O primeiro de 2021! Fico muito feliz que esta tenha sido uma rubrica que tão rapidamente ganhou o vosso carinho. No fundo, partilhar um pouco daquilo que oiço e recomendo — não só em termos musicais mas de conteúdo, também — é partilhar um pouco de mim. Para esta edição, trago a temática das redes sociais, uma entrevista incrível e uma pergunta: sabendo que as nossas preferências influenciam as nossas escolhas, poderão as nossas escolhas também influenciar as nossas preferências?
HOW TO CREATE MEANINGFUL CONTENT & USE SOCIAL MEDIA STRATEGICALLY
━
Este episódio é de 2019, transmitido a partir de um debate a dois onde Jay Shetty integra essa mesa e são discutidos os prós e contras das redes sociais. Espremido, julgo que não há nada nesta conversa que seja surpreendente em relação às redes sociais, mas o que acho muito interessante é que os dois intervenientes — com visões ligeiramente opostas em relação ao tema — partilham as suas perspetivas de uma forma muito enriquecedora. Por outro lado, o Jay Shetty responde a cada contra-ponto de uma forma que eu acredito muito e tento reproduzir enquanto participo nas redes sociais: não desistir delas só porque há conteúdo mau e dar o boost para fazer parte da comunidade que partilha bem-estar. Achei a conversa interessante e com bons pontos de reflexão.
FALA COM ELA COM MIGUEL ESTEVES CARDOSO
━
Gosto muito de Miguel Esteves Cardoso. Foi uma descoberta muito tardia mas que valeu muito a pena e são raras as ocasiões em que o próprio se presta a entrevistas, portanto, quando a Inês Meneses lançou um episódio com uma entrevista ao escritor, ouvi de imediato. Mesmo que não estejam familiarizados com o trabalho do autor, é uma conversa que vale muito a pena ouvir porque não se centra necessariamente no seu trabalho ou lançamentos e sim em pontos de partidas para questões que todos nós reservamos alguma opinião, como o humor, descobrir novos artistas ou ter preconceitos, por exemplo. O Fala Com Ela não está disponível no Spotify mas podem ouvir todo o episódio aqui.
THE TOASTER NOT TAKEN
━
Se as nossas preferências influenciam as nossas escolhas, poderão as nossas escolhas influenciar as nossas preferências? Pode parecer uma questão quase redundante mas os dois conceitos são diferentes e dão que pensar. Eu adoro o Stuff To Blow Your Mind precisamente por isto, por levantar questões fantásticas e desenvolve-las com muito brio em cada episódio, com referências e bons exemplos. Neste caso, abordam a dissociação cognitiva — que eu já conhecia mas que achei muito interessante os exemplos que eles dão, como fumar — e exploram esta questão inicial que já tem uma resposta e que é explicada e exemplificada de uma maneira muito acessível. Além disso, eles referenciam um estudo de uma professora de um curso que estou a tirar, de momento, e achei muito curioso!
Já ouviram algum? De qual gostaram mais?
Ainda não ouvi nenhum, mas gostei das sugestões. Até porque estou a precisar de ouvir coisas em inglês para não me esquecer da língua ;)
ResponderEliminar