FORMAÇÃO || Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa


Vivemos num mundo cada vez mais aberto e conectado, e essa sensação não deveria ser diferente para quem apresenta deficiências visuais ou auditivas. Sempre abracei a bandeira da inclusão mas acho que, mais importante do que a segurar, é começar com gestos internos e pela iniciativa própria de fazer algo em mim que ajude a tornar o mundo mais inclusivo. 

Depois de anos e anos à procura de um curso de Língua Gestual Portuguesa — e com um empurrão da Leonor para efetivamente avançar nesta aprendizagem — descobri espontaneamente a Escola Virtual de Língua Gestual Portuguesa, um projeto da Associação de Surdos do Porto em parceria com a Escola Superior de Educação de Coimbra que procura ensinar qualquer interessado em aprender Língua Gestual Portuguesa. 

O projeto, premiado em 2013, é composto por módulos e formatos de vídeo para que consigamos compreender integralmente cada gesto, seguido de exercícios práticos de compreensão para consolidar cada aprendizagem. Cada módulo dispõe de um pequeno questionário no final que avalia o vosso desempenho e, após a conclusão de todos os módulos, ser-vos-à atribuída uma respetiva nota final. De momento, a Escola Virtual apresenta 6 módulos: Introdução à LGP, Dactiologia, Numerais, Saudações, Apresentação e Família. 

A melhor parte é que o protejo é totalmente gratuito e apenas necessita do vosso registo para que possam aceder a todos os conteúdos. Poderia ter mais módulos, é certo, mas acho um ótimo ponto de partida para quem quer aprender esta língua.

Já terminei o programa da Escola e tenho aproveitado outros materiais de estudo que tenho ao dispor para avançar na minha aprendizagem. Confesso que é mais fácil do que julgava e que os meus principais desafios, de momento, são a coordenação e a velocidade de expressão e compreensão — naturalmente, ainda estou muito lentificada! Mas está a ser uma experiência enriquecedora que tenho juntado ao tempo que separo, todos os dias, para estudar Alemão e Italiano. Recomendo muito que, pelo menos, façam a Escola Virtual. Está à distância de um clique e pode fazer a diferença para uma sociedade mais inclusiva. Só depende de nós e da nossa iniciativa!

4 comentários

  1. MELHOR. PARTILHA. DE. SEMPRE!

    Há muito tempo que queria aprender Língua Gestual Portuguesa e agora que estou a terminar alguns cursos online andava a ponderar procurar forma de aprender LGP em casa e a tua publicação veio mesmo na altura certa. Muito obrigada!



    A Sofia World

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela partilha Inês, estava mesmo a precisar de algo assim!
    Como enfermeira, tenho procurado maneiras de abordar os diferentes grupos de pessoas e procurar também formas de ser mais inclusiva. Se há coisa que odeio sentir é impotência em não saber como comunicar com determninado paciente. Já tive pacientes surdos, e ter conhecimento sobre língua gestual teria me ajudado imenso.

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia por completo e vou 100% adicionar à minha aprendizagem, que iniciativa tão bonita, a inclusão agradece! É tão bom podermos comunicar com o pessoal, que devagarinho estão a chegar longe, a chamar à atenção. É um campo que toda agente devia saber um bocadinho, tal como o socorrismo! Obrigada pela partilhas, boas aprendizagens <3 (also, as minhas maiores dificuldade estão na compreensão e na passagem da palavra da cabeça para as mãos, ainda tenho muito por onde aprender!)

    ResponderEliminar
  4. Acho super interessante e vou dar uma vista de olhos, sem dúvida! Tenho aproveitado estes tempos de confimamento para fazer alguns cursos/workshops. Até ao momento fiz um de arranjos florais e agora estou a terminar um de marketing digital!
    Obrigada por esta partilha!

    A seguir este blog!!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.