Portobello & Notting Hill


Kensington reserva-nos duas das zonas mais icónicas de Londres: Portobello e Notting Hill. Ambas são familiares e fazem parte do culto popular, literário e cinematográfico de uma centena de referências, e se antes eram dois lugares muito conhecidos pela gentrificação, hoje reservam alguns dos bairros mais caros da cidade. 


Portobello Road era, na verdade, mais conhecida como Green Lane até ao séc. XVIII, mas hoje em dia não há ninguém que não a identifique pelo seu nome mais recente. Para além das suas fachadas bem coloridas – que eu achei curioso e que me remeteram para as portas coloridas de Dublin – todos os sábados, decorre o mais famoso mercado do Reino Unido, o Portobello Road Market. Começou por ser, no séc. XIX um mercado para agricultores poderem vender as suas frutas e hortícolas, e embora esse elemento ainda se mantenha presente, a variedade de coisas que encontram à venda é tão extensa quanto o próprio mercado (desde vestuário, artigos em 2ª mão, artesanato, alfarrabistas, entre outros). 



O mercado tem abertura oficial às 10h da manhã, mas eu recomendo-vos que cheguem por volta das 9h. Não só a maioria das bancas já está montada e a postos, como a rua está também mais calma. Ver toda a oferta ao pormenor e encontrar achados requer paciência e espaço (algo que vai diminuído à medida que a manhã vai passando). 


Para além do mercado, vale a pena manterem os olhos abertos para encontrarem um mural do nosso artista Vhils, encomendada pelo próprio pub que ofereceu a fachada. Não foi uma obra consensual, já que muitos residentes não aceitaram a 100% esta obra, referindo que destoa das típicas fachadas coloridas e que existe algum elemento sombrio dos olhos durante a noite. São críticas que, na minha opinião, não só não fazem sentido como reforçam a mensagem do próprio artista, que criou o mural como um lembrete do quanto inúmeros lugares marcados pela segregação e gentrificação são, hoje, lugares populares e direcionados para classes sociais mais altas. 


Já Notting Hill é, sem dúvida, icónica pelas suas concept stores, casas dignas de boneca e, claro, pela The Notting Hill Bookshop, originada pelo filme Notting Hill – mas, sobre isso, falamos num outro artigo. 


Para recomendações finais, apenas particular atenção com os vossos pertences – é uma zona com grande concentração de carteiristas – e que aproveitem para espreitar as lojas que ficam escondidas atrás das bancas – encontram verdadeiras concept stores incríveis como livrarias independentes, bijuterias, galerias e cafés deliciosos.

2 comentários

  1. vou a londres em abril e kEEP THESE ARTICLES COMING, estou a anotar tudo. obrigada 🫶🏼

    ResponderEliminar
  2. Um local que acho que iria gostar de visitar. Que fotos bonitas, Inês!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.