LIVROS | Uma Pequena História do Mundo


Existem livros que vêm parar às minhas mãos juntamente com a pergunta ‘porque é que não li isto antes?!’. Uma Pequena História do Mundo é um deles, que certamente teria feito toda a diferença durante a minha época de escolaridade. Sempre fui uma amante fervorosa de História e uma das decisões que mais custou a minha adolescência foi sacrificá-la para a ciência, no 9º ano — um tema que continuo a achar absurdo, mas não é sobre isso que quero falar, hoje.
 
Uma Pequena História do Mundo é exatamente aquilo que o título antecipa: um resumo leve, acessível e muito apelativo sobre a História do mundo, desde religião aos costumes e conquistas. Nasceu de uma premissa muito interessante: Ernst Gombrich quis escrever um livro que contasse a História de várias nações e religiões de uma forma que fosse apelativa para o público juvenil e até adulto. Sem aspeto de manual de História, sem datas desnecessárias que só servem para os exames, sem a cobrança para decorar nomes. Capítulos concisos com alguns pormenores que encantassem o leitor mas, essencialmente, seria um resumo do principal que aconteceu à nossa civilização — e que nos torna quem somos hoje.
 
A publicação do livro foi um verdadeiro sucesso mas, durante a Segunda Guerra Mundial, o partido Nazi suspendeu a publicação do livro, deixando a obra um pouco esquecida. Outras reviravoltas aconteceram a este livro mas, de forma resumida, Leonie Gombrich não quis deixar este projeto do avô esquecido e voltou a emergi-lo com uma nova edição e traduções. Graças à resiliência da neta, eu pude ler este livro e adorar cada segundo da leitura.
 
Este é um livro para os amantes de História, pelo fascínio que é ver a capacidade de alguém conseguir explicar momentos muito complexos da Humanidade de uma forma descomplicada e carismática. Mas este também é um livro para quem não tem a melhor relação com a História. Talvez este seja o ponto de partida para fazerem as pazes — afinal de contas, não gostar de História é não gostar de nada (porque não há nada sem História).
 
Foi um dos meus livros preferidos de 2021 e tenho vontade de o oferecer a todas as pessoas. Lê-se num sopro, mas fica connosco até muito depois. Recomendo muito!

WOOK

Betrand

Este artigo contém links de afiliado.

2 comentários

  1. Não conhecia! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Eu amo história com todo o coração - tanto que, quando penso, o meu coração ainda treme por não ser a minha área - e acho que ia adorar ler! Dá-me a sensação que será como o vídeo do history of the entire world i guess versão paginada xD

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.