ISTO É TÃO INÊS | Auto-cuidado em 8 detalhes


Cobertor pesado
É cor de rosa, tamanho individual – perfeito se dormem com alguém que não é fã destes cobertores – e pesa 6kg. Cientificamente, não existe ainda grande evidência que diminua a insónia ou ansiedade, mas tem ótimos efeitos e eu comprovo-o: a sensação do peso e da tensão por cima de mim traz alguma similaridade com os abraços e ajuda-me a não me sentir tão vulnerável durante a noite, quando estou a dormir. 

Despertador com som de chuva
Há muito tempo que descartei os alarmes horríveis do telemóvel e coloquei como despertador o som de uma tempestade de chuva. Eu oiço sempre os meus despertadores, portanto, não existia hipótese de ignorar ou não escutar, mas tenho um segundo alarme ‘normal’ caso não desperte com o som da chuva (nunca cheguei a precisar dele). Para mim, é um som reconfortante e acordar com algo que me traga conforto e não ansiedade é perfeito para dar um tom tranquilo ao dia. O toque está em crescendo e traz-me mesmo paz, sem sons agudos ou ritmos alucinantes. 

Quando Nada Acontece
Já referi tantas vezes este livro no Bobby Pins – inclusive, aqui – que não me vou alongar muito. É um livro de contos para dormir, mas para adultos (e acreditem que, embora o imaginário seja seguro, confortável e simples, não é, de todo, infantil). 

Modo 'não-incomodar'
Uma funcionalidade do telemóvel que demorei para ativar mas que, depois de personalizar as configurações, já não vivo sem ela. O modo ‘não-incomodar’ é automaticamente ativado todos os dias úteis, na hora em que quero deitar-me. Desativa o wifi e notificações. Nas minhas preferências, chamadas e mensagens de contactos que eu selecionei passam sempre, na eventualidade de uma emergência. Tudo o resto, surge no meu ecrã só na manhã seguinte (num horário também definido por mim). 

Finch
A app mais adorável do universo? Provavelmente! Num primeiro olhar, é apetecível dizer que é uma aplicação infantil: trata-se de um pinguim tipo tamagochi, que temos de cuidar através de atividades que vamos completando. A parte incrível é que essas atividades são de self-care, são personalizáveis e não necessitam que as completemos na própria app. Uma das partes que mais gostos são as propostas para journaling: tem imensas, perfeito para quando a inspiração falta. Costumo escrever no meu bloco de notas e, quando a completo, faço check na app e ‘cuido’ do meu pinguim. Acho uma atividade gira se têm curiosidade com o journaling, mas não sabem por onde começar. 

Stardew Valley
Um jogo de conforto que já tinha partilhado por aqui, portanto, não me irei alongar muito, mas é relaxante porque tem um mapa para explorarmos, um jardim e uma quinta para cuidar e missões que não têm deadline – podem fazer quando vos apetecer! 

Puzzles
Para mim, os puzzles foram uma redescoberta e uma forma de me poder concentrar e controlar a ansiedade. Permitem-me fazê-lo enquanto oiço música ou podcasts, portanto, sinto-me tranquila e entretida quando os faço e bloqueio loops enquanto me permito descansar e entreter. 

Spa sunday
Um nome caprichado apenas para assinalar algo que tenho feito todos os domingos como forma de reset da semana: um duche mais demorado (perdoa-me, planeta, costumo compensar com uma rotina mais rápida durante a semana!) onde cuido da pele e do cabelo ao som da minha música preferida, seguida de skincare (tenho explorado o mundo das máscaras e vou experimentando uma diferente por semana). Faço tudo sem pressa e presto muita atenção às sensações (toque, o aroma dos produtos, a sensação que fica depois de aplicar)… Ajuda-me a ter a mente presente.

Quais são os vossos aliados de auto-cuidado?

2 comentários

  1. Que engraçado olhar para o autocuidado assim.... Nesse mesmo registo, posso enunciar os meus como sendo treinar, sudoku, a minha nova rotina de higiene dentária, cozinhar (sobretudo os pequenos almoços elaborados), ouvir podcasts deitada (raramente acontece, faço -me acompanhar sempre de outra atividade)....cuidar das minhas plantas 🥺
    Tantas coisinhas heheh

    Beijocas,
    Lyne, Imperium BlogCongresso Botânico - PodcastLivro DQNT

    ResponderEliminar
  2. Devia de adotar alguns destes teus conselhos...

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.