segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

LIVROS || Down Under


A minha relação com a Austrália é caricata; se quando era mais nova jurava a pés juntos que nunca os iria lá meter, agora cresce em mim um fascínio e uma vontade magnetizante de lá ir. Não morro sem ir à Austrália — talvez morra quando lá estiver! 

Assim que descobri que o Bill Bryson tinha escrito um livro sobre a sua jornada pela Austrália, soube que o queria ler e foi assim que iniciei as leituras de 2021. Em Down Under, Bill Bryson conta as suas peripécias pelo continente mais seco, quente e com maior número de bichos letais. É um país remoto, muitas vezes esquecido, mas cheio de encantos e lugares extraordinários. 

Uma das coisas que mais gostei neste livro é que Bill Bryson não decidiu escrever um livro sobre a Austrália só visitando Sidney — quão redutor seria, mas quão comum é encontrar este tipo de livros? O autor passa pela cidades mais emblemáticas — e explora a sua cultura urbana —, mas também aventura-se pelo outback (assim conhecida a zona deserta e perigosa da Austrália), vê o nascer do sol em aldeias que ainda vivem noutro século, explora as maravilhas do Grande Recife de Coral e parte em busca do Uluru, sempre com o mesmo carisma e humor, que me fez rir alto em algumas passagens. 

Não faltam aventuras incríveis (muitas cómicas), contexto histórico, curiosidades e tempo de antena para toda a fauna e flora letal que a Austrália abriga (e que eu tenho fascínio em saber). Este foi um livro que li rápido demais e que, tal como o autor, terminei com o vazio de que, tão cedo, não estarei perto da Austrália. É que este país tem esse poder: de ser tão esquecido e tão fascinante ao mesmo tempo.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

1 comentário:

  1. Eu torço muito para que possas concretizar esse sonho que é a Austrália, e espero poder acompanhar, claro! Nunca li muita literatura de viagens - sempre preferi os blogues - mas parece-me uma obra deveras interessante, também gosto muito dos livros de viagens do Gonçalo Cadilhe!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)