2023 | TOP20 Livros


2023 foi um ano muito interessante no que toca a leituras. Pela primeira vez, não participei no Goodreads Reading Challenge e, devo dizer, foi um alívio permitir-me a ler os meus livros ao meu ritmo e vontade. Não sou uma pessoa competitiva e, por isso, a minha única meta para 2023 era ler em mais qualidade e menos quantidade

Este objetivo, reconheço, mudou a minha abordagem em relação às leituras: senti que fui muito mais exigente nos livros que escolhi, não só na minha apreciação geral após a leitura, mas também na aquisição de novos livros. Sinto que foi o ano em que li menos livros trending – e os que estão aqui e que fazem parte desta lista já os tinha adquirido noutros anos. Tinha o objetivo de chegar ao final do ano com uma média de qualidade de 4 e, dos 56 livros que li este ano, conseguimos uma média de 4 - redondo!

De 2023, destaco duas grandes ‘descobertas’: Carla Madeira – que se tornou numa das minhas autoras favoritas, e já vão perceber que sim – e memoirs. Não era um género a que tivesse ligado muito noutros anos, mas dei por mim a orbitar em torno das histórias dos outros e, estranhamente, reconfortou-me muitas vezes. 

Não tenho, ainda, review da maioria destes livros, tenho consciência. Pretendo fazê-lo, se não neste ano, ao longo do próximo, no tempo que me tem sido possível. Prometo que poderão ler uma opinião detalhada de cada um deles, eventualmente.


20 | CARRIE SOTO IS BACK
Taylor Jenkins Reid


19 | IF CATS DISAPPEARED FROM THE WORLD
Genki Kawamura


Tabitha Carvan
____________________________
"(...) rapidamente tornou-se num ângulo fresco sobre o facto de o ato de ser fã ainda estar preguiçosamente associado ao universo feminino, sem faltar um tom condescendente e jocoso, como se fosse um comportamento imaturo, superficial e sem qualquer utilidade social - afinal de contas, para quê ser fã de alguém que não nos conhece?"


Pip Williams
_________________________
" (...) relembrou-me do quanto a nossa visão do mundo, do quanto os nossos pensamentos e leituras são marcados pela forma como aprendemos o significado de cada palavra. E quando todas as palavras do universo feminino ou de minorias têm um significado filtrado, é difícil contrariar o que aprendemos – mas possível e importante. O meu único arrependimento foi não ter lido em inglês."


16 | A MEDIDA
Nikki Erlick


15 | DON'T THINK DEAR
Alice Robb


14 | BEYOND THE WAND
Tom Felton


V. E. Schwab
_________________________
"Addie ganha, assim, a imortalidade – e a liberdade que advém dela -, mas com um senão: assim que qualquer pessoa saia de perto de Addie, esquece-a por completo. Addie conforma-se com o destino do seu pacto ao longo de 300 anos até um dia, numa livraria velha em Nova Iorque, se cruzar com Henry, que não se esquece dela."

Coco Mellors
_________________________
"Não é um livro perfeito, mas fez-me compreender Nova Iorque antes de lá chegar, fez-me torcer pelas personagens e fez-me sentir. É pretensioso em algumas partes? Antes de chegar a Manhattan, diria que sim. Agora sinto que é apenas um retrato, tal como é. Entreteve-me e partiu-me o coração para o voltar a colar no final. Faço parte do grupo que gostou, embora seja uma história inteligentemente feita para não amarmos as personagens que cometeram esse erro: amar demasiado cedo."


Jennette McCurdy
_________________________
"(...) o impacto que uma mãe narcisista pode provocar na vida dos seus próprios filhos, tornando-os pouco autónomos, emocionalmente dependentes e incapazes de se defenderem contra abusos externos. É um lembrete profundamente doloroso, mas real, de que nem sempre um familiar, por mais próximo que seja, quer o nosso bem ou que lhe devemos lealdade ou compaixão."


10 | Os ANOS
Annie Ernaux


09 | MÁQUINA DE ESCREVER SENTIMENTOS
Inês Meneses


08 | O PERIGO DE ESTAR NO MEU PERFEITO JUÍZO
Rosa Montero


07 | TODOS OS AMANHÃS
Melissa da Costa


06 | PERSEPOLIS
Marjane Satrapi


05 | OUR WIVES UNDER THE SEA
Julia Armfield


Bell Hooks
_________________________
"All About Love parece-me ter alguns insights muito importantes sobre as influências externas que influenciam a nossa forma de amar, regras e pressupostos sociais que não questionamos. Achei isso mesmo muito interessante e relevante."


03 | TUDO É RIO
Carla Madeira


02 | A NATUREZA DA MORDIDA
Carla Madeira


01 | O CORAÇÃO AINDA BATE
Inês Meneses

Quais foram as vossas leituras preferidas de 2023?

2019 | 2020 | 20212022

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.