Dicas e Factos Sobre a Áustria


Custo | Não será grande surpresa se vos alertar que a Áustria é um destino caro. Desde alojamento, alimentação, cultura e até mesmo simples souvenirs têm um custo elevado e que será importante terem em conta na hora de viajar. Uma das dicas de poupança que vos sugiro é que optem pelos supermercados para fazerem as vossas refeições. Além de terem muitas opções de pastelaria e refeições quentes – mais acessíveis que qualquer restaurante -, também podem comprar comida para fazer em casa, caso fiquem num apartamento. 

O croissant é… austríaco? | Pardon, mas parece que sim! Um dos maiores (e mais deliciosos) símbolos franceses é baseado no pão Kipferl (que significa ‘crescente’ em alemão), um produto de pastelaria tipicamente austríaco, datado do séc. XIII. Este croissant foi, sem dúvida, um sucesso, e a forma como ramificou para a França não é absolutamente clara, mas acredita-se que resultou de uma combinação fantástica entre a abertura de uma padaria austríaca em Paris, por August Zang, e da adoração de Maria Antonieta pelos croissants, trazendo-os para França ao casar com Luis XVI. Agora já sabem, quando comerem um croissant, ele tem mais sotaque germânico do que francês! 


Pestsäule | Em Graben, uma das principais e mais famosas avenidas pedestres de Viena, vão encontrar um monumento muito interessante, o Pestsäule. Esta imponente coluna barroca foi erguida em 1679 após a Grande Peste, em memorial a todas as vítimas desta epidemia. Não deixem de observar com atenção os detalhes – em igual medida fascinantes e arrepiantes. 


Música | Toda a Áustria é um verdadeiro sonho para qualquer entusiasta da música e das artes, principalmente clássicas. Viena é o sonho de todos os que foram arrasados no conservatório, sem piedade, por pautas de mestres que fizeram desta cidade casa: Mozart, Haydn, Beethoven, Mahler, Stolx, Strauss II (…). Em Viena, respiram-se partituras. 

PEZ | Este facto terá muito mais graça para a geração dos anos 90. Lembram-se das guloseimas PEZ? São austríacas e datam o ano de 1927! O nome vem de Pfefferminz ("sociedade do maaaal") que quer dizer 'hortelã-pimenta' em alemão (o único sabor disponível, na altura). Só nos anos 40 é que foram introduzidos os famosos dispensadores e, se se perguntavam, em miúdos, porque é que tinham um mecanismo tão parecido ao de um isqueiro, a associação não vem ao acaso, já que era propositado para chegar a mais clientes (fumar era proibido na maioria dos estabelecimentos). 


Schnitzel mit nooooodles | Se leram esta expressão a cantar, já sabem que um dos pratos mais amados na Áustria é o Schnitzel. Não é um sabor muito distante dos nossos típicos panados, embora, em Portugal, seja muito tradicional o panado de porco, frango ou peixe. A Wiener Schnitzel, por outro lado, é tipicamente feita com vitela. 


Casa pequena | Em Salzburgo, vão encontrar uma das casas mais pequenas do mundo! Foi construída no séc. XIX, localiza-se no centro histórico da cidade, ao lado do café Tomaselli e tem uma largura de 1,42 metros. 

Bilhetes combinados | Não existe praticamente nada – talvez nada, mesmo! – cultural em Viena que não tenha entrada paga e, para além de cada bilhete ser bastante caro, não é recomendável que comprem os bilhetes no momento de visita – além de apanharem filas gigantes, há uma alta probabilidade de as visitas já estarem esgotadas nesse dia. A minha sugestão é que optem por comprar um bilhete combinado online. Não só fica ligeiramente mais económico, como asseguram a reserva da visita para o dia que desejam (e quem já tem bilhete não precisa de estar em filas!). Nós optámos pelo Sisi Ticket que incluía já o Palácio Schönbrunn, o Museu Sisi e o Viena Furniture Museum (integrados no Palácio Hofburg, mas sobre eles irei falar ao detalhe em próximos artigos).

Prontos para viajarmos juntos pela encantadora Áustria?

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.