Litulla's Book Swap Lisboa


Existem poucos eventos que me façam inscrever ou comprar um bilhete sem uma reflexão ponderada de vários dias úteis: o Litulla’s Book Swap foi um deles. 

Assim que a Marta divulgou este evento de troca de livros, soube de imediato que 1) este tipo de evento faz muita falta e parece inacreditável que existam tão poucos e 2) queria participar neste. 

Com ponto de encontro no Machimbombo, entre paredes cor-de-rosa e bolas de espelhos, a Marta convidou-nos a trazermos livros para troca e para nos darmos a conhecer entre leitoras, criadoras de conteúdo ou mobilizadoras de projetos. Com duas modalidades de bilhete, o que eu escolhi tinha direito à troca de livros, um cocktail ou mocktail (e adorei essa opção, não só eram deliciosos como desviaram o álcool do ónus da socialização - algo importante e pouco abertamente falado), a famosa Unrealiable Narrator tote bag – à qual já lhe jurei fidelidade nos Favoritos de abril –, um super scrunchie e um blind date cuidadosamente escolhido pela Marta para cada uma de nós. 

Já tive oportunidade de refletir um pouco sobre este evento através do The Characters Club – e aproveito para agradecer o imenso carinho que esse post gerou! -, mas é uma iniciativa que eu gostava muito de poder explorar só mais um pouco neste artigo – até porque sinto que permite um full circle (não teria conhecido a Marta se não fosse pela blogosfera). 

Há um elemento chave em todo o branding Litulla que eu acredito que é o que também torna a Marta numa bookstagrammer tão bem-sucedida – e que extrapolou muito bem para este evento: não existe um estereótipo de leitoras. Litulla pega nas melhores referências nostálgicas Y2K, no cor de rosa (à séria), nas referências pop e entra pelo universo das mantas, chás e objetos delicados sem pedir desculpa nem permissão. E não tem de o fazer: não somos todos bookworms introvertidos - ou podemos não sê-lo, se nos apetecer.

Entre música animada, roupas coloridas e conversas, abriam-se as portas para eventos literários fora da caixa que dão espaço para novas formas de socialização e para a oportunidade de conhecer pessoas que partilham dos mesmos entusiasmos connosco. Litulla é original por isso mesmo: tudo o que pensamos ser de mais cliché na leitura é reinventado, até um encontro entre leitoras. 

Fiquei genuinamente surpreendida com a generosidade da troca de livros (com géneros de todos os gostos, muitos títulos atuais, opções que me fizeram despertar a curiosidade e até tirar alguns da wishlist), gostei de poder conhecer tantas pessoas e projetos interessantes, de passar uma tarde incrível num ambiente descontraído e a trocar ideias de livros e, claro, de finalmente poder conhecer a Marta. 

Não só apoio, como estou entusiasmada com a ideia de próximos eventos deste género – e espero que todos eles tenham o sucesso merecido. Até lá, recordarei esta tarde com carinho.

1 comentário

  1. Se eu já tinha ficado com pena de não ter conseguido ir, agora ainda estou mais!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.