PASSAPORTE | 5 Livrarias para Visitar em Lisboa


E arredores! Quem é que não ama uma boa livraria? O cheiro do papel, a mistura de cores, o som da madeira a ranger nos pés…. Transporta-nos para outros tempos e para universos cheios de história e encanto. Hoje, trago-vos cinco livrarias em Lisboa e Cascais que podem manter debaixo d’olho nos vossos roteiros (com carteira e tote bag preparadas)! 



LER DEVAGAR
Não podemos falar de livrarias em Lisboa e não mencionar a Ler Devagar. Um espaço amplo e repleto de livros, onde podem encontrar edições novas e usadas, desfrutar das mesas para ler ou estudar/trabalhar, e aproveitar o café integrado no interior da livraria. Tem uma história incrível, que contei com mais detalhe neste artigo
___
 Rua Rodrigues de Faria, 103 - G 0.3, 1300-501, Lisboa


INDIE, NOT A BOOKSHOP
E o nome não engana, porque é realmente mais do que isso! Localizada no interior do Forte de Cascais, esta pequena livraria passa despercebida aos olhares mais desatentos, mas reserva um catálogo impressionante de livros e outros artigos que amantes de livros vão adorar. Entre edições autografadas, artigos de papelaria, literatura estrangeira e outras edições difíceis de encontrar nas editoras portuguesas, há ainda uma pequena cadeira para mergulhar por inteiro neste espaço (ou no interior de um livro envolvente). E as funcionárias? Uma graça! 
___
 Avenida Dom Carlos I, 246, 2750-310, Cascais


LIVRARIA TRAVESSA
Em plena Rua da Escola Politécnica, esta livraria transporta-nos para as livrarias de outrora, e só despertamos desse feitiço pelas edições contemporâneas que podemos encontrar por lá. Desde literatura infantil a estrangeira, há muitos recantos para explorar e sentar, mas o mais importante é que é pet friendly e os animais de estimação habituais são fotografados e recebem destaque numa das paredes da livraria, com a devida menção honrosa. Adorável, certo? 
___
 Rua da Escola Politécnica, 46, 1250-096, Lisboa


DÉJÀ LU
Passaram pela INDIE – Not a Bookshop? Então podem atravessar o Forte e encontrar a livraria Déjà Lu. Especializada em livros em 2ª mão, esta é uma livraria especial: fundada pela associação portuguesa de trissomia 21, 100% do valor dos livros é revertido para a associação, apoiando milhares de famílias. Com inúmeras salas e uma panóplia de edições, confesso que nunca estive numa livraria com preços tão acessíveis e livros tão interessantes (conseguem encontrar livros muito atuais). É uma livraria para visitarem com tempo, porque certamente vão-se perder por lá! Mas é por uma boa causa. 
___
 Avenida Dom Carlos I, 2750-310, Cascais

Fotografia: @livrariabertrandchiado

BERTRAND CHIADO
Sabiam que a livraria mais antiga do mundo a operar é portuguesa e está na Baixa-Chiado? A Bertrand Chiado é um ponto turístico de excelência e não é ao acaso; numa verdadeira homenagem à literatura portuguesa, podemos explorar as longas prateleiras de mogno e deslizar a ponta dos dedos pelas lombadas, com histórias e géneros muito variados. Literatura infantil, traduzida e portuguesa estão garantidas, assim como várias saletas para explorar. Parece mais pequena de fora do que é, portanto, preparem-se para entrar na toca do País das Maravilhas!
___
 Rua Garrett , 73-75, 1200-203, Lisboa


Ainda tenho mais algumas na minha lista! 
Gostavam que fizesse uma parte 2 deste artigo?

5 comentários

  1. Pronto, mais uns locais a adicionar à lista de locais a visitar. ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim Inês, faz a parte 2 pf!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, venha a parte 2. :)
    Estive no forte de Cascais há uns anos numas férias de Verão, um sítio que adorei tanto, mas acabei apenas a apreciar a arte no exterior, agora estou arrependida de não ter entrado em nenhum dos locais!

    ResponderEliminar
  4. só estive em duas e espero ir às de cascais em breve! Desde a outra publicação que fiquei com vontade de ir à Deja Lu! Sim à pt 2!

    ResponderEliminar
  5. Destas cinco apenas conhecia a Bertrand do Chiado e a Ler Devagar e confesso que adorei as restantes e já as adicionei à lista de sítios a visitar!

    Obrigado pela sugestão!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.