sábado, 23 de abril de 2022

PASSAPORTE | Bibliothek Rechtswissenschaft


Uma das coisas que mais gosto de fazer quando planeio uma viagem é descobrir os cantinhos escondidos dos guias turísticos, aqueles que nos fazem sentir que sabemos um segredo. E a biblioteca da faculdade de direito, em Zurique, é um desses lugares. 


Já tinha o hábito de espreitar as universidades dos lugares por onde passava – uma curiosidade que se aguçou quando eu própria fui aluna universitária e que, desde então, nunca mais perdi -, mas desta vez tínhamos uma meta definida, até porque esta biblioteca é a delícia de qualquer amante de arquitetura, fotografia e bibliotecas, no geral. 


O exterior sóbrio não deixa adivinhar o interior inacreditável que o arquiteto Calatrava preparou. Se este nome não vos é estranho, é natural: este famoso arquiteto espanhol foi também o responsável pela nossa Gare do Oriente, em Lisboa, pela ponte Samuel Beckett, em Dublin (podem ver aqui) e muitas outras obras fascinantes espalhadas pelo mundo. 


Erguendo-se nuns majestosos 30 metros de altura, o efeito proporcionado pelos balcões de madeira na biblioteca é inacreditável e merece ser visto de vários ângulos e perspetivas. Talvez a parte mais extraordinária é perceber que todos aqueles balcões estão suspensos do teto da cúpula, e não suportados no chão. 


É uma visita rápida, até porque não é permitido subir até à biblioteca a não ser que sejam estudantes – ou tenham ar de estudantes, que foi o que nos aconteceu e nos permitiu tirar estas fotografias com perspetivas mais interessantes do projeto. A entrada é gratuita – aproveitem, já que existem tão poucas atrações em Zurique grátis.

1 comentário:

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)