Christmas Bucketlist 2022


Já estamos abraçados a dezembro há uns dias, mas não podia faltar. A lista de programas e atividades de Natal que desejo muito cumprir. Confesso, o espírito natalício tem estado a meio-gás – sei que não parece! -, mas não me cobro por isso e, na verdade, até tenho deixado que seja o que tem de ser. Que me traga o conforto na hora certa e, possivelmente, com a ajuda destas ideias que cheiram a canela e gengibre. 

Ir a um concerto de Natal 
Se me acompanham há algum tempo, sabem que eu e a minha avó temos a tradição de todos os Natais irmos ver juntas um bailado. É um momento que adoramos, mas, este ano, o cartaz não estava muito apelativo – já tínhamos visto o bailado ou a companhia não era a nossa predileta. Optámos, então, por dar um twist a uma tradição que nos enche de ternura e escolhemos, desta vez, assistir a um concerto de Natal. Não podia estar mais contente – música ao vivo deixa-me sempre feliz e nostálgica -, mas estou ansiosa por levar alguém que estimo muito a uma experiência quase mágica, à luz das velas. A tradição deve ser como o barro – moldável e com o objetivo último de nos deixar felizes. 

O passeio para ver as luzes
Não importa a idade ou o espírito, acho que nunca irei deixar de gostar de ver as luzes de Natal. Este ano, com um sabor agridoce, não o consigo esquecer. Junto da companhia da família e de amigas, estou pronta para aquecer as mãos numa bebida quentinha, ver as cidades vestidas de luz e captar registos bonitos. E mesmo com o frio gelado que deixa o meu nariz em modo Rodolfo, é sempre um programa que me deixa quentinha por dentro. 

Brunch de Natal
Este ano, bem especial! Pela altura do meu aniversário, tínhamos tentado marcar mesa num brunch bem especial, mas sem sorte. Eis que protelámos para uma época mágica e que iremos celebrar um ‘Nataniversário’, com delícias no prato e à mesa. Estou ansiosa pela experiência e por escrever mais um momento especial na memória. 

Christmas surprise book box
Pela primeira vez (de sempre!) comprei uma box surpresa de livros. Foi um pequeno capricho – e sim, também eu não acredito que demorei tanto tempo a fazê-lo -, mas confesso que sou muito desconfiada e que acho sempre que o valor da caixa não compensa o valor individual dos miminhos. Mas eu confio muito no bom gosto da INDIE – Not a Bookshop e decidi aderir à caixa de Natal surpresa que elas prepararam – com livros e outros miminhos. Estou a fazer figas para que seja uma estreia em grande e o meu lado nerd está a rejubilar. 

Desacelerar
Acho que quem me foi acompanhando mais por perto percebeu que 2022 não foi um ano gentil por estes lados. E, acima de tudo, senti que foi um ano com um andamento alucinante. Por isso, estive nos últimos tempos a preparar tudo aquilo que é dependente de mim (a nível profissional, social, nos projetos que abracei) para que, mais perto do Natal e na reta final de dezembro, possa largar mão e desacelerar. De apenas pensar no que me apetece fazer, de descansar, de recarregar energias depois de tantos desafios. Não me quero obrigar a nada nem me sentir cobrada com nada. É um plano etéreo, mas estou muito empenhada para não dar a menor satisfação ao mundo a partir de 22 de dezembro. E honestamente? Nem acredito que acredito no que estou a escrever, mas mereço. 

O dia na casa da avó
Qualquer dia do ano é gostoso para visitar a casa da avó. Umas vezes, com visitas mais breves, outras em que começo com as novidades no sofá e termino à mesa, com eles, que me concedem todos os desejos e caprichos do mundo – mesmo quando nem os mereço. Mas há um dia em que vocês saberão sempre onde estou: 24 de dezembro é o dia na casa da avó. Sou sempre a primeira a chegar, mas ainda assim a cozinha já cheira a canela, laranja, cravinho e cozido. No dia 24, a cozinha e eu sinalizamos tréguas e continuo o legado das receitas de doces e gostosuras de Natal da minha avó – com a sua supervisão, com o seu toque mágico, aquela última mexidela com a colher de pau que soluciona quase tudo no mundo. O João junta-se a nós pouco tempo depois, com música, momentos de prova – os Chefs merecem! – e uma tradição que dá folga à cozinha: a pizza, sempre pedida no almoço de 24 e que nos permite um momento de pausa na sala com a transmissão de um bailado na TV – para meu deleite e da minha avó e para insatisfação do João. É um dos meus dias preferidos do ano.

Quais são os vossos planos para dezembro?

5 comentários

  1. Vou fazer muitos concertos de Natal e queria ir a vários sítios ver as luzes e mercados de Natal, aldeias e cidades bem específicas perto de mim.
    E, este ano, preparei uma enorme lista de filmes de Natal que comecei a ver desde o início do mês, a maior parte deles clássicos muito antigos. Uns para ver pela primeira vez e outros (poucos) para rever. Só para entrar melhor no espírito.
    Também tenho feito muitos jantares com os meus amigos, em minha casa e fazemos sempre uma jogatana de jogos de tabuleiro.
    E, como vivo na aldeia, na zona da Serra da Estrela, gosto muito de fazer uma caminhada de manhã, pelos campos da aldeia, quando ainda está tudo muito molhado do orvalho, o nevoeiro da manhã com o sol a espreitar e um frio muito bom. É algo que me inspira e deixa cheio de espírito.

    ResponderEliminar
  2. Ver um filme de Natal, à noite, só com as luzes da árvore a piscar, é algo que me dá uma certa tranquilidade e me faz sentir num filme. Só tenho pena de não poder ter uma lareira nessa divisão da casa.
    E, como já acontece todos os anos, a minha playlist de Natal que há muitos anos me acompanhava no meu iPod e agora passei para o Spotify.

    https://open.spotify.com/playlist/1lA42tC1kfRn0Mnje3zuny?si=3d8202c28b3d4ea6


    ******

    ResponderEliminar
  3. Luzes, velas, mãos dadas, doces, presentes, música, lareira, família e um cheirinho de canela...

    ResponderEliminar
  4. Aproveitar cada dia para descansar, melhorar certas rotinas....daqui adiante, quero regularizar a ansiedade, ser mais otimista, ler mais em vez de estar ao telemóvel e escrever sem pensar muito 🫶

    Beijinhosssss,
    Lyne, Imperium Blog

    ResponderEliminar
  5. Notei que este ano não entrei realmente no espírito de Natal. No dia 23 à noite ainda fui a um mercadinho e confesso que por momentos fui invadida por aquela alegria e magia, mas ter acordado doente no dia 24 não ajudou muito. Acabou por ser um Natal diferente e a meio gás. Acontece. Para o ano será melhor, certamente. 🤍 Espero que tenhas tido um natal incrível em casa da avó. ✨

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.