PASSAPORTE | Bibliothek Rechtswissenschaft


Uma das coisas que mais gosto de fazer quando planeio uma viagem é descobrir os cantinhos escondidos dos guias turísticos, aqueles que nos fazem sentir que sabemos um segredo. E a biblioteca da faculdade de direito, em Zurique, é um desses lugares. 


Já tinha o hábito de espreitar as universidades dos lugares por onde passava – uma curiosidade que se aguçou quando eu própria fui aluna universitária e que, desde então, nunca mais perdi -, mas desta vez tínhamos uma meta definida, até porque esta biblioteca é a delícia de qualquer amante de arquitetura, fotografia e bibliotecas, no geral. 


O exterior sóbrio não deixa adivinhar o interior inacreditável que o arquiteto Calatrava preparou. Se este nome não vos é estranho, é natural: este famoso arquiteto espanhol foi também o responsável pela nossa Gare do Oriente, em Lisboa, pela ponte Samuel Beckett, em Dublin (podem ver aqui) e muitas outras obras fascinantes espalhadas pelo mundo. 


Erguendo-se nuns majestosos 30 metros de altura, o efeito proporcionado pelos balcões de madeira na biblioteca é inacreditável e merece ser visto de vários ângulos e perspetivas. Talvez a parte mais extraordinária é perceber que todos aqueles balcões estão suspensos do teto da cúpula, e não suportados no chão. 


É uma visita rápida, até porque não é permitido subir até à biblioteca a não ser que sejam estudantes – ou tenham ar de estudantes, que foi o que nos aconteceu e nos permitiu tirar estas fotografias com perspetivas mais interessantes do projeto. A entrada é gratuita – aproveitem, já que existem tão poucas atrações em Zurique grátis.

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.