domingo, 29 de agosto de 2021

SÉRIES | The Good Doctor


Não é nenhuma novidade, mas esperei até que chegasse a um canal de streaming para conseguir acompanhar a história deste o início. Inspirada numa série homónima coreana, The Good Doctor apresenta-nos Shaun Murphy, um jovem cirurgião promissor que tenta conquistar o seu lugar (e respeito) por ter uma Perturbação do Espectro do Autismo, nomeadamente, Síndrome de Savant (uma das várias facetas possíveis do autismo onde a pessoa tem uma grande capacidade intelectual para memorizar e orientar-se espacialmente). 

Esta é uma premissa original e que tenta quebrar as tantas barreiras e preconceitos associados ao autismo. Embora, com o decorrer dos episódios, a história seja capaz de evoluir naturalmente e de ramificar para outros desafios e assuntos, o tema sobre o autismo é recorrente (umas vezes como assunto central, outras vezes de forma mais indireta) e mesmo que seja possível que muitas situações da série sejam irrealistas ou generalizadas, esta é uma história que inspira, informa e tenta dar um passo rumo à inclusividade enquanto desempenha a sua função primordial: entreter. 

Embora ainda não tenha terminado a série, os episódios são muitos apetecíveis de acompanhar e cada um passa num sopro. Gosto da construção das personagens e de acompanhar a sua evolução (não é o tipo de série onde só o protagonista tem uma curva de aprendizagem/evolução). Não tenho grandes certezas em relação à fidelidade da prática médica na série — no único episódio em que consegui percecionar isso (referente à nutrição clínica e aos transtornos do comportamento alimentar) eu revirei muito os olhos e quase quis saltar para o ecrã, confesso — mas tenho um espacinho no meu coração para dramas-médicos e este ocupa um desses lugares.

3 comentários:

  1. Está na enorme lista de séries que quero ver :)

    ResponderEliminar
  2. Já vi o trailer e quero imenso ver a serie. Mas ainda não sei quando irei conseguir com uma lista to see interminável.
    https://mudodeumaprincesa.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Eu amo tanto essa série
    Esse ator é perfeito

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)