PASSAPORTE | Palácio de Charlottenburg


Schloss Charlottenburg é o maior e mais simbólico palácio de Berlim. É também um dos pontos turísticos mais afastados do roteiro turístico habitual, pelo que, se estão numa primeira visita a Berlim – e o mais provável será ficarem pelas áreas mais nucleares da cidade -, é importante anteciparem este desvio. 


O Palácio de Charlottenburg nasceu e cresceu num cruzamento entre a nobreza de Brandemburgo, reis da Prússia e imperadores alemães. Um cruzamento de tantas gerações e Eras só poderia resultar numa igual variedade de correntes arquitetónicas e decorativas, desde o Barroco à influência do séc. XX.


Ainda assim, a figura mais associada ao palácio é também aquela que lhe atribuiu o nome: a Rainha Sophia Charlotte era uma mulher notável, apaixonada pelas artes e pela ciência. A sua inteligência e interesse por aquilo que ainda não era considerado ‘adequado’ no crescimento intelectual das mulheres tornou-a numa soberana à frente do seu tempo e numa impulsionadora da ciência e arte não só durante o seu reinado, como também nos espaços que podemos visitar no Palácio. 


Infelizmente, a II Guerra Mundial provocou danos graves ao Palácio de Charlottenburg e exigiu que várias partes deste complexo fossem reconstruídas e restauradas num processo que levou cerca de 20 anos. Ainda assim, alguns elementos foram irreparáveis e perderam-se para sempre – os mais fáceis de identificar são os quartos com paredes ou tetos brancos, sem papel de parede ou tapeçaria, em que apenas através do áudio-guia e da imaginação podemos ter uma descrição de como seriam, já que a guerra levou a melhor sobre a arte. 


A sumptuosidade dos salões e quartos não vos vai passar despercebida, assim como as coleções de arte notáveis. Tentando manter o mais possível a disposição do mobiliário e decoração fiel ao original, todos os interiores são de encantar, mas alguns dos salões de destaque vão para a Sala da Porcelana, o Quarto de Friedrich I (Rei e marido da Rainha Sophia Charlotte) e a Sala Dourada. 



Inspirado no Palácio de Versailles, esta antiga residência de verão reserva-nos também um jardim fabuloso que se estende para um parque público, para o qual vos recomendo reservarem algum tempo para passearem e apreciarem a paisagem, o lago e os recantos tão românticos. 



O mais incrível? Embora a visita ao Palácio seja de acesso pago – mas com direito a áudio-guia, o que torna tudo mais interessante! – os jardins e parque são públicos e neles podemos encontrar muitos locais a aproveitar estes espaços para correr, fazer piqueniques, ler e ter encontros de amigos e família. Sinto que temos muita sorte por Portugal ser excecional em muita coisa, mas no que toca a parques públicos, acho que o resto da Europa é imbatível; dá gosto de caminhar por jardins tão arranjados e parques de km, onde há sempre um refúgio para se estar sossegado a apanhar sol, a ler ou a namorar. 



O Palácio de Charlottenburg foi uma das minhas visitas preferidas de Berlim e um ponto turístico, na minha opinião, a não perder.

2 comentários

  1. Guardo os teus posts sobre viagens numa caixinha (uma com andorinhas cravadas e cheiro a earl grey), um dia, hei-de seguir as recomendações, com a minha mala verde às flores, e lembrar-me da tua cor-de-rosa.

    ResponderEliminar
  2. Fotos lindas, como sempre. Obrigada por partilhares as tuas viagens connosco. 🤍

    Segue-me:
    Blog | Instagram

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.