BODY TALK | A Minha Rotina de Skincare


Se existisse algo simples, mas importante, que eu gostasse de insistir com a Inês do passado, seria a importância de cuidar da pele. Durante toda a minha adolescência – e no início da minha fase adulta – encostei-me muito à sombra da genética e não criei uma rotina de cuidados. Isso mudou e desde então tenho o hábito regular de cuidar de mim, com passos práticos e simples. Não tenho uma prateleira cheia de produtos, não tenho uma rotina de 20 passos – ainda não funciona para mim. O que vou partilhar não é a invenção da roda (e pode nem sequer fazer sentido para vocês/para a vossa pele), mas se vos incentivar a criarem a vossa rotina de skincare ou a descobrirem bons produtos, já valeu a pena! 

ROSTO
Sérum The Ordinary Ethylated Ascorbic Acid 15% Solution (dia): regra geral, recomenda-se que os séruns de vitamina C sejam introduzidos na rotina da manhã, por isso é a primeira coisa que aplico no rosto. Não aplico mais do que duas gotas. A percentagem e o facto de a vitamina C estar etilada faz com que o sérum seja mais gentil, mas mesmo assim só aplico dia sim, dia não. 

Como testar a reação de um produto? A primeira aplicação de qualquer produto (até cosmético) deve começar no pulso, já que é uma pele sensível e fina, com características semelhantes às do rosto. Se notarem desconforto, comichão ou sensibilidade, já sabem que o produto não é adequado para vocês. 

Cerave Moisturising Cream (dia/noite): Este é o meu creme hidratante básico do dia-a-dia. Não tem perfume, é recomendado para pele seca, mas a fórmula não é muito rica nem densa, espalhando-se bem no rosto e sem necessitar de muito produto para fazer toda a cobertura da pele. Tenho notado muita atenuação das linhas de expressão. A parte incrível deste produto é que tem 117ml (é muito raro cremes de rosto terem embalagens com tanta quantidade) e pode ser aplicado no corpo também (muito prático!). De dia, coloco-o após a pele ter absorvido o sérum (é rápido). 

Cien Med Rich Moisturising Face Cream (SOS): Este creme hidratante aplico apenas no inverno ou em destinos muito frios. Combate a agressão do frio na pele e impede que o rosto escame da desidratação. É um creme bem rico e adequado para a estação baixa, pelo que só o aplico nessas circunstâncias. 

Protetor Solar ISDIN Fusion Water SPF 50 (dia): Todos os dias do ano, saia ou não de casa, aplico sempre protetor solar e este é o meu preferido. Tem absorção total no rosto e deixa a pele matizada, a fórmula é aquosa e espalha na perfeição. Uma alternativa mais barata mas igualmente incrível, é o Nivea Sun Sensitive 0% Oleosidade – tem uma fórmula mais rica que a ISDIN e deixa a pele com uma luz que o ISDIN não oferece.

Curiosidades rápidas sobre protetores solares:
  • Mesmo que fiquem em casa, os raios solares que passam pela janela e a própria luz dos ecrãs danifica e envelhece muito a pele.  
  • Uma forma de terem a certeza de que o protetor solar está com a cobertura certa para vos proteger é fazerem um traço de creme no vosso indicador e médio (se for numa criança ou num rosto pequeno) ou no indicador, médio e anelar (num rosto de adulto/grande). 
  • O SPF não é referente à ‘potencia de proteção’ do protetor solar e sim ao tempo médio estimado de proteção. Um SPF 50 tem uma estimativa de proteção de 50 minutos, enquanto que o SPF 30 só terá de 30 minutos. Evidentemente que isto é uma aproximação e o ideal é aplicarem várias vezes e sempre que sentirem necessidade de reaplicar (com auxílio de sombra). 
Bioten Skin Moisture Micellar Cleansing Gel (noite): Este é o meu fiel gel de limpeza. Tem um cheiro agradável, fresco e pouco intrusivo. Uso para a lavagem diária do rosto e não sinto a pele ‘repuxada’ no final, nem avermelhada. 

Foreo Mini Luna (noite): Já muito se investigou sobre a FOREO e acredita-se até que possa ser placebo, mas se assim é, a manipulação está a resultar comigo porque noto diferenças desde que a uso. Aplico o gel e faço passagens circulares com o aparelho. Não o deixo no rosto mais do que um minuto. Tem uma durabilidade gigante (só ao fim de dois anos é que tive de trocar a pilha) e escolhi o modelo pequeno para que seja portátil nas bolsas de viagem. 
 
Rotina dia: Sérum + creme hidratante (Cerave ou Cien) + Protetor Solar (ISDIN ou Nívea) 
Rotina noite: Limpeza (Bioten + FOREO) + esfoliante labial (1 vez por semana, da LUSH) + creme hidratante (Cerave ou Cien) + protetor labial 

CORPO
 
Gel para pele seca Bio-Oil (noite): Este não é um creme de corpo comum. Tem uma fórmula bem rica e oleosa, onde o primeiro instinto é usar imenso produto para espalhar no corpo, mas garanto-vos que não é necessário; a própria embalagem recomenda que apliquem menos quantidade do que aplicariam em cremes tradicionais e que espalhem bem na pele. E o resultado é fantástico. Tenho pele muito seca no corpo (especialmente nas pernas) e desde então tenho sentido que a pele do corpo ficou com um aspeto mais saudável e hidratado. Se têm pele seca, é um must-have

Óleo Bio-Oil (noite): É um preferido das grávidas, mas eu também aplico este óleo. Seleciono regiões mais secas ou específicas para o aplicar (cotovelos, pés, zonas com cicatrizes ou estrias) porque sinto que faz a diferença, já que é um óleo bem rico. 

Protetor Solar Nivea Protect & Dry Touch SPF 50 (dia, primavera/verão): No verão, este é o meu protetor solar de corpo preferido. Barato, com toque seco (juro, a pele fica apenas com uma aparência luminosa e saudável, zero oleosa!), e com compromisso de proteção dos oceanos e da pele. 

Rotina de dia: Protetor solar (Nívea) 
Rotina de noite: Gel (Bio Oil) + Óleo (Bio Oil)

E esta é a minha rotina de skincare! Deixem nos comentários quais são os vossos produtos de skincare preferidos e qual o vosso tipo de pele. Vamos tentar ajudar-nos e tornar este post mais útil e diversificado!

1 comentário

  1. a pessoa sai desta publicação direitinha para o site da primor! Acho que vou levar algumas dicas e começar uma skin care routine, passo a passo. Assim inspirado no JCF, a skincare funciona e faz falta (na minha carinha laroca). Obrigada pelos conselhos e pelas informações em letrinhas pequeninas <3

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.