2022 | TOP20 Músicas


Sou feliz com música. Não é uma conclusão bombástica – nem sequer recente -, mas momentos como este, em que reúno músicas que ouvi on repeat ou que mexeram comigo, fazem-me recordar que a música é e sempre será a arte que me move. Que, não tendo nenhuma afiliação à religião, encontro a minha fé num acorde que me faz arrepiar, ou quando centenas de pessoas que não se conhecem de lado nenhum cantam em uníssono um refrão que as marcou por razões diferentes. A música é o que me aproxima mais de qualquer espécie de crença divina. 

Como sempre, reuni com muita dificuldade este TOP20 – e ajustei até ao último minuto. Tem batotas? Tem. Mas aqui estão os lançamentos do ano mais especiais, para mim. 


20 | PRELUDE / THE SOUND OF MUSIC 
Irwin Kostal, Julie Andrews 
_________________________

Bom, comecemos com as batotas, então. Não, não descobri a banda sonora da Música no Coração este ano – tenho até um pequeno trauma dos ditados musicais que fui ‘convidada’ a fazer no conservatório com esta banda sonora -, mas quem me acompanha há mais tempo sabe que eu associo sempre as minhas viagens a uma música. Conto pelos dedos da minha mão as vezes que associei músicas a alguém, mas a viagens faço-o de coração ao largo. E a nossa viagem para a Áustria (que só vou conseguir falar sobre esta em 2023, mas está quase!) só podia ter esta – e se foram acompanhando os registos no Instagram, sabem porquê. Assisti a este filme, como sempre, no Natal e agora os cenários e as músicas têm um simbolismo ainda mais especial. 

19 | NO ESCURO 
Ana Gabriela, ANAVITÓRIA 
_________________________

Esta canção cheira a maresia, água fresca e areia quente. Num verão onde precisei de calma e gentileza, esta foi a minha companhia na maioria das viagens de carro até à praia e irei sempre recordá-la como a minha música do verão de 2022. 

18 | SOLEDAD 
Tuyo 
_________________________

Vou admitir que, ao contrário do que me é (muito) habitual, dos vários géneros que explorei em 2022, deixei a música latina um pouco para trás. Não estava no mood, sabem? Mas Soledad foi uma excelente surpresa e trouxe o calor e ritmo que tanto gosto neste género, sem me deixar overwhelmed. Foi o tom perfeito – e que também fez a banda sonora do meu verão. 

17 | I AIN'T WORRIED
One Republic
_________________________

Se eu pensava que uma música de uma sequela de um filme boomer ia colar na minha cabeça? Não, mas foi o que aconteceu. Senti tanta falta de músicas mais animadas que o assobio catchy e a letra despreocupada convenceram-me e dei por mim a trautear isto vezes sem conta!

16 | ATARAXIA
Novo Amor
_________________________

Arrisco-me a dizer que muitos vão achar esta música muito desinteressante e desprovida de substância, e a verdade é que não é mesmo uma faixa com sons muito exploratórios, mas acho que representa na perfeição a palavra que a batiza, ataraxia. Ataraxia pode traduzir-se como uma ausência de inquietude, quase como que um bem-estar proveniente da tranquilidade. Não foi, de todo, o que senti em 2022, sendo muito sincera, mas acho a música perfeitamente fiel a essa sensação. É uma harmonia estável, que nos preenche sem ser invasiva e, ainda que não tenha sigo uma representação do meu ano, foi uma representação de muitos momentos em que senti, sim, ataraxia. Momentos em que a vida não parecia real e sim um momento congelado num filme e que quero guardar para sempre.

15 | LOOM – SUNRISE SESSION II 
Ólafur Arnalds, Reykjavík Recording Orchestra 
_________________________

Seria um TOP feito por mim sem música instrumental? Claro que não. Ólafur Arnalds nunca deixa de me impressionar, embora o seu talento seja completamente indiscutível. A sua capacidade de experimentar e brincar com os sons e com as emoções que evoca faz com que cada trabalho tenha uma identidade única e memorável. E quando desse trabalho resulta uma música lindíssima onde as cordas imperam, é certo que estarei a ouvi-la em loop

14 | FREE 
Florence + The Machine 
_________________________

Sei que me vão matar com o que vou admitir, mas Florence + The Machine não costuma estar no meu circuito de música. E acho que foi por isso que esta música me impactou mais e que me deixou completamente estarrecida. A letra é sublime, o ritmo é contagiante e o riff é insidioso na nossa mente. Free faz parte daquelas músicas que coloco a tocar quando quero elevar a disposição, sabem? 

13 | DOWN 
Oh Wonder 
_________________________

Down este on repeat no primeiro trimestre do ano, mas ainda agora, quando a oiço, mexe comigo. A repetição do refrão, a mistura entre sons mais dramáticos com ritmos mais pop… Foi uma música que colou totalmente nas minhas playlists

12 | PICTURES FROM THE PAST 
Aleksey Chistilin 
_________________________

Criem uma composição onde as cordas brilham e eu vou ser a primeira fã. É um facto. Acho que músicas como a Pictures From the Past são a prova incontornável que de a música instrumental consegue colocar, sem palavras, as mais fortes imagens na nossa mente. Esta música tem ação, tem estímulo sensorial (se ouvirem com auscultadores, vão reparar que o som ‘desloca-se’ de um lado para o outro, em determinados momentos) e é totalmente irresistível. 

11 | BILLIE TOPPY 
Men I Trust 
_________________________

Vocês já sabem que as minhas playlists e as coisas que vou ouvindo são, regra geral, uma salada de géneros (e este ano não foi, de todo, exceção), mas em 2022 dei por mim a reconectar-me com géneros e estilos de música que eu ouvia muito em 2010-12. Billie Toppy, embora só tenha sido lançada este ano, seria algo que a Inês adolescente ouviria a bater palmas de entusiasmo. Este género indie, cuja densidade da música depende do baixo, foi algo que ouvi até à exaustão há muitos anos e, agora, voltei a reconectar-me com o género. Curioso. 

10 | SOFTCORE 
The Neighbourhood 
_________________________

Completamente no seguimento do que supracitei, Softcore encaixa completamente nesta componente nostálgica e nesta reconexão com um género mais soft-grunge. É a minha 2ª batota deste TOP20 porque é a música que associo à viagem de Londres. Esta música respira as luzes noturnas da cidade e sou transportada para lá de novo, cada vez que a oiço. 

09 | ANYTHING 4 U 
LANY 
_________________________

2022 foi um ano de boas descobertas musicais e uma delas foi LANY. Já conhecia e até gostava de algumas músicas, embora nunca tivesse realmente ouvido com intenção. Este ano foi a oportunidade para me redimir e tornar fã assumida. Anything 4 U é a minha 3ª batota, mas ouvi esta música tantas vezes (ao ponto de estar no meu TOP5 do Spotify Wrapped) que não a incluir seria mais desonesto do que simplesmente assumir que foi das mais ouvidas do meu ano. É uma canção absolutamente doce. 

08 | VIENNA 
Billy Joel 
_________________________

Calma, não descobri esta música agora – embora o Tiktok dê a entender que sim. É uma batota legítima. Ouvi pela primeira vez Vienna, há muitos anos, quando estava numa altura em que me sentia muito inquieta. Queria fazer muito, ter muito, atingir muitos objetivos e correr contra o tempo. E depois de partilhar esse desabafo, colocaram esta música a tocar em resposta. Desde então, Vienna tem sido a minha música-colo em tempos de inquietude. E 2022 foi o arquétipo da inquietação. Vienna foi a minha chamada à Terra nos vários momentos em que me senti esmagada pela infinitude de expectativas e planos. 

07 | AMERICAN TEENAGER 
Ethel Cain 
_________________________

Uma outra descoberta musical foi Ethel Cain. Em agosto, no Instagram, dizia-vos que a voz dela era quase como que a simbiose perfeita entre a sonoridade da Florence + The Machine e The 1975 e, para mim, simbolizou muito Berlim. Tem um movimento e uma influência dos anos 80 que combinou na perfeição com a descontração da viagem e com o clima nublado. Sinto-me lá, outra vez, quando a oiço. 

06 | DAY N’ NITE 
Coldplay 
_________________________

Coldplay será sempre a minha banda, mesmo que o último álbum tenha ido para uma direção disruptiva e eu não tenha ido atrás. Mas são momentos como este em que percebo que continuo 100% conectada com a musicalidade da banda. Este foi o meu cover preferido do ano e que poderia perfeitamente estar num Ghost Stories ou num X&Y (com um pouco mais de guitarra, talvez). Fizemos as pazes com esta música, que me transporta sempre para Zurique. 

05 | DREAMS 
Chloe Moriondo 
_________________________

Tenho de vos confessar que os primeiros meses de 2022 foram bem difíceis a nível musical. Sentia-me conectada com poucas músicas e parecia que tudo soava ao mesmo (até quando tentava ser mais exploratória). Depois ouvi Dreams (sim, mais uma batota) e foi quase como que uma boia salva vidas à descoberta musical. Sabem aquelas músicas em que parece que vos colocaram um filtro à frente dos olhos e o céu passa a estar azul, as flores bonitas e as pessoas têm quase que uns corações à volta? Eu sinto que Dreams dá esse efeito e deixa qualquer pessoa mais bem-disposta. 

04 | SATELLITE 
Harry Styles 
_________________________

Harry Styles marcou, sem dúvida, 2022 – pelo menos, para mim. O concerto dele é um dos dias em que tenho vívida memória e certeza de estar muito feliz (principalmente num ano difícil), mas tenho de admitir que Harry’s House não foi um álbum que me conquistou à primeira e que tive de ouvir várias vezes até fazer click com ele. Mas Satellite foi inquestionável, desde o primeiro play. Acho que é impossível não ter uma descarga de adrenalina com o refrão e foi, inclusive, um dos meus momentos preferidos do concerto (ele não falha uma batida!). 

03 | SILK CHIFFON 
MUNA, Phoebe Bridgers 
_________________________

Silk Chiffon está, definitivamente, na categoria que vos falei que mete um filtro cor-de-rosa à vossa frente. Com um refrão que diz ‘Life’s so fun, life’s so fun’, é impossível não esboçar um sorriso e pensar em coisas melhores e no lado realmente divertido e despreocupado da vida. 

02 | HAPPINESS 
The 1975 
_________________________

Being Funny in a Foreign Language foi um dos meus álbuns preferidos de 2022 e Happiness foi a música que ouvi on repeat desde o seu lançamento. Faz parte desta tão estimada seleção de músicas que nos deixam automaticamente mais bem-dispostos. E é um registo tão diferente do 1º lugar que me arrisco a dizer que ambas estão no topo, mas com propósitos diferentes. 

01 | YOU’RE ON YOUR OWN, KID 
Taylor Swift 
_________________________

Ela, claro. O que há para ser dito que ainda não tenha sido? Ouvi o lançamento pela primeira vez logo de manhã, enquanto preparava o meu chá e todas as faixas convenciam-me, mas quando You’re On Your Own, Kid tocou, mexeu em qualquer coisa cá dentro. 

Gosto muito que, ao contrário das restantes músicas deste álbum – em que o conceito é muito direto e a maioria das interpretações são consensuais – You’re On Your Own, Kid tenha uma interpretação menos linear e mais pessoal. Cada pessoa irá ouvir e interpretar à sua maneira e à luz do contexto que está a viver. Há quem ache que é uma canção sobre solidão, outros sobre independência e confiança em nós próprios. Eu interpreto como uma música sobre autonomia. 

Ao longo da vida, vamos construindo, fortalecendo e perdendo muitas relações com outras pessoas (e até lugares). De amizade, trabalho, amor, família. E às vezes, esquecemos que também temos uma relação connosco próprios, a qual somos inteiramente responsáveis. É de nós que depende que a nossa relação seja saudável, qualitativa, tóxica, crítica, solitária ou preenchida. Somos autónomos. E isso pode ser muito assustador – não dá para metermos responsabilidade nos outros pela forma como tratamos a nossa mente, corpo, sonhos e objetivos. Temos de ser nós a decidir, escolher e nutrir. Mas também é muito especial. É uma relação que vai realmente durar para sempre, a única da qual podemos ter essa certeza. E ter autonomia é um grande sinal de esperança, confiança e crescimento. 

Então, é assim que a interpreto. Estamos todos sozinhos, mesmo não sendo sós. Mas esta relação connosco próprios depende de nós para crescer e ser feliz.

Como sempre, podem ouvir este TOP20 na minha playlist


Agora é a vossa vez: quais foram as vossas músicas de 2022? 
Partilhem comigo para eu conhecer mais coisas novas!

2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021

3 comentários

  1. Não costumo fazer retrospectivas musicais....mas este ano ficou marcado como a confirmação de que a minha alma alimenta-se, essencialmente, de música africana. Esta nova geração de músicos africanos têm -me feito as delícias, uma vez que durante muito tempo, tive dificuldade em encontrar músicas específicas, dentro do que gosto de ouvir neste género! Sou mais de ritmo do que letras, portanto esta é a minha fase hahah
    Além disto, a minha maior descoberta foram os Jungle!!! Sobretudo com a "for ever". Franc Moody, com o "dream in colour" foi também outra surpresa! 🫶✨

    Beijo grande,
    Lyne, Imperium Blog

    ResponderEliminar
  2. Conheço algumas destas músicas, outras nem por isso. Obrigada por esta partilha. 😌

    ResponderEliminar
  3. Funny story: uma das músicas mais ouvidas do meu ano foi a "sharing you", um bocadinho por tua culpa! Tal como tu, já conhecia LANY, mas nunca tinha prestado atenção e depois de uma partilha tua ouvi esta música e representava tão bem o que estava a acontecer na minha vida que o resultado foi ser uma das mais ouvidas do ano.


    A Sofia World

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.