LIVROS || Cinco Voltas na Bahia e Um Beijo para Caetano Veloso


Embora a literatura de viagem não seja a que mais me arrebata, tenho dado por mim a agarrar-me a esta tipologia de livros para me resgatar a lugares que 2020 (e 2021) não me permitiu ver com os meus olhos. Foi assim que peguei no Cinco Voltas na Bahia e um Beijo para Caetano Veloso, com uma vontade gigante de ir ao Brasil. 

Só durante a leitura é que descobri que este é o livro que fecha uma trilogia de livros de literatura histórica que Alexandra Lucas Coelho escreveu, sobre o impacto dos Descobrimentos na cultura e evolução do Brasil. Caetano Veloso — artista por quem a autora é apaixonada — respondeu-lhe que ‘Falta Bahia no seu livro’. E assim ela aceitou o desafio, escrevendo este livro (que não precisa da leitura dos outros dois para ser compreendido e devorado) num contexto mais descontraído e casual, onde parte para conhecer a Bahia, lugar de encanto e protagonismo de tantos artistas, não só de Caetano Veloso mas também de Maria Bethânia e de João Gilberto. Bahia com H

Não conhecendo a voz da autora, dei por mim a ler a narrativa pela memória da voz especial de Adriana Calcanhotto e assim ficou no resto dos capítulos, um sotaque brasileiro em prosa portuguesa que casou com arte nesta leitura. É um livro que se lê num sopro mas fica connosco durante muito tempo, que nos transporta para todos os lugares que Alexandra Lucas Coelho vai descrevendo e contextualizando historicamente e ainda as figuras que resgata e embrulha com um pouco de opinião política e social — quem diria que seria aqui que ia ler a melhor opinião sobre a revolução das estátuas? 

Cinco Voltas na Bahia e um Beijo para Caetano Veloso tem a música perfeita — e lê-se a ouvir essa música — tem cheiro de mar e toque de tecidos de algodão branco. Li no começo gelado do ano mas, enquanto o tive nas mãos, saboreei de um calor tropical que espero, um dia, voltar a sentir. Talvez não por palavras tão perfeitas como a autora soube escolher, mas através dos meus olhos. Seguramente, um dos melhores livros de 2021.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

1 comentário

  1. Dela li o «Viva México» e adorei, é sobre uma viagem de três semanas pelo país. Recomendo muito. Fiquei curiosa com este :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.