Schönbrunn

Fotografia: Schönbrunn

Há casas de verão e casas de verão. O Schönbrunn faz parte, sem dúvida, da segunda categoria. É a atração turística mais visitada de toda a Áustria e compreende-se porquê: não só está repleta de salas, salões e quartos com elementos exuberantes, como foi cenário de algumas curiosidades muito interessantes. 

Por estes quartos (e são muitos: 1441 no total, mas só 45 estão abertos ao público), Maria Antonieta nasceu, Napoleão tornou-o num quartel-general e Mozart tocou para a Corte real austríaca aos 6 anos. E embora sejam momentos impressionantes, Schönbrunn foi, durante a maior parte do tempo, a casa de verão dos Habsburgos, uma das famílias imperiais mais poderosas da Europa, dominando uma série de países através das suas alianças e casamentos. Inclusivamente, reinou em Portugal através da dinastia Filipina que nos ocupou durante a invasão espanhola (os três reis faziam parte da Casa de Habsburgo). 

Schönbrunn está, por isso, muito decorada ao gosto desta família. O nome remete para a beleza da primavera e do poço que estava localizado no palácio e que servia como recurso de água para a Corte. 

Fotografia: Schönbrunn

A inspiração inicial do Schönbrunn era Versailles, mas rapidamente vão perceber que o impacto não é equiparável – embora não possa dar-vos muitos comprovativos porque as fotos não são permitidas. Ainda assim, tem um estilo barroco notável (dos mais apreciados na Europa) e reflete muito a característica austera, imperial, mas muito magnânima dos Habsburgos. 

O valor da visita já inclui áudio-guia, o que permite que observemos tudo ao nosso ritmo, mas possamos descobrir detalhes e curiosidades sobre como cada elemento desta família importou os seus gostos e preferências em vários espaços deste palácio. Inclusive, sabiam que este era o refúgio de Sissi em Viena? Ela detestava estar em Hofburg – em toda a Viena, na verdade – e as férias de verão neste palácio eram uma pequena pausa de toda a austeridade que se vivia na Corte. 

Recomendo-vos muito que reservem uma manhã ou tarde para verem tudo com calma e poderem apreciar todos os detalhes e os jardins. Sugiro-vos também que adquiram os bilhetes online para que possam garantir entrada na data e horário que pretendem (esgotam muito facilmente). Tivemos acesso à entrada do Schönbrunn através do Sisi Ticket.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.