Render da Guarda


O Render da Guarda – também conhecida como a Troca da Guarda, onde os guardas reais fazem uma substituição de homens cerimoniosa – é uma das atrações turísticas mais populares em Londres e decorre no Palácio de Buckingham – mas eu trago umas dicas valiosas. 

Tenho também uma unpopular opinion: o Render da Guarda é uma das atividades mais dispensáveis e, se estão com um roteiro curto e o tempo contado, asseguro-vos que podem prescindir sem arrependimento. No entanto, se realmente quiserem testemunhar o acontecimento, diria que é uma experiência de uma vez e que não é necessário repetir num regresso. 

O Render da Guarda não acontece todos os dias, por isso, devem ter em conta que ocorre todas as segundas, quartas, sextas e domingos a partir das 11h00.

Pela sua dimensão e popularidade, esta cerimónia reserva também alguns dissabores, a começar pelas multidões, pelos riscos de furto, pela operação policial que envolve e pela quantidade de tempo que exige estarem de pé, parados (não é agradável com chuva e é ainda menos agradável com o Sol tórrido). 

Trago, por isso, algumas dicas rápidas para que possam aproveitar o momento da forma mais confortável possível – e captarem os melhores registos deste postal ao vivo: 

A que horas ir? Não é necessário estarem no Palácio de Buckingham às 11h00 em ponto. A cerimónia dura cerca de 45 minutos e muito do que acontece no início é no interior dos portões do palácio. Isto significa muito tempo de espera ao Sol e com muitas, mas mesmo muitas pessoas. Recomendo-vos que apareçam ligeiramente antes das 11h30, que é a hora a que os guardas costumam desfilar para fora dos portões. E depois de passarem, podem ir embora porque a volta do percurso é enorme e não muito diferente do que já viram à saída dos portões. Poupem esse tempo. 

Onde ver? Os melhores sítios para verem o Render da Guarda e captarem as fotografias mais bonitas é nas laterais dos portões de Buckingham. O palácio tem 3 portões, mas os guardas saem sempre pelos dois portões laterais. É indiferente de que lado ficam. Este é também o sítio mais simpático para conseguirem ir embora.

Carteiristas: Este é um dos eventos onde ocorrem mais furtos e roubos a turistas, por se aproveitarem da distração. Evitem ter telemóveis ou eletrónicos nos bolsos e mantenham as vossas mochilas, malas ou outros pertences valiosos à vossa frente, nunca nas costas. Será escusado dizer aos pais, mas mantenham um olho mais vigilante nas crianças.

Segurança: Embora isto pareça uma grande atração turística, a verdade é que o Render da Guarda é uma operação militar com muita vigilância e cuidados. Isto significa que, enquanto acontece, muitos acessos a ruas estão interditos – pedestres incluídos – e que existem momentos em que a polícia não vos autoriza que saiam do vosso lugar. Tenham isso em conta na hora de escolher um local para assistir – não fiquem num sítio muito claustrofóbico nem cheguem demasiado cedo porque depois não têm autorização da polícia para sair. 

Pequenos cuidados: Coisas que são básicas, mas que, às vezes, esquecemos: colocar bastante protetor solar (Londres é estereotipada como uma cidade nublada, mas, meus amigos, oh se faz Sol…), ter garrafas de água por perto, usar chapéu/boné e calçado confortável. 

É um aparato e tanto, certo? Mas tenho uma dica para apreciarem esta cerimónia com muito mais descontração e menos 90% de pessoas: assistam ao Render da Guarda na Torre de Londres. É muito mais pequenina, claro, e não tem a magnitude do Render da Guarda no Palácio de Buckingham, mas decorre exatamente nos mesmos dias/horário, conseguem ver bem de perto e ainda têm um complexo incrível para visitar e conhecer. Be smart!

1 comentário

  1. Sempre achei giro a vestimenta dos guardas, mas realmente é um grande aparato. Obrigada pelas dicas! Londres está na lista de locais a visitar quando oportuno por isso todas as dicas que dás ajudam imenso. 🤍

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.