PASSAPORTE | Altes Museum


Embora esteja edificado em Berlim, o Altes Museum – tradução livre para Museu Antigo – é o museu com o maior acervo de arte da Grécia e Roma Antiga do mundo. Tem quase 200 anos de existência e a coleção de esculturas e artefactos que foi acumulando ao longo do tempo tornou-o num dos museus mais importantes do mundo para mergulhar na Antiga Grécia e na Arte Romana. 

O Altes Museum está localizado na Museumsinsel que, traduzido, significa Ilha dos Museus. Já tinha referido nas dicas e factos sobre Berlim que a cidade está repleta de centenas de museus e canais, sendo que os principais museus estão todos concentrados no mesmo lugar e cercados por canais, ligados por pontes, formando, precisamente, uma ilha de museus. Pela sua característica austera e colunas gregas, o Altes Museum é muito fácil de identificar. 

A arquitetura austera é transversal em Berlim, assim como o tamanho magnânimo não só dos edifícios, mas também dos salões e câmaras. Com o Altes Museum não é exceção; de linhas retas, grandioso e sombrio por fora, o interior reserva-nos um átrio gigantesco, com uma cúpula escondida da fachada e rodeada de estátuas - inspirada no Panteão, em Roma. É impossível não visitar os museus de Berlim sem olhar para cima e ficar de queixo caído.

A certa altura, o acervo tornou-se tão grande que teve de ser dividido entre três edifícios – Altes Museum, Museu Pergamon e Neues Museum (não visitámos os dois últimos, por gestão de tempo, mas quero muito colmatar esta falta, num regresso). 

Este foi também um dos museus que mais sofreu, durante a II Guerra Mundial. Foi praticamente destruído por bombardeamentos e incêndios e, mesmo tendo o acervo sido transferido para outros locais seguros, muitos artefactos foram destruídos permanentemente.

No Altes Museum, podemos mergulhar no universo da Antiga Grécia e Roma, e embora não seja um espólio tão polido e elegante quanto noutros museus – como o Louvre ou o British Museum – é notável que sejam relíquias originais e tão antigas, preservadas o mais possível da mesma forma que foram encontradas. 

Numa tarde de chuva – que, de resto, foi a assinatura da viagem – foi o refúgio perfeito.

1 comentário

  1. Fiquei curiosa de visitar. Obrigada pela partilha de mais um local maravilhoso. 🤍

    Segue-me:
    Blog | Instagram

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.