sábado, 3 de abril de 2021

WEB || Tour pelo meu Notion


Sinto que o mundo se divide entre pessoas que ainda não conhecem o Notion e pessoas que já não vivem sem ele. Uma plataforma que vos permite esquematizar e partilhar informação à vossa medida, uma vez que tudo é personalizável. Não o utilizo profissionalmente, nem como agenda — mas sei que é recorrentemente utilizado para este efeito — mas faço bom uso dele no que diz respeito ao blog e ao armazenamento de todas as informações com que me vou cruzando num só lugar. Achei giro partilhar convosco uma tour pela forma como organizo o meu Notion. Alinham?
 

HOME
Esta é a visão central e que divide o meu Notion por quatro segmentos principais — o blog, alemão, pessoal e temas livres.

BOBBY PINS
Dados
Todos os meses, faço um preenchimento dos dados que considero mais relevantes de registar (e comparar com o mês anterior) do Bobby Pins. Não sou muito obcecada por esta página mas gosto de ter um registo global da performance do blog para avaliar o que é que está a resultar e o que tenho de repensar. Não irei mostrar a página por uma questão de confidencialidade.
 
Favoritos
É aqui que a magia da vossa rubrica preferida acontece. Está categorizado da mesma forma com que vos apresento os Favoritos e listo-os como task list, que fecho quando já escrevi sobre o assunto. Tenho um outro separador só com listas de tudo o que já está fotografado ou falta fotografar. Tendo em conta que os Favoritos é o segmento mais trabalhoso do meu blog (cerca de 8 horas para produzir) este separador é essencial para manter tudo organizado. Não irei mostrar a página por uma questão de confidencialidade.

Ideias
Está categorizado da mesma forma que todos os separadores do Bobby Pins e é nele que vou preenchendo as minhas ideias. Cada vez que agendo um tema no Google Calendar, elimino desta lista, portanto, sei que todas as ideias que estiverem neste separador ainda não foram coordenadas com data de publicação. Não irei mostrar a página por uma questão de confidencialidade.
 
Parcerias & Outros
Neste separador, coloco todas as informações importantes sobre parcerias do Bobby Pins, desde briefing, contactos, datas de revisão, data de publicação, links, códigos, etc. Assim não tenho de pular entre e-mails. Tenho também um outro segmento chamado ‘Podcasts e Entrevistas’ que surgiu pelos meus últimos convites para podcasts, onde fiz um benchmark sobre o conteúdo do podcast, do tema a ser abordado, eventuais perguntas para o host ou tópicos para me guiar. Também tenho um para as entrevistas ou convites para outros blogs onde guardo as perguntas para ir respondendo. Não irei mostrar a página por uma questão de confidencialidade.
 
DEUTSCH
Goals 
Listei alguns objetivos que gostava de conquistar durante a minha aprendizagem de alemão. Ainda está em construção.
 
Estratégias
Aqui, guardo estratégias que fui encontrando e que acho que podem funcionar na minha aprendizagem, para testar mais tarde. Também ainda está em construção.

PERSONAL
Rotina
É, provavelmente, a página que menos visito porque criei quando quis otimizar a minha rotina. Tem uma lista do que quero fazer na rotina de manhã e de noite sob a forma de checklist mas a verdade é que não a utilizo no dia-a-dia por já estar automatizada.
 
Presentes
Tenho uma lista de todas as pessoas a quem gosto de e quero oferecer presentes. Clicando no nome, surgem todas as sugestões e ideias com que me vou cruzando. Isto facilita imenso quando uma data especial se aproxima e quero enviar o miminho ideal. Normalmente, adiciono logo com um link para a loja e, se for um artigo de uma marca específica, também vou anexando códigos de desconto que vou encontrando. Tenho a app do Notion e costumo usar mais o telemóvel para atualizar esta página.

Bucketlist
Lembro-me que há 5-10 anos as bucketlists eram o must no mundo digital e entretanto o hábito caiu em desuso, mas eu continuo a ter uma. Não é muito diferente da que partilhei nesta publicação mas acaba por incluir outras metas mais pessoais. Tendo em conta as minhas previsões relativas à pandemia, terei de mudar o título, muito provavelmente.

Wishlist
Uma tonteria, mas tenho uma lista de artigos de desejo do momento. Funciona um pouco como a dos presentes mas... para mim! Ups!

Pen Pal
Reservei esta página para a minha penpal, onde guardo ideias de cartas para escrever, sugestões de coisas que lhe posso enviar e que caibam num envelope, perguntas... Como cada carta leva o seu tempo, tenho sempre medo de me esquecer dos temas que conversámos, do que lhe escrevi ou queria perguntar, e assim fica tudo registado. A gravura ao lado serve para me guiar porque nunca consigo decorar o esquema de dobragem!

Books
Para já, esta página tem uma lista de todos os livros físicos que quero comprar, seja porque já os li em e-book e quero a edição física, seja porque acho que a versão física acrescentará mais à leitura.
 
EXPLORE
 
Quotes
Se tivesse de desenhar o meu cérebro de uma forma esquematizada, seria isto. Aqui, guardo literalmente tudo: citações com que me deparo, pensamentos, conceitos, opiniões ou reflexões sobre livros e filmes que li... Não há limites, mas a organização do Notion é tão clean que sinto que posso encontrar o que preciso ou revisitar um pensamento muito facilmente. Posso pesquisar por palavra-chave e encontrar rapidamente o assunto que quero. E sim, está ali a Barbie Quebra-Nozes (só porque já vos conheço: fala sobre como o filme foi revolucionário no conceito de heroína enquanto figura feminina e delicada. E é bem interessante!)

Links
Uma página de repositório de links que quero explorar mais tarde. Está dividido por categorias e é aqui que armazeno aqueles links e páginas com que me vou cruzando pela net e que quero explorar com atenção no futuro. Se, depois de os explorar, considerar relevantes, sublinho a negrito (para os diferenciar dos que ainda não explorei). Se não me acrescentar, elimino.

Gostaram de conhecer o meu Notion? Se quiserem ver uma tour diferente e observar como a plataforma se adapta a cada utilizador, podem ler o artigo da Leonor — estudante universitária —, e ver como ela organiza o dela!

10 comentários:

  1. Desconhecia totalmente :o
    Obrigada pela partilha. Beijinho e Boa Páscoa.

    ResponderEliminar
  2. Conheço o Notion há cerca de um ano e utilizo-o para me organizar ao nível académico. Como o aspeto do meu Notion é mais minimalista, achei agradável o teu ser tão colorido! ☺️
    Um beijinho grande, Inês. 😘

    ResponderEliminar
  3. Acho maravilhoso o quanto o Notion é diferente para cada um e acho que vou adaptar algumas ideias tuas! Na verdade, o notion é um espaço dinâmico e o meu já deteve algumas alterações face áquilo que mostrei na minha publicação! Adquiri também uma página de resources e à minha wishlist adicionei a wishlist dos presentes que quero oferecer a outrém :p

    ResponderEliminar
  4. Já ouvi falar imenso do Notion e nos últimos tempos tem-me despertado imenso interesse. Mas sinto que vou precisar de uma tarde inteira (ou mais) para criar e organizar tudo o que quero do zero!

    ResponderEliminar
  5. Também tenho usado cada vez mais o Notion, tanto para organizar as tarefas que tenho pendentes como para organizar as minhas leituras :)

    ResponderEliminar
  6. este era o post que eu precisava e nem sabia!!

    ResponderEliminar
  7. Adoro ver estes Notion tour! O meu setup de página inicial é muito parecido, embora com coisas diferentes. Tinha uma página de links, meio "ao calhas", mas vou roubar a tua forma de organizar nesse campo.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  8. Eu sou daqueles que ainda está a tentar organizar-se digitalmente (ou em papel). Em 2021 comprei uma agenda e, desde aí, tenho estado a organizar-me por aí.
    Ferramentas digitais, como o Notion, ainda não me habituei a 100%, mas na maior parte das vezes acaba por ficar de lado.
    Tento ir utilizando lembretes/notas e calendário no iPhone. Fixei-me mais na agenda física para organizar tarefas.
    Ainda tenho de me organizar. ahaha

    Boa organização aquela que tens no Notion.

    ResponderEliminar
  9. Espreitei o Notion da Leonor e adorei ambas as publicações. Como lá deixei anotado, já o conheço há algum tempo, através de uma youtuber que costumava acompanhar. Na altura, não me chamou tanta a atenção, contudo, as vossas opiniões deram-me que pensar... Sobretudo por querer mudar-me do Evernote para um bloco de notas que me permita organizar tudo por secções, tal como o Notion oferece! Não vou perder mais tempo: o investimento vai acontecer o quanto antes. Acredito que me vá adaptar bastante bem! ♥

    Besitos,
    Lyne, Imperium Blog
    Congresso Botânico - Podcast

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)