terça-feira, 14 de dezembro de 2021

LIVROS | A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te


Livros sobre o luto são sempre muito injustos de avaliar. Testemunham um processo tão pessoal e tão único que não existem capítulos errados nem partilhas desnecessárias. Mas A Ridícula Ideia de Não Voltar a Ver-te tem uma abordagem muito original sobre o luto do início ao fim; a começar pelo título — que prima pela autenticidade — e a terminar pela analogia constante que a autora, Rosa Montero, faz da sua condição de viúva com a história de Marie e Pierre Curie. 

Eu sinto o vosso franzir de olhos e percebo-o na perfeição: é uma comparação tão inesperada que corria o risco de se tornar num livro sobre dor delirante, mas peço-vos que não desistam, de todo, deste livro: muito pelo contrário, leiam-no com carinho. 

Nunca tinha lido um livro sobre luto que encaixasse tão bem nas minhas convicções, e o paralelismo entre a dor que a autora sentiu pela perda do parceiro e a que Marie Curie deixou registado no seu diário é feito de forma orgânica e sublime. Nesta história, faz todo o sentido, além de que Rosa Montero vai atrás de alguns pormenores e detalhes sobre a vida do casal de físicos que são absolutamente deliciosos. 

Pelo meio do seu testemunho, a autora ainda aborda o feminismo, a inspiração, a perseverança. É um livro tão feminino…! Sinto que o descrevo como se fosse uma salada de ideias da autora, mas ela, ao contrário de mim, encadeia as suas ideias com brilhantismo e um toque de aconchego que certamente, para quem está a passar pelo mesmo que ela, será reconfortante para os leitores.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

2 comentários:

  1. Olá!
    Eu acho que só li um ou dois livros sobre luto e realmente são difíceis de avaliar por diversas razões e uma delas é a perspectiva que cada um tem a respeito do ocorrido.
    Eu anotei aqui para ler em breve.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)