2022 | TOP20 Aleatório


Será sempre o meu TOP20 preferido de criar. A diversidade de coisas que posso – e quero! – destacar faz com que este seja o TOP mais divertido e descomprometido de fazer. 

Comida, moda, tecnologia e projetos são alguns dos destaques que vão encontrar por aqui, este ano. Como sempre, por ordem alfabética. 

ANDORINHAS
_________________________

Assim, genérico, porque este ano fui tão preenchida por elas que, se as incluísse uma a uma, não me sobravam muitos lugares para outros favoritos – e que honrada fico eu por ser tão (bem) lembrada com este passarinho tão simbólico. O colar de andorinhas oferecido pela mãe, o esboço de andorinhas feito pela Lyne, a andorinha bordada pela Joana, as andorinhas oferecidas pela Carolina (…). Para mim, todas elas simbólicas de voos, de abrir asas e de não ter medo de voar. Sou grata por cada uma delas e por todo o amor colocado nestes miminhos. 

BALM GLOSSIER
_________________________

Nunca fui propriamente fiel a um bálsamo labial – ia experimentando diferentes fórmulas e marcas -, mas o bálsamo da Glossier convenceu-me como nenhum outro. É saboroso, muito cremoso e, quando coloco antes de me deitar, de manhã ainda sinto o produto nos lábios. Tenho em três variações, mas a birthday balm dotcom é a minha favorita de todas. 

BLOCO 'INÊS'
_________________________

Em Zurique, personalizei um bloco de notas lindíssimo com o meu nome e, desde então, tem sido o meu caderno para encapsular frases, pensamentos ou citações com que me tenho cruzado e que encerram muito bem o que vou sentindo (quase como que para preservar quais eram as minhas inspirações e inquietações desta altura). A cor é fenomenal e tem sido uma presença constante na minha secretária. 

BOLACHAS DE OVOMALTINE
_________________________

Em Zurique, comprei umas bolachas de Ovomaltine e, desde então, sempre que uns amigos da família vêm da Suíça, eu peço que deixem um espacinho na mala para mas trazerem. São absolutamente deliciosas e nada a que eu consiga comparar cá em Portugal – nem mesmo noutros países (sim, eu aproveitei as minhas viagens para procurar pelas bolachas e parecem só existir na Suíça). 

CALÇAS PRETAS H&M
_________________________

O meu guarda-roupa manteve-se praticamente o mesmo durante 2022, mas estas calças pretas da H&M entraram na equipa e foram as minhas preferidas de sempre. Usei-as até à exaustão: nos coordenados de verão, no inverno, na Ópera de Viena, conjugada para um look casual (…). E têm um total de 0 borbotos depois de tanto uso e lavagem. Não vincam (perfeitas para levar para viagem!) e favorecem a minha fisionomia. Amei tanto que – embora nunca faça isto – encomendei o mesmo modelo numa cor diferente. 

CANON 850D
_________________________

É quase inacreditável pensar que só este ano tive a minha primeira DSLR. Mas chegou no ano perfeito e captou milhares de registos bonitos. Foi comigo para viagens, passeios simples e sinto que elevou um pouco a qualidade dos conteúdos fotográficos do blogue. Ainda a uso de forma muito amadora e não consegui explorar até onde é que ela consegue ir, mas diria que é o modelo perfeito para quem quer uma máquina profissional que seja também amiga de quem ainda está a aprender e queira fotografias bonitinhas pelo caminho. Foi a minha parceira! 

COBERTOR PESADO
_________________________

Foi a minha melhor descoberta de 2022, de longe. De tal forma que, quando durmo fora de casa, sinto falta dele. O meu cobertor pesado é no modelo individual, pesa 6kg e dá a melhor sensação de relaxamento ao deitar. É uma tensão muito prazerosa, quase como que um abraço. E quando saio da cama, sinto-me leve como uma pluma. Para mim, funcionou na perfeição também no verão, uma vez que não retém calor. Se gostam de dormir com peso, recomendo de olhos fechados (pun intended!). Comprem sem medo de serem (ou dormirem) felizes. 

CREME DOVE BODY LOVE - LOTUS FLOWER
_________________________

A par dos bálsamos labiais, também nunca fui muito fiel a loções corporais, mas esta da Dove fez-me demonstrar lealdade. É o cheirinho que sempre quis num creme, especialmente, depois de passar na pele. O cheiro é suave, mescla muito bem com o meu perfume e deixa um aroma maravilhoso na roupa. Costumava ser um pouco desleixada a passar creme no inverno, confesso, mas com este não falho um dia. 

DRÖMSÄCK
_________________________

Ter uma profissão que me permite trabalhar a partir de, praticamente, qualquer lugar fez com que quisesse encontrar uma mochila à altura desta rotina tão móvel. Adorei a versatilidade do modelo Drömsäck da IKEA por, em segundos, passar de tote bag para mochila (e vice-versa). Tem vários bolsos de arrumação, é acolchoada por dentro, não se suja com facilidade e o seu tom discreto, combinado com um modelo mais contemporâneo fazem com que não pareça aquelas mochilas gigantes de IT – porque os meus tempos de tartaruga já lá vão (ainda há por aí algum leitor do tempo #VidaDeTartaruga??). Consigo levar tudo o que preciso e ter uma aliada que vai ao encontro do meu gosto. 

ILUSTRAÇÃO KOKORO
_________________________

Já falei tanto dela que não me vou alongar muito. Ter a oportunidade de ter uma recordação carinhosa e cheia de identidade das minhas meninas, juntas, foi algo que me deixou emocionada e com a sensação de sorte por fazerem parte da minha família. O meu pedido foi recebido com todo o carinho e dignidade, o que também me fez ficar muito fã do serviço de ilustração. Eles tratam as histórias dos vossos patudos com o carinho que merecem. 

LUMIE 300
_________________________

Esta é a sunrise lamp. E acreditem porque saturei-me de reviews. Procurei e pesquisei sobre tantos modelos e funcionalidades – todas com reviews muito inconclusivas para o investimento que acarreta, ou de que estavam desiludidos com a potência da luz – que até tive de fazer uma pausa por uns tempos e não procurar mais. E depois encontrei a Lumie 300 e confirmo que é maravilhosa para quem quer acordar de uma forma natural e sem os micro-sustos dos alarmes. A intensidade máxima da luz dá perfeitamente para servir de candeeiro de leitura e, embora seja bastante minimalista no que toca a funcionalidades, cumpre com excelência o seu objetivo e ainda tem um modo sunset que é absolutamente perfeito para induzir o sono. A par do meu cobertor pesado, já não a troco por nada. 

NINTENDO SWITCH
_________________________

A reta final de 2021 e 2022 foram propícias para descobrir o lado divertido, mas também relaxante, dos videojogos. Embora não seja a maior fanática de jogos de grande ação, podem contar comigo para jogos mais simples, descontraídos e reconfortantes, apropriados para o horário que tenho disponível para jogar. E tudo isto colmatou na aquisição de uma Nintendo Switch, que tem sido a minha fiel parceira dos momentos de sofá. Adoro jogar algo reconfortante enquanto oiço um podcast, por exemplo. 

OURO SOBRE AZUL
_________________________

Mesmo no começo do ano, descobri o podcast da Salomé e soube de imediato que seria o meu podcast preferido – de tal forma que ascendeu ao número 1 dos mais ouvidos no meu Spotify. Mas o que eu nunca conseguiria imaginar é que iria participar nesse mesmo podcast como convidada num episódio. Foi o meu momento de fangirl total. A Salomé tem uma voz reconfortante e traz sempre temas que dão gosto em ouvir, inspirar e refletir. Nunca o oiço a fazer outras coisas: o Ouro Sobre Azul é um momento para mim, em que faço uma chávena de chá, enrosco-me e fico concentrada a ouvir e relaxar. Perfeitinho. 

POEMA ARS POÉTICA
_________________________

Desde o ano passado que acompanho o projeto Ars Poetica, uma série de poetas que se juntam em alguns parques do mundo e a quem podemos pedir um poema gratuito que eles vão escrever com base na fase de vida que estamos a passar ou o que estamos a sentir. Ainda não existe essa dinâmica cá em Portugal, mas duas das poetisas do projeto vieram a Lisboa e, numa das tardes, fizeram esta dinâmica e tive oportunidade de testemunhar em primeira mão. Elas perguntaram-me o que andava a sentir ultimamente e respondi que estava a redescobrir-me, a perceber o que é que ainda gostava ou não, que novos traços e interesses é que eu tenho, quase como se estivesse a recuperar tempo perdido e novidades com uma amiga de longa data, mas que não via há algum tempo. E o poema que elas criaram foi este: 

“Today, the sun hits different, 
I wake up and shake 
hands with this new self in the mirror. 

enchanté 

what wonders do you, this 
glorious self, have 
for me today?” 

Tenho-o virado para mim na parede da secretária como um lembrete especial.

PUZZLES
_________________________

A descoberta dos puzzles foi verdadeiramente aleatória, mas uma solução que surgiu numa fase do ano em que estava com um loop de pensamentos ruminantes e em que não estava a conseguir proporcionar-me autocuidado. Encontrar os puzzles foi uma forma de me manter concentrada numa tarefa e não deixar os pensamentos intrusivos ganharem enquanto conseguia ouvir música ou um podcast. É um passatempo tão fabuloso que, mesmo tendo melhorado e tendo saído daquele rabbit hole, mantive o hobby por ser analógico, divertido e estimulante. Sou, no entanto, criteriosa nos puzzles que escolho: nunca menos de 1000 peças e gosto que sejam ilustrações bonitinhas. Desenhos cómicos ou fotografias de monumentos ou posters de cinema não são para mim. 

RELÓGIO SWATCH MONDRIAN
_________________________

Estava a precisar de dar reforma ao meu relógio de pulso e o escolhido foi uma edição limitada do Centre Pompidou com a Swatch, onde escolhi o modelo com o quadro do Mondrian, um dos meus pintores preferidos. Adoro que tenha uma linha intemporal e que conjugue com praticamente todo o meu armário, sem que perca a personalidade – porque qualquer pessoa que conheça o quadro, quando vê o meu relógio, aponta para ele e quebramos o gelo com uma conversa. Adoro-o por ser divertido, clássico e criativo na medida certa. 

SPARK HAPPINESS - 50 WAYS TO CELEBRATE THE EVERYDAY
_________________________

Não sei o que aconteceu no Natal passado, mas desembrulhei três desafios diferentes – de três destinatários diferentes! Acabei por guardar um deles para 2023, mas estes fósforos marcaram o meu ano. Todas as semanas, tirei aleatoriamente um fósforo e tentei cumprir o desafio proposto. Quando cumpria, escrevia uma nota rápida com a data e a forma como o cumpri e guardei numa caixa. A verdade é que não o terminei – dos 50 fósforos, só não consegui cumprir 5, mas por não serem realistas ao contexto que estou a viver, de momento -, mas diria que o balanço final foi um sucesso e achei o desafio mesmo especial. Como os fósforos mantém-se intactos e reutilizáveis, pensei em passar o desafio para outra pessoa que o encare com o mesmo carinho e sentido de desafio. 

THE CHARACTERS CLUB
_________________________

O meu clube do livro com a Carolina ultrapassou todas as nossas expectativas e tem sido uma fonte de desafios e conforto. Sinto que o nosso principal objetivo de promover um sentido de familiaridade e pertença num clube de verdade tem sido cumprido (membros, ralhem comigo se estou errada!) e isso deixa-me muito feliz. É incrível poder partilhar descontraidamente as minhas leituras com outros leitores e de termos sempre um momento de reunião onde falamos de uma história em comum e trocamos ideias (e alguns memes, porque não?). Temos sempre ideias na gaveta – se já me conhecem a mim e à Carolina, isto não é surpreendente – e quero muito descobrir como vamos colocá-las em prática nos próximos tempos. 

TOTE BAG LEONOR
________________________

A tote bag que leva o meu coração é mesmo esta que a Leonor bordou especialmente para mim, com uma frase que me diz muito. Sinto-me sempre muito honrada quando testemunho de uma forma tão carinhosa o talento das pessoas que estimo porque são o reflexo de uma generosidade que levou horas de dedicação a estar completa. Já dei por mim em alguns lugares com as pessoas a olharem atentamente para a tote bag e a tentarem ler a mensagem, algo que me deixa sempre contente. Já imaginaram o bom que é estarmos nas nossas vidas e rotinas e cruzarmo-nos com algo tão esperançoso?

Contem-me: quais foram as vossas aleatoriedades preferidas de 2022?

2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 | 2020 | 2021

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.