PASSAPORTE | Zürich Postcards


Zurique ficará para sempre no meu coração como a primeira viagem internacional desde todo o caos da pandemia e todas as transformações que isso trouxe. Talvez as emoções melhorem com o passar do tempo, mas parece ter ficado no passado a descontração com que planeávamos uma viagem e com que íamos para o aeroporto. À data da nossa viagem, tivemos o stress dos isolamentos, testes, certificados e vacinações. Ver toda a gente de máscara num local fechado e com muitas pessoas é, ainda, avassalador e influencia, sem dúvida, o espírito de viagem. 



A Suíça foi o meu primeiro destino com forte influência germânica e, admito, Zurique não foi um amor à primeira vista. Esperava outra coisa, talvez algo mais pitoresco, embora genuinidade não lhes falte. Estão longe de querer agradar a turistas. 



Onde realmente a Suíça ganhou o meu coração foi no campo, nas paisagens de montanha, lago e planícies. Um retrato inesquecível de um país que quero voltar a ver, mas nesta roupagem. 



De Zurique, fica-me a recordação da proximidade, de tudo poder ser absorvido, passeado e desfrutado a pé. As montras bonitas, as ruas limpas, a simpatia das pessoas, as casas que sobreviveram ao tempo e nos recordam o que é que foi, em tempos, a influência alemã neste território. Há uma sinergia bonita entre a modernidade e a tradição, onde tudo funciona e se mescla. Zurique pareceu-me cinzenta algumas vezes, mas a paisagem colorida do lago ameniza e traz a cor que procuramos. 



Sinceramente, não regressaria a Zurique, mas quero muito regressar à Suíça e ver mais. Não é uma cidade que me tenha marcado, embora, para a minha companhia, tenha sido a primeira vez que se sentiu em casa noutro lugar, onde não se sentiu estrangeiro. E isso é sempre especial de testemunhar – por ser tão raro, por ser tão particular. 



Zurique é cinzenta, mas não é fria. É tradicional, mas não é pitoresca. É cara, mas tem as rugas de uma aldeia. É charmosa, mas não é elegante. É ostensiva, mesmo tendo raízes muito humildes. É contraditória e um pouco paradoxal. Mas não seremos todos um pouco assim?

2 comentários

  1. Adorei as fotos e fiquei com vontade de visitar, confesso. 😉

    ResponderEliminar
  2. Quero muito visitar a Suíça, sobretudo por causa das paisagens naturais!!!! 😮 Tenho de lá ir na época da neve hehe e quando a mesma passar, para ter um vislumbre sobre os campos verdes 🤩

    Beijocas,
    Lyne, Imperium BlogCongresso Botânico - PodcastLivro DQNT

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.