SÉRIES | The Good Doctor


Não é nenhuma novidade, mas esperei até que chegasse a um canal de streaming para conseguir acompanhar a história deste o início. Inspirada numa série homónima coreana, The Good Doctor apresenta-nos Shaun Murphy, um jovem cirurgião promissor que tenta conquistar o seu lugar (e respeito) por ter uma Perturbação do Espectro do Autismo, nomeadamente, Síndrome de Savant (uma das várias facetas possíveis do autismo onde a pessoa tem uma grande capacidade intelectual para memorizar e orientar-se espacialmente). 

Esta é uma premissa original e que tenta quebrar as tantas barreiras e preconceitos associados ao autismo. Embora, com o decorrer dos episódios, a história seja capaz de evoluir naturalmente e de ramificar para outros desafios e assuntos, o tema sobre o autismo é recorrente (umas vezes como assunto central, outras vezes de forma mais indireta) e mesmo que seja possível que muitas situações da série sejam irrealistas ou generalizadas, esta é uma história que inspira, informa e tenta dar um passo rumo à inclusividade enquanto desempenha a sua função primordial: entreter. 

Embora ainda não tenha terminado a série, os episódios são muitos apetecíveis de acompanhar e cada um passa num sopro. Gosto da construção das personagens e de acompanhar a sua evolução (não é o tipo de série onde só o protagonista tem uma curva de aprendizagem/evolução). Não tenho grandes certezas em relação à fidelidade da prática médica na série — no único episódio em que consegui percecionar isso (referente à nutrição clínica e aos transtornos do comportamento alimentar) eu revirei muito os olhos e quase quis saltar para o ecrã, confesso — mas tenho um espacinho no meu coração para dramas-médicos e este ocupa um desses lugares.

3 comentários

  1. Está na enorme lista de séries que quero ver :)

    ResponderEliminar
  2. Já vi o trailer e quero imenso ver a serie. Mas ainda não sei quando irei conseguir com uma lista to see interminável.
    https://mudodeumaprincesa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Eu amo tanto essa série
    Esse ator é perfeito

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.