Nos últimos anos, tenho explorado mais os meus interesses complementares. Aqueles que sempre manifestei de uma forma velada, sem nenhuma razão em particular. Um deles é o design de interiores e a decoração, duas áreas pelas quais tenho imenso interesse, curiosidade e zero projeções profissionais. As nossas paixões todas não têm de ter um propósito profissional/comercial para existirem ou serem exploradas, e embora a minha geração viva muito sob este pilar, eu admito que já o abandonei há algum tempo.
Como ponto de partida, explorei o The Interior Design Handbook, de Frida Ramstedt. Por estar familiarizada com o trabalho da designer e por gostar da premissa simplificada do livro, senti que seria o manual perfeito para aprender novos conceitos e consolidar aqueles que, intuitivamente, já havia adquirido. E acertei.
The Interior Design Handbook tem como base a decoração de interiores escandinava — a minha preferida! —, mas os capítulos abordam os conceitos mais genéricos e basilares da decoração de interiores, com espaço para vários temas: contextos históricos, princípios e regras-base do design, correntes decorativas e orientações de cor, arte e decoração.
Se o vosso objetivo for adquirir um livro de design de interiores para fazer de coffee table book cheio de fotografias inspiradoras, vão ao engano. Este é um livro técnico e onde as imagens são gravuras com o propósito de ilustrar os conceitos e princípios que a designer vai partilhando, tal como um manual. O fator extraordinário deste livro é que aproxima o design de interiores a qualquer pessoa que tenha interesse em tornar a sua casa mais bonita, personalizada e acolhedora. O livro afirma como missão fazer-nos pensar como um designer de interiores e acho que o cumpre com distinção.
Tenho consultado com regularidade desde que o recebi, e vou aplicando os seus princípios e estratégias nos meus espaços. É, sem dúvida, rico em informações úteis e adaptáveis a várias casas, estilos e preferências. Recomendo!
WOOK
Bertrand
Este artigo contém links de afiliado.
já tive com esse livro na mão.
ResponderEliminarGosto de decoração mas nem toda a gente gosta do meu estilo de decoração. Gosto de misturar cores e padrões
É bom para quem procura informação actualizada.
ResponderEliminarBeijinhos
Coisas de Feltro
Acho que me faria imenso jeito, pois trabalho da área. Obrigada pela dica!
ResponderEliminarJá sabes que partilhamos o gosto pelo tema, portanto obviamente acabei de adicionar mais um livro à wishlist! 😊
ResponderEliminarA Sofia World