WEB || Cool Websites


Ainda acredito que, como em qualquer lugar físico, existem espaços digitais absolutamente incríveis e que quero recomendar a qualquer amigo. Aquele bom achado, aquela sugestão que não partilhamos com qualquer um. Vou ser sincera: eu torço para que este artigo seja tão útil para vocês que acaba com uma estrelinha de marcadores. Deixo-vos 7 sugestões de projetos digitais que adoro usar!

Não sei se sentem o mesmo que eu, mas tenho muitas saudades de trabalhar num café, de ficar sentada numa mesa à janela e deixar os barulhos de fundo — a vida a acontecer — a servir de som de fundo. É a pensar nisso que este site existe: uma página que tenta recriar todos os sons de um ambiente de café (acreditem: todos!) e ainda podem regular o volume, quais os sons que querem que estejam a tocar ou não, e vem com uma playlist de música. É simples, mas reconfortante! Na mesma linha, também existe o I Miss My Bar.

Este podcast é a prova de como há sempre espaço para um twist dentro do que já é convencional, e desde que o descobri que é um dos canais que mais visito. É um podcast exclusivo para dreamscapes — edições de música que, normalmente, incluem barulhos de fundo típicos do quotidiano ou da natureza — e cada episódio é dedicado a um cenário diferente, sendo que as músicas principais são sempre antigas, o que dá um toque vintage. O podcast é unicamente de música e tem vários episódios. Já perdi a conta do número de vezes que me fizeram companhia!

Não é habitual eu não saber o que vou ler a seguir — muito pelo contrário, a minha TBR só sabe crescer! — mas às vezes dou por mim a terminar um livro incrível e a pensar ‘gostava de ler outro neste registo!’ e este site serve precisamente para isso! Com base no livro que leram, ele sugere vários outros que estão dentro do mesmo género, autores, histórias... É uma boa sugestão, certo?

Tenho leitores apaixonados desse lado? É que o Spotify criou uma plataforma onde podem criar uma playlist personalizada para vocês e para o vosso par (ou crush!). Basta responderem a umas questões muito rápidas e o Spotify irá gerar automaticamente uma playlist cheia de músicas pensadas para vocês. E podem até personalizar a capa — a minha e do Diogo é, simplesmente, demais! Se há fãs de música por aí, isto é imperdível. Também já existe uma dinâmica semelhante mas com uma playlist personalizada para o vosso animal de estimação. Se quiserem ouvir, esta é a playlist da Laika e esta é a da Belka!

Não vos sei dizer quantas vezes este site já me salvou, estou a partilhar um tesouro convosco! Este site é uma reprodução do Photoshop, mas gratuito! Tem todas as funcionalidades clássicas do Photoshop e é ótimo para alguns trabalhos de design e edição de fotografia mais elaborados.
 
Talvez esta seja a sugestão mais conhecida da lista, mas sinto que perdeu desmerecidamente terreno para o rádio do Spotify. O Music-Map permite-vos pesquisarem o nome de um artista que gostam e o site mostra-vos uma série de sugestões de outros artistas com base no artista que pesquisaram. A parte interessante deste site é que cada sugestão está mais próxima ou distante do artista que pesquisaram conforme a frequência com que os ouvintes ouvem os dois artistas. Isso dá uma expectativa visual mais interessante e eficaz do que o rádio do Spotify — que, admito já, acho que deixa muito a desejar. Se amam música, este site é incrível para descobrir novos artistas.
 
Há algum tempo que tenho desenvolvido o hábito de apontar títulos de filmes que quero ver no Notion, mas antes disso, lembrar de algo para assistir era uma pastilha. Às vezes, só queremos uma sugestão boa, sabem? Mas o ‘boa’ é tão variável e os catálogos são tão extensos que acabamos perdidos. Este site é bom precisamente para procurar recomendações. Está dividido em três categorias principais — the very best, random e all movies — mas também podem procurar recomendações com base no vosso estado de espírito. Tem uma navegação simples e despretensiosa: serve para ir mostrando títulos de filmes e séries com pequenas sinopses, sem floreados. Quando a indecisão começa a dominar o comando, vou rapidamente lá, até porque o site tem uma ótima navegação mobile e atualiza com grande regularidade os títulos.

Já conheciam algum? Recomendem nos comentários os vossos cool websites! Vou pesquisar todos.

1 comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.