sábado, 29 de janeiro de 2022

BODY TALK | A Minha Rotina de Skincare


Se existisse algo simples, mas importante, que eu gostasse de insistir com a Inês do passado, seria a importância de cuidar da pele. Durante toda a minha adolescência – e no início da minha fase adulta – encostei-me muito à sombra da genética e não criei uma rotina de cuidados. Isso mudou e desde então tenho o hábito regular de cuidar de mim, com passos práticos e simples. Não tenho uma prateleira cheia de produtos, não tenho uma rotina de 20 passos – ainda não funciona para mim. O que vou partilhar não é a invenção da roda (e pode nem sequer fazer sentido para vocês/para a vossa pele), mas se vos incentivar a criarem a vossa rotina de skincare ou a descobrirem bons produtos, já valeu a pena! 

ROSTO
Sérum The Ordinary Ethylated Ascorbic Acid 15% Solution (dia): regra geral, recomenda-se que os séruns de vitamina C sejam introduzidos na rotina da manhã, por isso é a primeira coisa que aplico no rosto. Não aplico mais do que duas gotas. A percentagem e o facto de a vitamina C estar etilada faz com que o sérum seja mais gentil, mas mesmo assim só aplico dia sim, dia não. 

Como testar a reação de um produto? A primeira aplicação de qualquer produto (até cosmético) deve começar no pulso, já que é uma pele sensível e fina, com características semelhantes às do rosto. Se notarem desconforto, comichão ou sensibilidade, já sabem que o produto não é adequado para vocês. 

Cerave Moisturising Cream (dia/noite): Este é o meu creme hidratante básico do dia-a-dia. Não tem perfume, é recomendado para pele seca, mas a fórmula não é muito rica nem densa, espalhando-se bem no rosto e sem necessitar de muito produto para fazer toda a cobertura da pele. Tenho notado muita atenuação das linhas de expressão. A parte incrível deste produto é que tem 117ml (é muito raro cremes de rosto terem embalagens com tanta quantidade) e pode ser aplicado no corpo também (muito prático!). De dia, coloco-o após a pele ter absorvido o sérum (é rápido). 

Cien Med Rich Moisturising Face Cream (SOS): Este creme hidratante aplico apenas no inverno ou em destinos muito frios. Combate a agressão do frio na pele e impede que o rosto escame da desidratação. É um creme bem rico e adequado para a estação baixa, pelo que só o aplico nessas circunstâncias. 

Protetor Solar ISDIN Fusion Water SPF 50 (dia): Todos os dias do ano, saia ou não de casa, aplico sempre protetor solar e este é o meu preferido. Tem absorção total no rosto e deixa a pele matizada, a fórmula é aquosa e espalha na perfeição. Uma alternativa mais barata mas igualmente incrível, é o Nivea Sun Sensitive 0% Oleosidade – tem uma fórmula mais rica que a ISDIN e deixa a pele com uma luz que o ISDIN não oferece.

Curiosidades rápidas sobre protetores solares:
  • Mesmo que fiquem em casa, os raios solares que passam pela janela e a própria luz dos ecrãs danifica e envelhece muito a pele.  
  • Uma forma de terem a certeza de que o protetor solar está com a cobertura certa para vos proteger é fazerem um traço de creme no vosso indicador e médio (se for numa criança ou num rosto pequeno) ou no indicador, médio e anelar (num rosto de adulto/grande). 
  • O SPF não é referente à ‘potencia de proteção’ do protetor solar e sim ao tempo médio estimado de proteção. Um SPF 50 tem uma estimativa de proteção de 50 minutos, enquanto que o SPF 30 só terá de 30 minutos. Evidentemente que isto é uma aproximação e o ideal é aplicarem várias vezes e sempre que sentirem necessidade de reaplicar (com auxílio de sombra). 
Bioten Skin Moisture Micellar Cleansing Gel (noite): Este é o meu fiel gel de limpeza. Tem um cheiro agradável, fresco e pouco intrusivo. Uso para a lavagem diária do rosto e não sinto a pele ‘repuxada’ no final, nem avermelhada. 

Foreo Mini Luna (noite): Já muito se investigou sobre a FOREO e acredita-se até que possa ser placebo, mas se assim é, a manipulação está a resultar comigo porque noto diferenças desde que a uso. Aplico o gel e faço passagens circulares com o aparelho. Não o deixo no rosto mais do que um minuto. Tem uma durabilidade gigante (só ao fim de dois anos é que tive de trocar a pilha) e escolhi o modelo pequeno para que seja portátil nas bolsas de viagem. 
 
Rotina dia: Sérum + creme hidratante (Cerave ou Cien) + Protetor Solar (ISDIN ou Nívea) 
Rotina noite: Limpeza (Bioten + FOREO) + esfoliante labial (1 vez por semana, da LUSH) + creme hidratante (Cerave ou Cien) + protetor labial 

CORPO
 
Gel para pele seca Bio-Oil (noite): Este não é um creme de corpo comum. Tem uma fórmula bem rica e oleosa, onde o primeiro instinto é usar imenso produto para espalhar no corpo, mas garanto-vos que não é necessário; a própria embalagem recomenda que apliquem menos quantidade do que aplicariam em cremes tradicionais e que espalhem bem na pele. E o resultado é fantástico. Tenho pele muito seca no corpo (especialmente nas pernas) e desde então tenho sentido que a pele do corpo ficou com um aspeto mais saudável e hidratado. Se têm pele seca, é um must-have

Óleo Bio-Oil (noite): É um preferido das grávidas, mas eu também aplico este óleo. Seleciono regiões mais secas ou específicas para o aplicar (cotovelos, pés, zonas com cicatrizes ou estrias) porque sinto que faz a diferença, já que é um óleo bem rico. 

Protetor Solar Nivea Protect & Dry Touch SPF 50 (dia, primavera/verão): No verão, este é o meu protetor solar de corpo preferido. Barato, com toque seco (juro, a pele fica apenas com uma aparência luminosa e saudável, zero oleosa!), e com compromisso de proteção dos oceanos e da pele. 

Rotina de dia: Protetor solar (Nívea) 
Rotina de noite: Gel (Bio Oil) + Óleo (Bio Oil)

E esta é a minha rotina de skincare! Deixem nos comentários quais são os vossos produtos de skincare preferidos e qual o vosso tipo de pele. Vamos tentar ajudar-nos e tornar este post mais útil e diversificado!

1 comentário:

  1. a pessoa sai desta publicação direitinha para o site da primor! Acho que vou levar algumas dicas e começar uma skin care routine, passo a passo. Assim inspirado no JCF, a skincare funciona e faz falta (na minha carinha laroca). Obrigada pelos conselhos e pelas informações em letrinhas pequeninas <3

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)