Bode Museum – muito sugestivo na língua portuguesa, eu sei, mas é em homenagem ao seu fundador, Wilhelm von Bode – reserva-nos uma gigantesca coleção de arte sacra e bizantina.
Tenho de admitir que fiquei muito dividida na minha opinião sobre este museu; embora arte sacra não seja, de todo, a minha favorita – e, por isso, tenha sentido que não aproveitei nem me senti satisfeita com o acervo como seria expectável -, o Bode Museum foi o museu que achei mais bonito em Berlim.
A começar, previsivelmente, pelo átrio neo-barroco – Berlim e os átrios são algo que qualquer amante de arquitetura irá perder-se de amores. Para as minhas preferências e gostos, só o átrio já fez a minha visita valer a pena, com uma estátua magnânima de Friedrich Wilhelm von Brandenburg a cavalo.
Mas este é só o começo de uma série de espaços, escadarias e salões de fazer os olhos brilhar, incluindo as escadarias de acesso ao primeiro piso e a pequena sala de espelhos.
Uma conclusão justa será que, se forem amantes de arte sacra medieval e de coleções de arte Bizantina, o Bode Museum é um ponto a não perder. Se tiverem algum tempo extra ou forem grandes amantes de arquitetura, a visita também vale muito a pena.
Maravilhoso. Por acaso Berlim nunca esteve na minha lista de sítios a visitar na Europa, embora haja muitas cidades Alemãs onde gostava de ir.
ResponderEliminarBeijinhos
Coisas de Feltro
Que fotos magníficas!
ResponderEliminar