LIVROS | Um Livro Para Cada Mês


Janeiro: Gretchen Rubin decidiu criar um projeto onde cada mês tinha um desafio específico que deveria cumprir para se tornar mais feliz. Todos os meses, o desafio mudava, mas o hábito que criou dever-se-ia manter à medida que o ano decorria. Decidiu chamar este desafio de The Happiness Project, que resultou num livro fantástico. Sendo janeiro um mês de resoluções, porque não colocar a resolução de sermos mais felizes na to-do list?
 
Fevereiro: O mês do amor pede uma proposta a preceito, e Love Letters From Great Men é a escolha perfeita. Sabiam que o livro nasceu por causa de Sexo e a Cidade? Uma compilação de cartas de amor escritas por várias figuras ilustres da história, arte e cultura. E desenganem-se se acham que são só cartas apaixonadas. 

Março: Um mês florido merece uma história onde as cerejeiras fazem parte da narrativa. Sweet Bean Taste é uma história muito simples sobre rendição e aceitação. Sobre perdoarmos os nossos erros, elevarmo-nos e colocarmos o preconceito de lado. Toca num tema muito endémico – que não revelo para manter o efeito surpresa – mas, no final, é uma história curta, mas inesquecível, sobre a amizade. 

Abril: Big Magic é o livro perfeito para receber um mês onde tudo parece desabrochar – e as ideias também! Fala sobre criatividade, sobre o poder da inspiração e sobre trabalhar as nossas ideias de uma forma mais realista e menos romantizada (especialmente quando associada à tristeza). 

Maio: Os primeiros laivos do verão combinam na perfeição com a experiência de Kamin por Florença, narrada na primeira pessoa em Bella Figura. A autora larga o emprego estável e a vida cinzenta de Londres para procurar um sentido de vida nas ruas italianas, entre gelados, muita massa, alguns episódios amorosos e amigos divertidos. Uma leitura leve e envolvente, cheia de receitas que podem experimentar também! 

Junho: As descrições da Alexandra Lucas Coelho sobre o Brasil e sobre as músicas de Caetano Veloso e Maria Bethânia são tão detalhadas e vivas que nos transportam para a brisa da Bahia e para as sonoridades dos dois artistas. Cinco Voltas na Bahia e Um Beijo Para Caetano Veloso é um livro que sabe a verão e que combina com toalhas estendidas na areia. 

Julho: Quem nunca sofreu por um romance de verão? Mas Call Me By Your Name é muito mais que isso, é um livro sobre paixão visceral, tão própria da adolescência, sobre sentimentos contraditórios, questões existenciais e apenas uma certeza: queremos fundir-nos no outro. As reflexões combinadas com as descrições idílicas do Norte de Itália são a combinação perfeita para leituras em julho. Bem sei que o filme é um tremendo sucesso (merecidamente), mas deem uma oportunidade ao livro porque traz ângulos difíceis de captar no cinema.

Agosto: O mês das férias, que pede uma leitura leve e descontraída, que divida bem o protagonismo com os mergulhos na piscina e as tardes de praia. Um Dia é o romance ideal, onde acompanhamos um casal platónico sempre no mesmo dia durante 20 anos. É um romance com substância, onde mergulhamos por inteiro nas personagens, mas que não compromete dias perfeitos de verão. 

Setembro: Se este mês fosse um livro, seria O Guarda da Praia. Um livro pequeno, com uma narrativa muito simples sobre dois amigos que se conhecem no verão, partilham um quotidiano descontraído e que se despedem do verão – e de um do outro – com um mergulho ao pôr-do-Sol. Um dos meus livros preferidos. 

Outubro: O mês das bruxas merece uma leitura de thriller, e A Paciente Silenciosa é a companhia ideal para tardes cinzentas. Conta a história de um terapeuta que tem em mãos uma paciente muito peculiar: depois de assistir à morte do marido, deixa de conseguir falar, ao ponto de não ter a capacidade de contar o que aconteceu naquela noite. O plot twist é muito original! 

Novembro: Dias de chuva e mantas quentinhas gritam pel’A Sombra do Vento, um livro misterioso e envolvente que fala sobre o poder mágico dos livros e que tem um tom sombrio que liga bem com a spookiness que outubro nos deixou! 

Dezembro: Para entrar no espírito natalício, My True Love Gave to Me reúne 12 contos de Natal escritos por autores diferentes e aclamados pelo público. Entre histórias de amor, amizade, assombração e até solidão, este livro é o match ideal para leituras à beira da lareira e com um cacau quente na mão.

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.