FRIENDS || Penpal


Viver a experiência de ter uma penpal em plena Era digital é quase como um regressar às raízes e ter a devida desforra depois de o clube de inglês ter encerrado no ano em que entrei na minha escola básica — onde a dinâmica dos penpals era realizada. 

Começou de uma forma natural e inesperada, mas já aguardo ansiosamente pela minha vez de preparar a correspondência. Fazemo-lo com imenso primor e carinho; sem que o esperássemos, ambas gostamos de esmerar-nos no letterting das cartas, de enviar pequenos miminhos — stickers, cards, objetos minimamente lisos e não perecíveis que possam chegar intactos na correspondência. Trocamos livros, reflexões (a mesma idade e algumas experiências em comum ajudam no processo) e algumas das melhores coisas dos nossos países. 

O digital potenciou esta experiência mas esta não é a nossa via preferencial de comunicação. Há muito que o correio não só simboliza encomendas e contas, mas também o mergulhar noutra cultura e universo que nos aproxima através do inglês que privilegiamos no papel (com algumas palavras-mãe que já somos capazes de partilhar uma com a outra). 

É uma atividade rejuvenescedora, onde reservo o planeamento da minha carta com calma e capricho em todos os elementos, até no envelope. Numa época onde as nossas casas são fronteiras, onde o único mundo que posso conhecer e desbravar é através das histórias, fotografias e memórias, e onde as nossas pontes sociais estão atrás de aplicações, não há nada mais libertador do que ter uma folha de papel nas mãos onde tudo começa com um ‘Dear...

5 comentários

  1. Há muitos muitos anos, também eu tive algumas penal. Com o passar do tempo restou apenas uma. Uma rapariga alentejana. Enviávamos fotos, e escrevíamos o que nos ia acontecendo.
    Adorava essa troca de correspondência. Gostava de ir à papelaria comprar selos e encontrava sempre papel de carta bonito, usava cores de tinta diferentes... Tenho alguma saudade!

    ResponderEliminar
  2. Inês! Já não é a primeira vez que te vejo falar sobre a tua penpal e confesso que sempre fiquei bastante curiosa acerca dessa experiência. Tens algum conselho para quem quer arranjar uma penpal? Não sei qual o melhor processo a fazer para encontrar uma :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostava de conseguir ajudar, mas só tenho esta dinâmica penpal graças a um clube do livro que entretanto encerrou (e nós as duas continuámos a manter o contacto). Mas eu já vi várias contas no Instagram exclusivas para penpals, onde angariam pessoas interessadas e partilham inspiração para cartas, etc. Não te consigo recomendar nenhuma conta porque não sigo nenhuma e não sei se efetivamente funcionam mas é uma questão de experimentares (pesquisa por 'penpal' e encontras logo algumas contas) :)

      Eliminar
  3. tenho uma penpal há oito anos e é do melhor <3
    também costumo enviar-lhe autocolantes e miminhos. Sabes de algum sítio onde comprar papel de carta bonito? Passado este tempo todo ainda não encontrei nenhum que me enchesse as medidas...

    ResponderEliminar
  4. Que troca tão linda! ♥ Não é a primeira vez que te vejo a mencionar a tua penpal e deixa-me mesmo alegre saber que pessoas de diversos pontos do mundo se comunicam assim, à velha moda das correspondências pelo correio, primando pelos detalhes cuidadosos e antecipados! Sei que se trata de uma experiência calorosa, pois, há uns anos, costumava trocar cartas com amigas, mesmo que dentro de Portugal... É uma outra sensação! *o*

    Besitos,
    Lyne, Imperium Blog
    Congresso Botânico - Podcast

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.