quarta-feira, 20 de julho de 2022

PASSAPORTE | Dicas e Factos Sobre Berlim I


Museus | Berlim é, sem dúvida, um destino rico em cultura para todos os gostos! A oferta é de tal forma extensa que se estima que existam cerca de 180 museus para visitar, desde arte, à história. Difícil será decidir quais visitar! 


Photoautomat | Berlim é conhecida como a ‘capital do photoautomat’, já que existem dezenas de photobooths espalhados pela cidade – e (quase) todos eles funcionam! Existe, inclusivamente, um site com a lista de todos os photoautomat disponíveis e as respetivas moradas. Se gostam deste tipo de fotografia, não podem perder a oportunidade (é, na minha opinião, um dos souvenirs mais giros)! 

Berlim Oriental e Berlim Ocidental | Não é possível visitar Berlim e observar o seu património sem também ver, espelhado, a história que a dividiu. Durante a Guerra Fria, a Alemanha foi dividida em dois estados: República Democrática Alemã, que ocupou o território da Alemanha Oriental e pertencia ao setor soviético, e a República Federal Alemã que, por sua vez, ocupou o território da Alemanha Ocidental e pertencia à aliança dos Estados Unidos, França e Reino Unido. O Muro de Berlim acabou por ser edificado para marcar esta separação de territórios e as diferenças eram visíveis e discrepantes. Em Berlim, esse passado torna-se visível através do que resta da arquitetura, mas também da organização social. Ainda hoje, a Berlim Oriental é mais conhecida por abrigar classes baixas e com menos poder socioeconómico. 


Planear | Não tive falta de aviso, mas uma das coisas que mais me surpreendeu em Berlim foi a sua dimensão: Berlim é uma cidade enorme, 9 vezes maior que Paris e quase do mesmo tamanho que Londres. É fundamental planear a viagem por zonas para garantir que não perdem muito tempo entre deslocações – e o recurso a transportes ou bicicletas será fundamental, uma vez que, mesmo plana, seriam muitos km a pé para percorrer entre pontos turísticos. 

Canais | Embora Veneza e Amsterdão tenham a fama e o proveito pela sua extensão de canais, Berlim tem mais de 180km compostos por canais de água (mais do que as duas cidades acima combinadas). 


Party... hard | Se gostam de uma boa vida noturna, Berlim é o destino ideal e com muita cultura noturna, desde a maior discoteca da Europa, às raves de 72 horas. Claro que, com ritmos e festas aceleradas, existe também o reverso da moeda: o consumo de droga é bastante elevado – quase glorificado – e, se do lado inócuo, é apenas mais uma forma recreativa de festejar e de cometer alguns excessos colaterais, por outro, não foram poucas as vezes em que nos cruzámos com vítimas de toxicodependência em situações de risco para si próprios e para os outros. Não é um lado particularmente bonito de uma cidade que é incrivelmente desinibida (com tudo de bom e de mau que isso acarreta).

E assim apertamos os cintos para mais uma descolagem. O destino? Berlim. Vamos lá conhecer esta cidade cheia de carisma!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)