LIVROS || Atonement


Atonement chegou-me às mãos através da minha bookpal e de imediato entreguei-me à história sem conhecer, de todo, a premissa nem ter visto o filme — que só assisti depois da leitura e falei sobre ele neste artigo.
 
Este é um romance/drama com uma premissa bastante sensível, que decorre imediatamente antes e durante a Segunda Guerra Mundial e que nos apresenta Briony, uma criança de imaginação muito fértil e que encontra na escrita a sua paixão. Toda a narrativa adensa-se quando Briony interpreta erradamente algo que acontece com a sua irmã Cecília e com a sua prima Lola — e que, para manter o efeito surpresa, não vos posso revelar — e que determina o curso de vida de uma série de personagens.
 
Confesso que tenho muita pena de não ter lido este livro pela primeira vez ligeiramente mais nova — na casa dos 16-19 anos. Sinto que este é um livro que, dependendo da idade em que o leem, vai despertar-vos emoções muito diferentes. E acredito também que é uma história que, à medida que vão relendo com algum amadurecimento, os vossos sentimentos em relação às personagens vão mudar também.
 
Esta é uma história sobre inocência, sentido de justiça, mas também de culpa e perdão. É uma história que quase roça o cruel, mas a Humanidade das personagens resgata para a transformar numa história real sobre os erros irreversíveis. Acho que, à medida que lemos este livro mais velhos, sentimos mais empatia (mas também tristeza) pelas personagens.
 
A história está excecionalmente bem escrita, e embora o capítulo da guerra seja, na minha opinião, ligeiramente extenso, toda a dinâmica tem muita fluidez na leitura e não temos vontade de o pousar. Dei por mim a ler o livro acompanhada pela banda sonora do filme e foi um momento totalmente imersivo que eu recomendo. Um dos livros que mais gostei de ler este ano. Thank you, Ada!

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.