LIVROS | Coraline


Parece impensável que alguém que adore tanto o Halloween e que goste de Neil Gaiman, como eu, nunca tenha lido Coraline. Pior: não conhecia, de todo, a história. O filme passou-me ao lado e o livro só chegou até mim este ano. Agora que já desabafei a parte mais imperdoável deste artigo, vou falar-vos sobre esta aventura que gostei tanto de ler. 

Existe alguém (além de mim, é claro) que não conheça a Coraline? Se sim, é uma criança criativa e que sofre da desatenção dos pais. É na sua ânsia por descobrir novos estímulos para se entreter e distrair que descobre, na sua própria casa, uma porta que dá acesso para um mundo peculiar: o seu mundo, exatamente igual, mas espelhado, com pais aparentemente muito atenciosos e algumas características... um pouco arrepiantes. Todos desejam que Coraline fique nesse mundo, mas algo a detém e o regresso a casa é mais assustador do que o esperado. 

Coraline nasceu da vontade de Neil Gaiman em criar uma história para a sua filha mais velha. No entanto, ela cresceu e o autor fez um enorme esforço para terminar o livro enquanto a filha mais nova ainda poderia desfrutar deste imaginário, com uma mensagem muito especial: coragem não é o oposto de medo, e muitas das decisões corajosas que fazemos têm muito medo à mistura. 

Mesmo com a pressa em terminar o livro a tempo da infância da segunda filha, este é um livro delicioso para adultos (afinal de contas, esta moral não fica datada à medida que amadurecemos). As descrições rápidas, a narrativa fluida e o plot ritmado fazem de Coraline um livro perfeito para crianças que gostam de aventuras com um toque spooky (mas à prova de pesadelos!), e um livro fantástico para adultos, que o devoram numa tarde bem entretida. 

Resta-me ver a adaptação para filme, tão bem aclamada, embora a edição que tenha em mãos seja ilustrada e tenha ajudado a entrar um pouco no imaginário do autor.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

4 comentários

  1. Nunca li o livro mas vi o filme. É brutal! O director - Henru Selick - trabalha habitualmente com Tim Burton.
    Beijo
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  2. Uuuhhh conheço a adaptação, já a vi imensas vezes e considero-a uma das minhas animações favoritas (apesar de todo aquele cenário de arrepiar)!
    Quero ler o livro há algum tempo, apesar de não ser urgente. Acredito que vá passar bons momentos a explorar as ideias originais por detrás de Coraline 🌟

    Lyne, Imperium BlogCongresso Botânico - Podcast

    ResponderEliminar
  3. Vi o filme quando saiu mas não li o livro. Na altura achei a história bastante assustadora! Ideal para o Halloween 😉

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.