sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

FRIENDS || Os Melhores Jogos de Tabuleiro


Trivial Pursuit 
Um clássico que não sai de moda. 6 categorias de perguntas — História, Arte e Literatura, Desporto e Lazer, Ciências e Natureza e Entretenimento — onde o mais importante é acertar a pergunta que nos garante um queijinho (há seis queijinhos, um por cada categoria). O primeiro jogador a reunir os 6 queijinhos, é o vencedor. Não é querido por todos — nem toda a gente gosta de jogos de tabuleiro só com perguntas — mas eu confesso que o sentido de desafio à minha cultura geral me entusiasma para jogar este jogo, sempre! Agora, já existem algumas expansões que nos permitem jogar o Trivial de forma temática (Harry Potter, Friends...) 

Party & Co.
Para os que preferem um jogo mais dinâmico. Neste caso, embora o Party & Co. tenha uma modalidade muito parecida ao Trivial Pursuit, reúne mais atividades, como desenho, mímica ou palavras proibidas, por exemplo. Já existem algumas variantes mas admito que o que mais me agrada é o original. 

Dixit 
Um jogo onde a imaginação impera! Cada jogador possui um baralho de cartas com ilustrações invulgares e aleatórias. À vez, um jogador (chamado narrador) seleciona uma dessas cartas e lança uma pista que remeta para a ilustração (pode ser uma frase, onomatopeia, um verso de uma canção... tudo é possível!). Os restantes jogadores deverão selecionar uma carta do seu próprio baralho que julguem combinar com a pista lançada. No final, todos votam na carta que acham que é a do narrador. Mas atenção: ser demasiado óbvio ou vago pode custar pontos ao narrador! É um jogo que exige sair da caixa e que dá para jogar com um grupo grande amigos. As ilustrações são maravilhosas e já existem inúmeras expansões com mais cartas e ilustrações para colecionar (quero todas!) 

Cluedo 
O meu jogo de tabuleiro preferido de sempre! Um crime, seis suspeitos, seis potenciais armas e nove divisões onde poderá ter ocorrido o crime. Quem acerta na combinação certa? Cada jogador tem um conjunto de informações valiosas que podem ajudar a desvendar o que aconteceu. Este é um jogo onde a astúcia e a atenção a todas as perguntas, propostas e comportamentos dos jogadores são fundamentais para se sair vencedor. Tal como a maioria dos jogos que apresentei, também já tem outras versões temáticas (estou muito curiosa com a versão de mentiras!!!) mas o original continua a ser o meu predileto! 

Mancala 
Porque nem sempre temos — ou precisamos — de uma mesa cheia de amigos para ter um bom serão de jogos de tabuleiro. O mancala é um jogo bem antigo mas um dos meus prediletos. Joga-se a dois (e apenas a dois) e é composto por 12 poços pequenos (6 para cada jogador) e 2 poços principais (1 para cada jogador). Dentro de cada poço pequeno estão 4 pedras, e o objetivo é movê-las de poço em poço até chegar ao principal. Ganha o jogador que ficar com os poços pequenos vazios primeiro. É um jogo que envolve contagem e tem algumas regras de subtração e adição (que, dito desta forma, não podia parecer mais aborrecido) mas que são muito simples de memorizar e que dão dinâmica ao jogo. É um bom jogo para adultos e crianças em idade escolar (ajuda a estimular o raciocínio matemático simples). Não fujam já dele e dêem uma oportunidade.

Quais são os vossos jogos de tabuleiro preferidos? Gostariam que eu fizesse uma versão para jogos de cartas?

5 comentários:

  1. Deste lado, jogamos muitas vezes Scrabble, Pictionary, Trivial e Tensão (neste último, ignoramos o tabuleiro e fazemos apenas duas equipas) :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim os melhores são estes: Dixit (tenho já 4 expansões e deixa-me dizer que há cartas complicadas 😋), Dobble, speed jungle, Uno, Uno flip, Twister, jenga

    ResponderEliminar
  3. Trivial, Cluedo e Party & Co são alguns dos meus preferidos há já alguns anos. Este ano, adquiri também o Joker e é muito giro para se jogar em família ou com amigos.

    Six Miles Deep

    ResponderEliminar
  4. Este ano experimentei (finalmente) o Catan e depressa passou a fazer parte do elenco dos meus jogos favoritos - onde já constava o Cluedo, Trivial, Party&Co.

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro jogos de tabuleiro. O cluedo é o meu preferido. Jogo muito o tradicional mas também tenho o do Game of Thrones, mas o que eu gostava mesmo era de ter o do Harry Potter hahah. Tenho apenas o trivial mas como ninguém joga comigo a perguntas sobre magia....eu às vezes misturo as perguntas HP no jogo convencional :)

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)