2021 | TOP20 Músicas


A música primeiro, sempre. Para dar tom ao resto da série TOP20 de 2021, onde destaco os meus preferidões da música, literatura, cinema e tanto mais!
 
Este ano, o meu Spotify Wrapped disse que o meu mood foi wistful: uma espécie de melancolia introspetiva sobre o impossível ou o passado. E embora o meu gosto musical seja (como já bem sabem), uma salada, este resumo anual e as minhas escolhas para o TOP20 acabaram por refletir um padrão, algo que nunca tinha acontecido.
 
A música reflete muito a forma como os anos passam por mim. É a minha arte preferida e a que mais consumo, horas e horas por dia. E acho que está a refletir um pouco a forma como observo o que se passa ultimamente, mesmo que de forma discreta: introspetiva, às vezes melancólica por um passado menos caótico.
 
Mas arrebitemos. Há batotas? Claro que há, seria um TOP20 músicas sem batota? Vamos a isto!

20 | THERE WILL BE HOPE
Hania Rani & Dobrawa Czocher
Esta música é a prova de que a letra, por vezes, não é de todo necessária, e que é possível comunicar muita coisa sem voz. Esta é uma história de caos, muito ritmo, muitos graves, mas há um toque de esperança no arranjo, um rasgo de luz e de escapismo que me faz pensar em descampados e em fugas. Quando as cordas se juntam, obras bonitas acontecem.

19 | COLORATURA
Coldplay
Nunca é fácil tecer críticas negativas sobre qualquer artista, mas custa muito mais quando são dirigidas aos nossos preferidos. E custou-me muito terminar o novo álbum dos Coldplay profundamente desiludida, especialmente um projeto que tinha como temática o universo e espaço (tinha tudo para eu gostar). Deste lançamento, poucas ficam na minha mente e coração, mas Coloratura é, sem dúvida, uma delas. Num registo diferente do caminho que o grupo tem escolhido, mas com um arranjo incrível e original. Foi a minha parceira de muitas viagens.

18 | ANDORINHAS
Ana Moura
Sinto que Andorinhas foi lançada na altura certa. Uma fase em que estávamos a dar os primeiros passos de relativa normalidade e a sonhar com o verão. Andorinhas fala precisamente sobre isso, sobre ir, sobre voar, sobre não ter medo de olhar em frente. É uma música tão especial, tão portuguesa em tantas subtilezas, que esteve on repeat durante muitas semanas.

17 | LOSE YOUR HEAD
London Grammar
Este grupo é a prova de que é totalmente possível reinventarmo-nos criativamente sem perdermos o nosso core. E do novo álbum várias músicas poderiam figurar neste TOP20, mas escolhi Lose Your Head para representar um projeto tão bem conseguido. Continuo a defender que a Hannah Reid tem uma das vozes mais extraordinárias e subvalorizadas da atualidade.

16 | OVERFLOW
Celine Cairo
Celine Cairo foi a minha descoberta de 2021. A voz singular e os ritmos mais maduros deixaram-me rendida, e entre tantas preferidas, Overflow destacou-se de alguma forma. Sinto que é uma artista que ainda está escondida e à espera do primeiro estrelato, mas deste lado já tem uma fã assumida. Se ainda não a conhecem, explorem os lançamentos mais recentes!

15 | AMOEBA
Clairo
Acho que sobrevivi com sucesso à onda de músicas virais do TikTok, mas uma ficou no ouvido. Ouvi Amoeba no carro, no trabalho, a fazer as tarefas simples do quotidiano… É uma música low-profile mas tem um ritmo alegre e jovial, que eleva o espírito e faz-me pensar em dias simples e despreocupados.

14 | NINE STORIES
Hazel English
Hazel English transporta-me sempre para lugares felizes, com arranjos viciantes, letras catchy e uma voz muito única (e que eu acredito que não é consensual). Nine Stories chegou já na reta final do ano mas arrebatou-me e integrou a banda sonora do meu dia-a-dia. Combina uma sonoridade fresca e muito original com certos elementos que evocam nostalgia. Hazel English faz-nos escutar uma música nova e sentir que ela pertence à nossa vida desde sempre.

13 | TRESURE
Sampha
Vamos à primeira batota? Tresure não foi lançada em 2021 — aliás, é de 2018 — mas fez parte do meu ano desde que a ouvi pela primeira vez. É, sem dúvida, uma música melancólica, mas o arranjo é original e até um pouco inesperado (não encaixa no género de músicas tristes tradicionais). Escutei-a tantas, mas tantas vezes que não estaria a ser justa se não a incluísse neste TOP20 (e algo me diz que ela vai continuar a estar no topo no Spotify Wrapped do próximo ano).

12 | WALK ABOVE THE CITY
The Paper Kites ft. MARO
 
Não consigo imaginar uma parceria mais incrível. The Paper Kites com MARO era o que precisávamos e não sabíamos. Vozes suaves, guitarras no holofote, uma letra sincera e um refrão que me deixa sempre arrepiada pela simplicidade e encanto.

11 | SPIRAL (WHEN WE ARE BORN)
Ólafur Arnalds
Já não ouvia há algum tempo um instrumental que me deixasse totalmente arrepiada desde o primeiro momento. É uma composição de cordas tão aveludada, tão encorpada, que sentimos que nos preenche ao ouvir, que é visceral. Sou suspeita porque tenho um amor incondicional por cordas, mas acho esta música muito especial.

10 | RE: STACKS - SPOTIFY SINGLES
Noah Cyrus
Deixem-me dizer-vos que é preciso ter guts para fazer um cover de Bon Iver. E Noah Cyrus fê-lo, na minha opinião, com mestria. Com sons naturais de chuva e lenha a arder no fundo, este cover fez parte do final do meu verão e de todo o outono, transportando-me para tons quentes, dias nublados e passeios em terra batida. Tem uma sonoridade quase angelical e foge totalmente ao registo original. Achei muito criativo!

09 | AMOR AO LONGE
Marito Marques, MARO & Salvador Sobral
Que música especial…! Pensem numa letra pura, numa melodia doce e numa combinação de vozes delicada: Amor ao Longe ficou no meu coração pela suavidade e pela magia de conseguir transmitir tão bem o quanto a distância não é nada quando se gosta.

08 | FUTILE DEVICES
Sufjan Stevens
A segunda batota. Não sei o que aconteceu porque já conhecia esta música, mas este ano despertou um encanto especial comigo. Foi a melodia do meu verão, o que me surpreendeu, já que é uma época em que adoro ritmos mais mexidos e efémeros. Mas a melodia melancólica e a letra apaixonada fizeram-me companhia nos passeios a beira-mar, nas viagens de carro ao pôr-do-Sol e nos momentos descalça na relva.

07 | SEVENTEEN AGAIN
Charli Adams ft. Novo Amor
A banda sonora que tocou infinitas vezes no meu carro. Janelas abertas, mão a ondular no horizonte e o refrão cantado com convicção. O ritmo é lento, mas sinto que foi tudo o que precisei nesta primavera.

06 | AMARELO, AZUL E BRANCO
Anavitória
Emocionei-me desde o primeiro momento em que ouvi esta música, mas são os versos narrados por Rita Lee que me comoveram de verdade. É uma música que homenageia as raízes das cantoras, as suas origens e o seu passado. E os versos que contaram com a participação de Rita Lee são precisamente isso: uma mensagem de compreensão e perdão pelo passado, pelas coisas que aconteceram e que fazem de nós aquilo que somos, com aprendizagens e cicatrizes, sem que para isso tenhamos de ser escravas do que já fomos. Acho tão bonito e libertador que dei por mim a escrever este verso no meu journal.

05 | AFTERGLOW
Ed Sheeran
Terceira batota deste TOP20. Mas não tinha como não a incluir, já que simbolizou algo de tão especial que tem feito parte da minha vida ultimamente: a cerâmica. Tocou na minha primeira aula e ficou na memória desde então. É uma melodia simples, doce e tranquila que combina perfeitamente com os momentos em que estive de mãos no barro a criar. Nunca a irei recordar de outra forma.

04 | SE FORES À QUINTA NOVA
Marito Marques, MARO, Os Vocalistas & Trigacheiro
Não estarei a exagerar quando digo que esta música salvou o confinamento do início do ano. Foi um período onde me senti muito em baixo por estarmos de novo numa situação tão delicada e condicionada, e os primeiros raios de Sol que chamavam pela primavera foram acompanhados por esta música tão especial. Sempre que a oiço, recordo-me dos passeios pelo campo com a Belka, das bochechas rosadas ao Sol e da sensação de esperança que me preenchia sempre que a ouvia.

03 | ALL TOO WELL (10 MIN. VERSION)
Taylor Swift
Fãs da Taylor Swift, não percam já a cabeça por ela estar no 3º lugar. All Too Well sempre foi a minha música preferida da artista, e ter a oportunidade de ouvir esta versão alargada foi de perder a cabeça. Já tanto foi dito que sinto que estou só a ser eco! Cada vez que a oiço, sou transportada de novo para 2012, ano em que foi inicialmente lançada. Recordo tudo com nostalgia.

02 | VOYAGER
Ethan Hibbs
Acho que nunca tive tantos instrumentais num TOP20, mas o segundo lugar vai merecidíssimo para este solo de guitarra que até hoje me encanta. É inspirada nas missões espaciais e sinto que é mesmo isso: de outro mundo. Admito que às vezes desvalorizo um pouco a guitarra (sempre o fiz, mesmo quando andava no Conservatório. Achava mainstream), mas depois sou apanhada de surpresa com melodias como esta e dou total reconhecimento!

01 | CHAMPAGNE PROBLEMS
Taylor Swift
Sim, o primeiro lugar é uma batota. Mas pensemos: foi lançada em novembro do ano passado e, em janeiro, eu já sabia que ia ser a canção mais ouvida do meu ano. Ouvi-a mais de uma centena de vezes. Poderia estar neste 1º lugar outra canção? Impossível (injusto, pelo menos). Não vos sei explicar o fascínio que tenho por esta música, mas sinto que ela é absolutamente perfeita: o arranjo no piano, a história, a bridge, a voz da Taylor… Curiosamente, recorda-me sempre a cena da discussão entre a Jo e o Laurie, em Little Women, quando ele pede a Jo em casamento!

As always, deixo abaixo a playlist para que possam escutar todas estas músicas!


Agora é a vossa vez: quais foram as vossas músicas de 2021? 
Partilhem comigo para eu conhecer mais coisas novas!

1 comentário

  1. De acordo com o Spotify, a música que mais ouvi em 2021 foi "Love is On My Side", dos The Black Mamba. Ouvi-a muitas vezes. Mas isto foi na era pré-"Red (Taylor's Version)", nomeadamente pré-vesão alargada da "All Too Well"! 😂 Essa é, sim, a minha música favorita de 2021 e uma das tuas também.
    Um beijinho. 😘

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.