FRIENDS || Os Melhores Jogos de Tabuleiro


Trivial Pursuit 
Um clássico que não sai de moda. 6 categorias de perguntas — História, Arte e Literatura, Desporto e Lazer, Ciências e Natureza e Entretenimento — onde o mais importante é acertar a pergunta que nos garante um queijinho (há seis queijinhos, um por cada categoria). O primeiro jogador a reunir os 6 queijinhos, é o vencedor. Não é querido por todos — nem toda a gente gosta de jogos de tabuleiro só com perguntas — mas eu confesso que o sentido de desafio à minha cultura geral me entusiasma para jogar este jogo, sempre! Agora, já existem algumas expansões que nos permitem jogar o Trivial de forma temática (Harry Potter, Friends...) 

Party & Co.
Para os que preferem um jogo mais dinâmico. Neste caso, embora o Party & Co. tenha uma modalidade muito parecida ao Trivial Pursuit, reúne mais atividades, como desenho, mímica ou palavras proibidas, por exemplo. Já existem algumas variantes mas admito que o que mais me agrada é o original. 

Dixit 
Um jogo onde a imaginação impera! Cada jogador possui um baralho de cartas com ilustrações invulgares e aleatórias. À vez, um jogador (chamado narrador) seleciona uma dessas cartas e lança uma pista que remeta para a ilustração (pode ser uma frase, onomatopeia, um verso de uma canção... tudo é possível!). Os restantes jogadores deverão selecionar uma carta do seu próprio baralho que julguem combinar com a pista lançada. No final, todos votam na carta que acham que é a do narrador. Mas atenção: ser demasiado óbvio ou vago pode custar pontos ao narrador! É um jogo que exige sair da caixa e que dá para jogar com um grupo grande amigos. As ilustrações são maravilhosas e já existem inúmeras expansões com mais cartas e ilustrações para colecionar (quero todas!) 

Cluedo 
O meu jogo de tabuleiro preferido de sempre! Um crime, seis suspeitos, seis potenciais armas e nove divisões onde poderá ter ocorrido o crime. Quem acerta na combinação certa? Cada jogador tem um conjunto de informações valiosas que podem ajudar a desvendar o que aconteceu. Este é um jogo onde a astúcia e a atenção a todas as perguntas, propostas e comportamentos dos jogadores são fundamentais para se sair vencedor. Tal como a maioria dos jogos que apresentei, também já tem outras versões temáticas (estou muito curiosa com a versão de mentiras!!!) mas o original continua a ser o meu predileto! 

Mancala 
Porque nem sempre temos — ou precisamos — de uma mesa cheia de amigos para ter um bom serão de jogos de tabuleiro. O mancala é um jogo bem antigo mas um dos meus prediletos. Joga-se a dois (e apenas a dois) e é composto por 12 poços pequenos (6 para cada jogador) e 2 poços principais (1 para cada jogador). Dentro de cada poço pequeno estão 4 pedras, e o objetivo é movê-las de poço em poço até chegar ao principal. Ganha o jogador que ficar com os poços pequenos vazios primeiro. É um jogo que envolve contagem e tem algumas regras de subtração e adição (que, dito desta forma, não podia parecer mais aborrecido) mas que são muito simples de memorizar e que dão dinâmica ao jogo. É um bom jogo para adultos e crianças em idade escolar (ajuda a estimular o raciocínio matemático simples). Não fujam já dele e dêem uma oportunidade.

Quais são os vossos jogos de tabuleiro preferidos? Gostariam que eu fizesse uma versão para jogos de cartas?

5 comentários

  1. Deste lado, jogamos muitas vezes Scrabble, Pictionary, Trivial e Tensão (neste último, ignoramos o tabuleiro e fazemos apenas duas equipas) :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim os melhores são estes: Dixit (tenho já 4 expansões e deixa-me dizer que há cartas complicadas 😋), Dobble, speed jungle, Uno, Uno flip, Twister, jenga

    ResponderEliminar
  3. Trivial, Cluedo e Party & Co são alguns dos meus preferidos há já alguns anos. Este ano, adquiri também o Joker e é muito giro para se jogar em família ou com amigos.

    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
  4. Este ano experimentei (finalmente) o Catan e depressa passou a fazer parte do elenco dos meus jogos favoritos - onde já constava o Cluedo, Trivial, Party&Co.

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro jogos de tabuleiro. O cluedo é o meu preferido. Jogo muito o tradicional mas também tenho o do Game of Thrones, mas o que eu gostava mesmo era de ter o do Harry Potter hahah. Tenho apenas o trivial mas como ninguém joga comigo a perguntas sobre magia....eu às vezes misturo as perguntas HP no jogo convencional :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.