LIVROS || Miguel Esteves Cardoso: As 100 Melhores Crónicas


Já o tinha referido aqui que a minha introdução à escrita de Miguel Esteves Cardoso foi tardia mas não menos especial por isso. Uma das coisas que mais gosto quando leio é identificar a assinatura dos autores, um traço inimitável que desvenda quem escreveu aquele texto sem sombra de dúvida, e o MEC (como é carinhosamente apelidado) tem esse poder que é cada vez mais raro: ler um livro dele, ou uma crónica, é como ouvir. Não sei ler MEC sem o ouvir em cada palavra.

As 100 melhores crónicas é uma celebração do vasto e notório repertório do autor com a eleição das crónicas mais memoráveis para o editor, entre as milhares publicadas em livro, entre os anos 80 e 2019. 

O livro reflete a variedade de temas que MEC escreve com tanta mestria, alguns muito cómicos, outros que instigam a reflexão, mas sempre com o humor acutilante, inteligência, entusiasmo e inquietação a que o autor já nos habituou — e com o qual nem sempre concordo, mas que me diverte e abre a mente. O comportamento humano, retratos de Portugal, tradições e até a dissecação das emoções está presente nesta edição que me parece a sugestão perfeita para quem quer introduzir-se à leitura de Miguel Esteves Cardoso — que melhor forma de começar que não um best of? —, mas também para quem quer uma compilação do que de melhor foi escrito por uma das figuras públicas mais carismáticas e interessantes que o nosso país já conheceu.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

4 comentários

  1. Só li um livro do MEC e já foi há quase 10 anos. Gostei muito, mas acabei por não voltar a ler nada dele. Recentemente comprei o No Passado e No Futuro Estamos Todos Mortos e estou muito entusiasmada por ler e regressar à escrita do autor.

    ResponderEliminar
  2. Sou fascinada pela escrita do MEC. É sua destreza de pensamento é impressionante *-*

    ResponderEliminar
  3. Nunca li nada do Miguel Esteves Cardoso, apesar de ser muito bem falado por quase todas as pessoas que sigo na blogosfera e redes sociais. O facto de existir uma compilação dos seu melhores textos ao longo destes anos é, sem dúvida, a desculpa perfeita para que eu comece a pensar neste assunto... Quem sabe, não invista nele o quanto antes! :P

    Besitos,
    Lyne, Imperium Blog
    Congresso Botânico - Podcast

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.