segunda-feira, 26 de julho de 2021

LIVROS | Uma Pequena História do Mundo


Existem livros que vêm parar às minhas mãos juntamente com a pergunta ‘porque é que não li isto antes?!’. Uma Pequena História do Mundo é um deles, que certamente teria feito toda a diferença durante a minha época de escolaridade. Sempre fui uma amante fervorosa de História e uma das decisões que mais custou a minha adolescência foi sacrificá-la para a ciência, no 9º ano — um tema que continuo a achar absurdo, mas não é sobre isso que quero falar, hoje.
 
Uma Pequena História do Mundo é exatamente aquilo que o título antecipa: um resumo leve, acessível e muito apelativo sobre a História do mundo, desde religião aos costumes e conquistas. Nasceu de uma premissa muito interessante: Ernst Gombrich quis escrever um livro que contasse a História de várias nações e religiões de uma forma que fosse apelativa para o público juvenil e até adulto. Sem aspeto de manual de História, sem datas desnecessárias que só servem para os exames, sem a cobrança para decorar nomes. Capítulos concisos com alguns pormenores que encantassem o leitor mas, essencialmente, seria um resumo do principal que aconteceu à nossa civilização — e que nos torna quem somos hoje.
 
A publicação do livro foi um verdadeiro sucesso mas, durante a Segunda Guerra Mundial, o partido Nazi suspendeu a publicação do livro, deixando a obra um pouco esquecida. Outras reviravoltas aconteceram a este livro mas, de forma resumida, Leonie Gombrich não quis deixar este projeto do avô esquecido e voltou a emergi-lo com uma nova edição e traduções. Graças à resiliência da neta, eu pude ler este livro e adorar cada segundo da leitura.
 
Este é um livro para os amantes de História, pelo fascínio que é ver a capacidade de alguém conseguir explicar momentos muito complexos da Humanidade de uma forma descomplicada e carismática. Mas este também é um livro para quem não tem a melhor relação com a História. Talvez este seja o ponto de partida para fazerem as pazes — afinal de contas, não gostar de História é não gostar de nada (porque não há nada sem História).
 
Foi um dos meus livros preferidos de 2021 e tenho vontade de o oferecer a todas as pessoas. Lê-se num sopro, mas fica connosco até muito depois. Recomendo muito!

WOOK

Betrand

Este artigo contém links de afiliado.

2 comentários:

  1. Não conhecia! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Eu amo história com todo o coração - tanto que, quando penso, o meu coração ainda treme por não ser a minha área - e acho que ia adorar ler! Dá-me a sensação que será como o vídeo do history of the entire world i guess versão paginada xD

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)