sábado, 5 de fevereiro de 2022

PASSAPORTE | 5 Livrarias para Visitar em Lisboa


E arredores! Quem é que não ama uma boa livraria? O cheiro do papel, a mistura de cores, o som da madeira a ranger nos pés…. Transporta-nos para outros tempos e para universos cheios de história e encanto. Hoje, trago-vos cinco livrarias em Lisboa e Cascais que podem manter debaixo d’olho nos vossos roteiros (com carteira e tote bag preparadas)! 



LER DEVAGAR
Não podemos falar de livrarias em Lisboa e não mencionar a Ler Devagar. Um espaço amplo e repleto de livros, onde podem encontrar edições novas e usadas, desfrutar das mesas para ler ou estudar/trabalhar, e aproveitar o café integrado no interior da livraria. Tem uma história incrível, que contei com mais detalhe neste artigo
___
 Rua Rodrigues de Faria, 103 - G 0.3, 1300-501, Lisboa


INDIE, NOT A BOOKSHOP
E o nome não engana, porque é realmente mais do que isso! Localizada no interior do Forte de Cascais, esta pequena livraria passa despercebida aos olhares mais desatentos, mas reserva um catálogo impressionante de livros e outros artigos que amantes de livros vão adorar. Entre edições autografadas, artigos de papelaria, literatura estrangeira e outras edições difíceis de encontrar nas editoras portuguesas, há ainda uma pequena cadeira para mergulhar por inteiro neste espaço (ou no interior de um livro envolvente). E as funcionárias? Uma graça! 
___
 Avenida Dom Carlos I, 246, 2750-310, Cascais


LIVRARIA TRAVESSA
Em plena Rua da Escola Politécnica, esta livraria transporta-nos para as livrarias de outrora, e só despertamos desse feitiço pelas edições contemporâneas que podemos encontrar por lá. Desde literatura infantil a estrangeira, há muitos recantos para explorar e sentar, mas o mais importante é que é pet friendly e os animais de estimação habituais são fotografados e recebem destaque numa das paredes da livraria, com a devida menção honrosa. Adorável, certo? 
___
 Rua da Escola Politécnica, 46, 1250-096, Lisboa


DÉJÀ LU
Passaram pela INDIE – Not a Bookshop? Então podem atravessar o Forte e encontrar a livraria Déjà Lu. Especializada em livros em 2ª mão, esta é uma livraria especial: fundada pela associação portuguesa de trissomia 21, 100% do valor dos livros é revertido para a associação, apoiando milhares de famílias. Com inúmeras salas e uma panóplia de edições, confesso que nunca estive numa livraria com preços tão acessíveis e livros tão interessantes (conseguem encontrar livros muito atuais). É uma livraria para visitarem com tempo, porque certamente vão-se perder por lá! Mas é por uma boa causa. 
___
 Avenida Dom Carlos I, 2750-310, Cascais

Fotografia: @livrariabertrandchiado

BERTRAND CHIADO
Sabiam que a livraria mais antiga do mundo a operar é portuguesa e está na Baixa-Chiado? A Bertrand Chiado é um ponto turístico de excelência e não é ao acaso; numa verdadeira homenagem à literatura portuguesa, podemos explorar as longas prateleiras de mogno e deslizar a ponta dos dedos pelas lombadas, com histórias e géneros muito variados. Literatura infantil, traduzida e portuguesa estão garantidas, assim como várias saletas para explorar. Parece mais pequena de fora do que é, portanto, preparem-se para entrar na toca do País das Maravilhas!
___
 Rua Garrett , 73-75, 1200-203, Lisboa


Ainda tenho mais algumas na minha lista! 
Gostavam que fizesse uma parte 2 deste artigo?

5 comentários:

  1. Pronto, mais uns locais a adicionar à lista de locais a visitar. ;)

    ResponderEliminar
  2. Sim Inês, faz a parte 2 pf!

    ResponderEliminar
  3. Sem dúvida, venha a parte 2. :)
    Estive no forte de Cascais há uns anos numas férias de Verão, um sítio que adorei tanto, mas acabei apenas a apreciar a arte no exterior, agora estou arrependida de não ter entrado em nenhum dos locais!

    ResponderEliminar
  4. só estive em duas e espero ir às de cascais em breve! Desde a outra publicação que fiquei com vontade de ir à Deja Lu! Sim à pt 2!

    ResponderEliminar
  5. Destas cinco apenas conhecia a Bertrand do Chiado e a Ler Devagar e confesso que adorei as restantes e já as adicionei à lista de sítios a visitar!

    Obrigado pela sugestão!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)