail, Jesse cruza-se com Céline no comboio e, depois de algumas horas de conversa, faz-lhe uma proposta inusitada: desembarcar do comboio na estação de Viena e passarem um dia inteiro juntos até amanhecer. Depois ela poderá continuar a sua jornada de comboio até França e ele terminará a sua num aeroporto rumo aos Estados Unidos."


2020
"The Father conta a história de Anthony (...) no seu declínio cognitivo. Entre a suspeita de Alzheimer ou uma síndrome demencial, este não será um filme de reviravoltas ou diálogos intensos. É, na verdade, um filme monótono e muito circular, que não funcionará para toda a gente, mas que não poderia ser contado de outra forma. Aliás, foi a abordagem mais fiel e interessante que já vi sobre alguém que sofre de demência — e dos familiares que acompanham esta jornada dolorosa."

Qual foi o vosso filme preferido de 2021?

1 comentário

  1. Embora tenha alguns na lista de desejos, ainda não vi nenhum dos que mencionaste.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.