Os últimos de 2021. Para aproveitar bem, porque os próximos só chegam em fevereiro. Mas os últimos Favoritos também sinalizam algo de muito especial: o Natal — e o TOP20! — está a chegar...


Esta camisola conta uma história sobre amigas loucas, encomendas no UK e amor. Sou muito fã dos Celtics desde que o basquetebol entrou na minha vida, mas é muito difícil encontrar merch da NBA que 1) exista cá em Portugal e 2) me sirva. Entretanto, o mundo evoluiu, os tamanhos adaptaram-se e até já temos merch da NBA em Portugal... só que não dos Celtics. 
Uma das minhas amigas decidiu ir atrás e aventurar-se a encomendar esta camisola na loja NBA de UK. Foi um pesadelo que me fez sentir super culpada, mas a camisola é linda, a qualidade é sem precedentes, a bolsa com fecho na frente é perfeita e... é dos Celtics. Tenho uma amiga louca? Confirmo. Mas é muito especial! 


Este foi o casaco de novembro e a peça-chave de muitos dos meus coordenados. Quando era mais nova, usava imenso o estilo flanela e folklore. Camisas em padrão escocês, muito country, eram a minha imagem de marca. E embora já não combine comigo, há pormenores que ficaram e que eu adaptei à minha imagem de hoje. Acho que este casaco é um bom simbolismo dessa conversa entre passado-presente. Tem um material e tons muito atuais, mas o corte e o efeito em xadrez leva-me às raízes. Acho também que é uma peça fun, que no meio da austeridade do inverno e dos tons soturnos e neutros, dá um pouco de alegria e personalidade. Parece uma peça um pouco difícil de combinar mas adoro vê-la em coordenados mais simples e básicos, deixando o casaco levar todo o protagonismo. 


Também da Zara Kids, esta malha veio comigo. Tive de optar pela secção criança por causa do corte (a maior parte das malhas está com cortes no umbigo e mangas muito compridas, acho desproporcional), e este corte pareceu-me equilibrado. É uma peça que me remete para o conforto mas que tem alguma informação de moda e que deixa o look mais composto. Perfeito para os dias em que não quero pensar no que vestir. 


Estas calças têm a fórmula que eu acho perfeita: são num corte palazzo, que torna a peça mais confortável e versátil (dependendo do que combinam, rapidamente conseguem transitar de um look mais loose e descontraído para algo mais sofisticado), são cinturadas e este tom cinzento é incrível para o inverno. Nas estações mais frias, gosto de combinar com peças mais justas ao corpo (para dar um equilíbrio), como camisolas de gola alta, e no verão gosto de brincar com tops e sandálias, para compensar a quantidade de tecido da calça.

No ano passado, partilhei convosco que tinha encontrado o batom perfeito para o quotidiano — o Jelly Stylo da Kiko, no tom 508. E assim foi o meu aliado praticamente todos os dias, até a fórmula ter mudado. Tecnicamente, o batom é comercializado como sendo igual ao que havia terminado, mas o tom sofreu uma ligeira alteração e, mesmo continuando a gostar e a usar, deixou de ser o meu batom, sabem? 
Voltei a procurar um que combinasse mais com o meu tom de boca. E eis que achei, na Kiko outra vez. Faz parte da edição limitada de Natal (o que já me está a deixar ansiosa, ups!) Creamy Magic Lipstylo e é o tom 02. É o meu tom de boca perfeito, com um acabamento cremoso e que deixa os lábios com um aspeto suave, preenchido e saudável, sem efeito gloss. É o batom ideal para o quotidiano (e eu sei que estamos num momento de máscaras, mas, para mim, a vida e a beleza não se fazem só nos espaços públicos).

Num prolongamento dos desejos de aniversário, a Power Lunch Beige da Josefinas chegou este mês e não podia ter vindo em melhor hora. A minha agência entrou em regime de trabalho híbrido e a esta lancheira, com um acabamento mais aprumado e elegante, entrou imediatamente para jogo! Mas não tem servido apenas para levar o meu almoço e lanches. 
Há algum tempo que andava a tentar encontrar a melhor solução para transportar o meu material de cerâmica, e um dos fatores era a proteção térmica da pasta de modular (que seca muito depressa depois de aberta). A Power Lunch tem sido uma ótima solução, com um compartimento onde posso também guardar os meus teks e pincéis. O tom é exatamente igual ao das minhas sabrinas e, embora não seja o tempo delas neste momento, estou ansiosa por combinar estes dois acessórios num clima mais quente! 

Os únicos defeitos que consigo apontar para esta lancheira é o cheiro que traz no interior (cola ou verniz, não consigo precisar) e que é um pouco forte (precisei de fazer algumas lavagens para o neutralizar) e a resistência que a abertura da lancheira oferece (como a ligação é em pele, só com o uso e o vinco é que o fecho vai ceder).


Às vezes, cruzo-me com peças de cerâmica que me fazem desejar ter aquele jeitinho. Esta chávena é um exemplo e acho que não poderia ser mais Inês, já que a asa é... uma andorinha. É de uma marca portuguesa e feita à mão na Jo.Ana.Cerâmica. Tem sido a minha companheira das manhãs!


Este é um Favorito perfeito para o Natal — aproveitem, já que não temos Favoritos de dezembro! — e é da Companhia Portugueza do Chá: a mistura Rooibos de Natal. Acho que se tivesse de reunir todos os cheiros e sensações do Natal, estariam nesta combinação: com travo doce, laivos de canela e especiarias. Optei por trazer a mistura em conjunto com esta lata, que é maravilhosa, mas podem simplesmente comprar o pacote com a mistura. Experimentem porque é como se estivessem a saborear o Natal.


A Bruna e Sofia vieram, na minha opinião, preencher um vazio que faltava na saúde pública: falar sobre a higiene do sono sem chavões complicados e de uma forma acessível e prática para a população. Começaram pelo podcast 'O Teu Mal é Sono' e agora lançaram o Diário do Sono, um caderno com informação cientificamente relevante e interessante sobre o sono, num tom contemporâneo e com personalidade. A parte incrível é que, além de aprenderem mais sobre o sono, existe também uma área onde podem registar o vosso padrão de sono.

Já o partilhei no Instagram mas sinto que tenho de me repetir: sinto muito orgulho quando vejo projetos independentes nacionais a acontecer, mas especialmente estes que tanto lutam pelo rigor da ciência e pela acessibilidade da saúde. Não é um diário milagroso que vai curar anos de má higiene do sono ou até possíveis condições que estejam a afetar a qualidade do sono, mas é uma excelente ajuda para conseguirem compreender os vossos hábitos de sono e que ferramentas podem adotar para se aproximarem da higiene que querem atingir. É 100% português (da escrita à produção do diário em si) e integrou-se rapidamente na minha rotina todas as manhãs.


Provavelmente as capas para Kindle mais bonitas que já vi. A Klever Case é uma pequena marca de uma família com tradição na conceção de capas em pele para livros (à moda antiga, portanto). O negócio perdeu a força ao longo do tempo e da evolução das capas de livros, e esta família optou por adaptar a sua marca para algo mais contemporâneo, produzindo capas com o mesmo engenho... mas para e-readers

As capas não são em pele, mas o design é muito variado e pode, inclusive, ser personalizado (desde o nome da capa à escolha da capa do vosso livro preferido). Existem capas para vários modelos de Kindle e a maioria tem o sistema magnético que permite desligar o aparelho quando fecham a capa.

Todas as capas são feitas à mão e o único defeito que consigo apontar é a demora de entrega (obrigadinha, Brexit!). O difícil é mesmo escolher, mas eu optei por este modelo mais tradicional e simples, neste tom de azul lindíssimo. Junto com a capa, veio um pequeno cartão a indicar quem tinha feito a minha encomenda, portanto, obrigada Claire!

Glória
_________________

"Guerra Fria, ditadura, espionagem e Ultramar serão 
algumas das palavras-chave que compõem a história de 
Glória, batizada em honra ao cenário principal de toda 
a narrativa, Glória do Ribatejo, onde, no final da década 
de 60, estava instalada a RARET — RAdio RETransmissão 
— através dos americanos e que transmitia a rádio Free 
Europe, uma rádio com ideais anti-comunistas. É para 
lá que João Vidal é convidado para trabalhar, sem que 
ninguém desconfie que, na verdade, 
ele é um espião da KBG."

REVIEW COMPLETA

Desde sempre que adoro acessórios decorativos com personalidade, e se há marca que o sabe fazer, é a Nunico, uma pequena marca alemã que cria peças de argila polimerada à mão com este aspeto fluido, como se fosse um tecido. 
A única escolha controlada é o tamanho (pequena ou grande), porque tudo o resto será uma incógnita no bom sentido. Isto porque todas as taças são diferentes (seria praticamente impossível replicar o mesmo resultado final) e são feitas há mão, um toque humano que cada vez mais valorizo. É a garantia de uma peça única, muito sofisticada e artesanal, que dá alma em qualquer lugar. 
Já em território nacional, recentemente descobri que a Jo.Ana.Cerâmica também faz umas taças do género, numa matéria diferente.


Entraram na divisão e perguntaram se tinha feito bolachas de gengibre. Podia ter começado a descrever esta vela de Gingerbread da Zara Home de mil formas, mas acho que esta é a mais eficaz. E estava apagada. Se o Rooibos de Natal é uma bebida total de Natal, esta vela será o cheiro complementar. Doce, spicy e reconfortante, remete-me para o caos bom da véspera, em que o forno está a trabalhar da manhã à noite e a libertar os cheiros mais nostálgicos pela casa.

playlist
______________________________



Dei por mim a criar mil planos para não dar pela passagem do tempo de novembro. É um truque que tenho adotado para deixar de associar o mês à melancolia e, mesmo não sendo perfeito, tem resultado! 
Novembro marcou passeios em família, serões a preparar jantares na cozinha enquanto cantava Taylor Swift e estreias improváveis. 


Celebrei aniversários, matei saudades de amigos, fui ao cinema, voltei a fazer cerâmica — e a treinar a paciência e resiliência —, aventurei-me mais na condução por Lisboa, comprei presentes de Natal e tive dates comigo mesma. 


Novembro trouxe a antecipação do Natal, o desejo de iniciar os preparativos, de visita a mercados, de experimentar receitas e procurar inspirações. E assim, sem dar por nada (ocupada com tudo), novembro passou sereno, deixando-me sossegada e a idealizar os meus desejos para o final do ano.

Dezembro, sê mágico!

1 comentário

  1. Que mês de Novembro tão cheio de coisas boas e bonitas! Que Dezembro seja ainda mais feliz e especial. Beijinho

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.