A Decoração de Natal 2022


Há tradições inquebráveis, e no Natal temos algumas. A começar pela decoração. Dia 1 de dezembro é um dia que sabemos estar reservado à família e, principalmente, à casa – de a vestir a preceito para o Natal, com luzes, pormenores e, claro, a árvore de Natal. 


Este é um verdadeiro trabalho de equipa: há um chá de Natal para preparar e arrefecer nas chávenas – e para nos aquecer e inspirar enquanto decoramos tudo – caixotes para transportar para a sala, luzes para testar e, claro, uma playlist de Natal para tocar – e para nos fazer cantar os refrões a plenos pulmões. 



A minha sala é muito mais bonita com a nossa árvore. Está presente em qualquer canto e, quando chego a casa e a vejo a espreitar, já iluminada, dá-me uma sensação de conforto e nostalgia – de me sentir pequenina outra vez. Todos os elementos da nossa árvore contam histórias – alguns remetem para as nossas histórias de Natal preferidas, outros fazem mesmo parte das nossas histórias – e é um detalhe que eu adoro: esta árvore não podia ser de mais ninguém. 


A maior logística do dia está reservada para a vila natal. Lembro-me de ser pequenina e de os vidros da Luisinha ficarem embaciados e com um nariz de porquinho enquanto eu tinha vontade de me fundir na montra para admirar ainda mais de perto a vila natal que ela sempre prepara, todos os anos, na loja. Dos olhos brilhantes da minha mãe a dizer ‘um dia teremos a nossa’. E, anos depois, termos mesmo. Uma coleção feita com tempo, paciência e muito amor. 




Cada casinha foi escolhida e guardada a dedo, e a paisagem é um verdadeiro desafio de arquitetura reservado para o mais novo da família – com uma paciência interminável para esta tarefa e uma orientação para o detalhe que escapa a muitos. Todos contribuímos: há um pedaço de nós – da nossa nostalgia, das nossas recriações de infância, da nossa criatividade – em cada pormenor. 



Terminamos sempre com um cansaço bom, com as pálpebras pesadas de sono e o sofá convidativo. Uns brindes de chocolate quente ou chá celebram a missão cumprida.

3 comentários

  1. Sabes que há anos que não monto uma árvore cá em casa? Tínhamos o hábito, mas perdemo-lo quando a celebração passou a ser na casa da minha avó paterna. Além de dar muito trabalho a montar hahah sei que faz parte do ritual, decorar todos os cantos....mas prefiro ver do que fazer. Gosto que o espaço coincida com certas celebrações, só que o natal não é uma delas. No entanto, adoro ver as decorações, seja na rua como nas casas dos demais 🥰
    Beijo grande,

    Lyne, Imperium Blog

    ResponderEliminar
  2. Que bonito! Vocês empenham-se mesmo. 🤍✨

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.