Torre de Londres


His Majesty’s Royal Palace and Fortress of the Tower of London, é o seu nome oficial, mas por autopreservação chamamos todos de Tower of London, ou Torre de Londres. E podemos dizer que é uma verdadeira Disneyland para qualquer entusiasta de História. 


Só existem dois lugares no planeta onde eu defendo até ao fim que vale muito a pena fazer a visita com guia: o castelo de Edimburgo e a Torre de Londres. Ambos por motivos muito semelhantes: os guias são sempre criteriosamente escolhidos e todos têm um sentido de humor extraordinário e os dois sítios têm tantos pormenores, lendas e detalhes com história que, numa visita livre, iriam perder dezenas de curiosidades. 


Todo o complexo é, ainda, bastante extenso e com muito por ver, mas um dos ex-libris da Torre de Londres são as Joias da Coroa. Pessoalmente, não sou muito fascinada por este tipo de espólio, mas, mesmo que sejam como eu, vale a pena deixarem-se deslumbrar com joias, coroas, robes e outras relíquias preciosas – algumas que remontam o ano de 1600. Quando passarem as portas do cofre, reparem na sua grossura. 



Recomendo-vos que recomendem uma manhã completa para que possam ver o quanto a Torre de Londres tem sido relevante e um complexo fundamental ao longo da História, adaptando as suas funções e propósito à medida das épocas (um feito extraordinário, na minha opinião). 


Da Torre de Londres, destaco os meus 3 elementos preferidos da visita: os Beefeaters (sabiam que os guardas e as suas famílias vivem lá? Acho fascinante), o busto da rainha Elizabeth I (na verdade, o busto em si não é significativo, mas sim toda a história que o envolve: esta foi a única rainha que teve direito à sua armadura – algo que estaria reservado unicamente para reis -, mas foi destruída. Restou apenas uma pintura da armadura e o busto do manequim quando a rainha não envergava a armadura, que é o que podemos ver numa das salas da Torre), e os corvos. Vamos falar sobre eles? 


Existem sempre 7 corvos a guardar a Torre de Londres (atualmente, chamam-se Jubilee, Harris, Gripp, Rocky, Erin, Poppy e George). Reza a lenda que se alguma vez os corvos abandonarem a Torre de Londres, a White Tower e, por conseguinte, a monarquia, caem. Por isso, logicamente, vão encontrar vários corvos a passear pelo complexo. Mas porque é que os corvos gostam tanto da Torre de Londres? 

A parte menos gira desta lenda é que ninguém sabe porquê. A parte mais gira desta lenda é que diz-se que os corvos faziam ninhos e proliferavam a um ponto tal que o astrónomo da White Tower, John Flamsteed, fez uma queixa formal ao então rei Charles II de que a espécie estava a tornar-se uma praga. O rei iniciou, então, medidas para que os corvos fossem exterminados no local, mas, ao ouvir a profecia, retratou a sua ordem, ofereceu proteção real às aves e mandou construir um local na Torre onde os corvos pudessem ter abrigo e cuidados. 

A verdade é que não existe qualquer registo desta história. Podemos apenas concluir que foi uma brilhante campanha da proteção de aves da altura, digna de caso de estudo. 


Esta é apenas uma das várias lendas, histórias assombradas e contos que este lugar esconde – ou deixa bem à vista, dependendo do que vamos encontrando. Vou confessar que não está mais no meu roteiro para regresso (já absorvi e aproveitei todos os detalhes que desejava deste lugar), mas não dispensem uma primeira visita. E se forem cedo, talvez até consigam aproveitar o truque do Render da Guarda que vos sugeri.

1 comentário

  1. Saber que blogs que admiro desde à muito tempo ainda continuam por aqui é um quentinho no coração!
    Obrigada por continuares aqui, gosto muito de acompanhar o teu trabalho :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.