SÉRIES | Glória


Estreou, este mês, a primeira série portuguesa da Netflix, e embora esta seja uma frase já tão repetida que perdeu o seu impacto, algo de muito importante para a cultura pop aconteceu com esta produção. 

Guerra Fria, ditadura, espionagem e Ultramar serão algumas das palavras-chave que compõem a história de Glória, batizada em honra ao cenário principal de toda a narrativa, Glória do Ribatejo, onde, no final da década de 60, estava instalada a RARET — RAdio RETransmissão — através dos americanos e que transmitia a rádio Free Europe, uma rádio com ideais anti-comunistas. É para lá que João Vidal é convidado para trabalhar, sem que ninguém desconfie que, na verdade, ele é um espião da KBG. 

Com um tom soturno e sofisticado, os 10 episódios da 1ª temporada agarram-nos pelo mistério, pelas reviravoltas que nos deixam mais tensos no sofá e — porque é inegável — pelo orgulho de vermos uma produção nacional muito bem executada, desde a visão macro dos diálogos e talento do elenco, aos pormenores mais técnicos como a fotografia, sonoplastia e a própria edição. 

Tenho as minhas reservas de que será um fenómeno internacional porque acho que falta um pouco de contexto para introduzir organicamente os espectadores à história — a maioria do público internacional não conhecerá Portugal e muito menos o seu contexto político na época e o envolvimento velado na Guerra Fria — mas também não creio que esse fosse o objetivo desta produção. A verdade é que louvores não podem faltar, já que é uma série com alma e carisma (dois pormenores que costumo sentir falta em outras produções nacionais) e que traça um retrato muito interessante da pobreza social, económica e política que Portugal sofreu nas mãos da ditadura. Com muitos dedos em muitas feridas, Glória deixa um final interessante e pede-nos para que gostemos dela para continuar a contar esta história.

2 comentários

  1. «carisma» seria precisamente a palavra que escolheria para descrever Glória e - pessoalmente - atribuo muito dessa designação ao trabalho do ator Miguel Nunes! Foi o protagonista perfeito, tendo em conta que uma premissa deste género precisaria de uma figura central que fosse, nada mais nada menos, que profundamente carismática. Glória foi uma surpresa bastante agradável!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.