PASSAPORTE | Dicas e Factos Sobre a Suíça II


1. Em Zurique, os horários mais comuns de funcionamento são das 9h às 17h30/18h, e a vida só acontece nesse período de tempo. É difícil encontrar cafés, pastelarias ou outros serviços antes das 9h da manhã e, na verdade, este horário não é fiável, já que muitos negócios criam os seus próprios horários. Ao domingo, a maior parte dos museus, lojas e serviços estão encerrados, mas tenham em atenção que à segunda-feira a cidade fica muito parada também, só reabrindo, em muitos lugares, às 11h da manhã de terça. Em geral, senti que Zurique não está adaptada – e não tem interesse nisso – para o turismo, criando os seus próprios horários e rotinas. É importante que se adaptem, se tiverem viagem marcada para lá. 

2. Para a deslocação do aeroporto até ao centro de Zurique, a nossa recomendação são os S-Bahn. São uma das opções mais baratas, é extremamente eficiente e em 10-15 minutos chegam ao centro da cidade. Aliás, os transportes públicos são muito eficientes e uma excelente opção para se deslocarem. 


3. Nas zonas mais campestres da Suíça e em pequenas cidades, vão encontrar muitas lojas minúsculas e ‘perdidas’ nas estradas ou no meio do nada, com produtos de origem local/artesanal. Queijos, ovos, vinhos e outros produtos estão expostos numa espécie de cabine e qualquer pessoa pode servir-se da quantidade necessária e deixar o dinheiro na caixa designada para o efeito. Todas essas lojas têm os preços tabelados e não existem quaisquer funcionários! Algumas – muito poucas – têm câmaras de vigilância, mas a maioria depende única e exclusivamente da boa fé dos consumidores. 


4. Se visitarem o país em época baixa, recomendo muito que levem roupa quente e que façam coordenados com boas camadas. O frio é mais seco do que em Portugal, mas não deixa de ser rigoroso. Para esta viagem, levámos camisolas térmicas, leggings térmicas para ski, meias para ski e aquecedores de mãos (tudo comprado na Decathlon). O truque para não se sentirem claustrofóbicos é vestirem coordenados fluidos por cima, evitando skinny jeans, por exemplo. E não se esqueçam de luvas, gorro e cachecol. 


5. A Catedral de São Pedro, em Zurique, tem o maior mostrador de relógio da Europa!


6. Algumas das especialidades da Suíça são o fondue de queijo (claro!), a raclette, o cordon bleu, schnitzel (panado de porco), rösti (uma tortilha de batata), Älplermagronen (uma massa gratinada que leva batata, natas, queijo e maçã) e o Brezelkoenig (o típico pretzel, mas com sementes de abóbora no topo). Na verdade, para todos estes pratos e iguarias, existem variações mais adaptadas para turistas, principalmente do pretzel, com mil e uma combinações. A comida, em geral, é muito composta por queijo, batata, molhos, saladas quentes, sopas e fontes de proteína (carnes ou salsichas). 

7. No entanto, uma das iguarias mais celebradas na Suíça é o chocolate, com algumas das marcas mais célebres do mundo a ter a sua origem neste país (Nestlé, Lindt, Toblerone… já estão com água na boca)? 


8. Um dos cantões suíços – Appenzell Innerrhoden – teve a última jurisdição da Europa a conceder o direito de voto às mulheres. Sinto que vão surpreender-se com o ano em que isto aconteceu: 1991. Um facto triste na História do país.

9. Embora a Suíça utilize o relógio de cuco como um símbolo tradicional do país, a sua origem vem da Alemanha, mais precisamente da Floresta Negra. Acredita-se que a ocupação alemã trouxe esta arte para o país e assim permaneceu.


E assim terminamos esta viagem pela Suíça! Que saudades de viajar convosco e de partilhar experiências com a minha mala rosa. Para onde será o próximo destino?

6 comentários

  1. Respostas
    1. Já lá estive, em Ponta Delgada! Amei e quero voltar, sem dúvida :)

      Eliminar
  2. Sempre tive um pé atrás com a Suíça; ao ler o ponto 8, fico com 2.

    ResponderEliminar
  3. Espero que viajes em breve para nos trazeres mais fotos e factos importantes sobre os locais. Adorei as fotos e as informações que partilhaste. Obrigada! ❤

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês! Está tudo bem? Espero que sim, estranho a ausência.
    Beijinhos e volta depressa!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.