sexta-feira, 2 de setembro de 2022

PASSAPORTE | Bode Museum


Bode Museum – muito sugestivo na língua portuguesa, eu sei, mas é em homenagem ao seu fundador, Wilhelm von Bode – reserva-nos uma gigantesca coleção de arte sacra e bizantina. 

Tenho de admitir que fiquei muito dividida na minha opinião sobre este museu; embora arte sacra não seja, de todo, a minha favorita – e, por isso, tenha sentido que não aproveitei nem me senti satisfeita com o acervo como seria expectável -, o Bode Museum foi o museu que achei mais bonito em Berlim. 



A começar, previsivelmente, pelo átrio neo-barroco – Berlim e os átrios são algo que qualquer amante de arquitetura irá perder-se de amores. Para as minhas preferências e gostos, só o átrio já fez a minha visita valer a pena, com uma estátua magnânima de Friedrich Wilhelm von Brandenburg a cavalo. 


Mas este é só o começo de uma série de espaços, escadarias e salões de fazer os olhos brilhar, incluindo as escadarias de acesso ao primeiro piso e a pequena sala de espelhos. 



Uma conclusão justa será que, se forem amantes de arte sacra medieval e de coleções de arte Bizantina, o Bode Museum é um ponto a não perder. Se tiverem algum tempo extra ou forem grandes amantes de arquitetura, a visita também vale muito a pena.

2 comentários:

  1. Maravilhoso. Por acaso Berlim nunca esteve na minha lista de sítios a visitar na Europa, embora haja muitas cidades Alemãs onde gostava de ir.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)