LIVROS | A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te


Livros sobre o luto são sempre muito injustos de avaliar. Testemunham um processo tão pessoal e tão único que não existem capítulos errados nem partilhas desnecessárias. Mas A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te tem uma abordagem muito original sobre o luto do início ao fim; a começar pelo título — que prima pela autenticidade — e a terminar pela analogia constante que a autora, Rosa Montero, faz da sua condição de viúva com a história de Marie e Pierre Curie. 

Eu sinto o vosso franzir de olhos e percebo-o na perfeição: é uma comparação tão inesperada que corria o risco de se tornar num livro sobre dor delirante, mas peço-vos que não desistam, de todo, deste livro: muito pelo contrário, leiam-no com carinho. 

Nunca tinha lido um livro sobre luto que encaixasse tão bem nas minhas convicções, e o paralelismo entre a dor que a autora sentiu pela perda do parceiro e a que Marie Curie deixou registado no seu diário é feito de forma orgânica e sublime. Nesta história, faz todo o sentido, além de que Rosa Montero vai atrás de alguns pormenores e detalhes sobre a vida do casal de físicos que são absolutamente deliciosos. 

Pelo meio do seu testemunho, a autora ainda aborda o feminismo, a inspiração, a perseverança. É um livro tão feminino…! Sinto que o descrevo como se fosse uma salada de ideias da autora, mas ela, ao contrário de mim, encadeia as suas ideias com brilhantismo e um toque de aconchego que certamente, para quem está a passar pelo mesmo que ela, será reconfortante para os leitores.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários

  1. Olá!
    Eu acho que só li um ou dois livros sobre luto e realmente são difíceis de avaliar por diversas razões e uma delas é a perspectiva que cada um tem a respeito do ocorrido.
    Eu anotei aqui para ler em breve.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.