Dicas e Factos Sobre Berlim II


Ampelmänncher | Quando estiverem a passear pelas ruas de Berlim, vão reparar que alguns semáforos têm um caricato homenzinho de chapéu. O seu nome oficial é ampelmänncher e, além de um traço característico da cidade, são um dos poucos vestígios que restam da extinta República Democrática Alemã (que correspondia ao território soviético). Quase todos os vestígios da Berlim Oriental foram uniformizados, mas estes semáforos são a exceção. Assim, quando estiverem na capital e não souberem em que (antiga) parte é que estão, basta olharem para os semáforos e saberão! 


Currywurst | Uma das especialidades alemãs pode ser encontrada em quase todas as esquinas de Berlim: a currywurst é uma salsicha bratwurst temperada com caril e que, tipicamente, é servida com batatas fritas e molhos à escolha (às vezes, também pode vir com cebola). À semelhança da Suíça, salsichas não estão na minha lista de alimentos preferidos, mas esta vale a pena provar – e muitos lugares já servem alternativas vegan desta salsicha. 


Estudantes | Uma vez que quase todos os museus de Berlim têm custo de entrada (e alguns, bem salgado), recomendo-vos que, se forem portadores de cartões de estudante, os levem, já que o desconto é significativo. Mas preparem-se para uma detalhada investigação do cartão! 

Língua | Sendo uma cidade adaptada para o turismo, o inglês chega a todo o lado, mas não é uma língua universal. A maioria dos funcionários tem relutância em falar inglês. Será um diálogo que exige paciência. 


II Guerra Mundial | Berlim é também conhecida como a cidade dos memoriais, e não é para menos: pesa-lhe um passado triste, ao qual procura prestar clemência. A maioria dos monumentos foi restaurada, a tolerância para quaisquer manifestações de extrema direita (a brincar ou não) é zero e a cidade procurou homenagear as vítimas da forma possível. Ainda assim, vão encontrar algumas zonas de monumentos e ruas que ainda têm vestígios da guerra, com danos provocados por balas e bombas. Uma cicatriz do que não deve ser esquecido. 

Turismo | Sendo uma cidade altamente cosmopolita e adaptada ao turismo, os horários são muito alargados e os dias de encerramento são quase inexistentes. É importante confirmar caso a caso, claro, mas o mais certo é que possam planear a vossa viagem conforme o horário e ritmo que vos apetecer.


E assim terminamos a nossa viagem juntos por Berlim. Espero que tenham gostado e que tenha conseguido passar-vos a identidade única desta cidade!

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.