2022 | Retrospetiva


Acho que o meu círculo pessoal e até mesmo quem me acompanha há bastante tempo já percebeu que não tenho praticamente nenhuma ligação com espiritualidade e outros espectros como intuições ou manifestações. Mas confesso que assisti aos fogos de artifício de 2022 com a sensação de que seria um ano forte. E foi. 

2022 foi como uma daquelas montanhas-russas em que te sentes do topo do mundo ao subir e quase que saboreias a pulsação ao descer. Os momentos bons foram muito bons – mesmo! – mas os momentos maus foram igualmente penosos. Gosto sempre de começar pelos maus para que possamos tirá-los do cenário o mais rapidamente possível. 

Este foi um ano que colocou a minha paciência e resiliência à prova, mas, acima de tudo, a minha capacidade para manter-me funcional nas alturas certas, mesmo em torno do caos. Em 2022, fiquei de coração partido, processei com mais calma a fragilidade de saúde de alguns familiares e passei por uma recuperação pós-COVID muito dura e que arrasou completamente com a minha rotina e energia. Tudo isto a par de alguns objetivos ou planos que tinha idealizado para esta fase e que tiveram de ficar em stand-by fizeram com que, num primeiro olhar, sentisse que uma grande fatia do ano fosse uma coleção de fracassos, mas não há vida sem planos cancelados, adiados ou adaptados. É esse o preço de se viver com intensidade, mas, mais importante, de se viver com movimento. 

Não existem montanhas-russas emocionantes que andem em contínuo, e embora a meta de uma vida seja sentir estabilidade e segurança, existem anos em que temos mesmo de nos enfiar na carruagem, puxar o suporte de segurança e cerrar os dentes porque é nessa viagem que nos propomos a encontrar a dinâmica necessária para estabilizarmos a seguir. Não há pontos altos emocionantes que não tenham vindo do balanço de um conjunto de calhas fundas. 

Por isso, os meus momentos no topo de braços no ar e a rir foram tão intensos quanto inesquecíveis; voltei a viajar – uma das coisas que mais me deixa feliz e realizada – e tive a oportunidade de conhecer lugares incríveis e de criar memórias especiais com as minhas pessoas preferidas enquanto gaguejava alemão ou regressava à minha cidade-casa, onde posso pedir chá e sei que vem com leite, sempre.

Em 2022, promovi muito o meu autocuidado numa série de esferas importantes que incluíram a recreatividade, imposição de limites e simplesmente conhecer-me melhor e estar mais segura de quem sou e do que quero.

Sinto também que foi um ano em que cimentei muito a minha conexão com a comunidade que me acompanha, com vocês, que me leem quase diariamente e interagem sempre com muita generosidade e carinho. Entre ideias novas, pequenas interações diárias e até mesmo depois do meu pequeno hiato no blog, senti que tenho cada vez mais uma comunidade mais sólida e que se sente bem através dos meus conteúdos. É uma responsabilidade e um privilégio que nunca irei tomar por garantido e que protejo com muito cuidado e empenho. 

Ao fazer o balanço, apercebo-me de que foi um ano em que me afirmei profissionalmente, trabalhei muito, colhi frutos desse empenho e permiti-me a saborear as pequenas vitórias. Foi um ano de experiências, de primeiras vezes, de oportunidades especiais. 

Entre o fazer e desfazer da mala rosa, um clube do livro a fervilhar, pequenos caprichos satisfeitos, concertos apreciados com entusiasmo e refrões cantados a plenos pulmões, passeios revigorantes, amigos especiais e desafios divertidos, sei que termino esta viagem na montanha-russa com o coração disparado, os cabelos em pé e uma expressão no rosto indecisa entre o terror ou a gargalhada. E talvez a minha maior dúvida, neste momento, seja o que responder ao funcionário que me pergunta ‘quer andar outra vez?’

2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021

4 comentários

  1. Claro que é para andar outra vez. 😌
    Um Bom Ano, querida Inês. 🤍✨

    ResponderEliminar
  2. O final deste post é uma chave de ouro daquelas. É sempre delicioso ler-te :) feliz 2023, Inês!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.